Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 oscilando muito a temperatura


Posts recomendados

     Olá, possuo um Ryzen 5 3600 e percebi que ele oscila muito a temperatura, não sei informar desde quando porque depois de um tempo após a compra que comecei a checar temperaturas (MSI AFTERBURNER). Antes de mais nada, vou repassar minha configuração:
Processador: Ryzen 5 3600
Watercooler: DeepCool Castle 360EX
GPU: RTX 2060 super galax
Fonte: VS600 Corsair
placa-mãe: B450m Steel Legend
Memórias: 2x 8gb XPG spectrix 3000mhz

     Checando a temperatura, vejo que ele oscila de 39 pra 58/60 graus muito rápido e da uma forçada nos fans do watercooler (pois ajustei pra acelerar quando batesse 60). A velocidade da bomba ta no automático e dos 3 fans do radiador ta assim: 
c9f7479b-9153-4a14-9c5e-1295c681fe6a.thumb.jpg.e3315246e0fc19e8d1bec26eb7e9c40d.jpg 

45 graus - 55%      57 graus - 70%    60 graus - 80%  e assim por diante (customizei levando em consideração a oscilação alta desse processador)

     Hoje me assustei, pois, após abrir um jogo leve (Grand Chase), durante a partida ele bateu 70 graus (?????????), não faz o menor sentido um processador bater 70 graus num jogo leve daquele e ainda com um water cooler de 360mm. Estou usando a pasta padrão do watercooler que veio pré aplicada a uns 23 dias e sinto que pode ser por isso a temperatura elevada, mas a oscilação do processador acho muito estranho. Quero deixar registrado também que uso alguns programas no dia a dia:
image.png.244a7518303688037f97f7fb7323795b.png Excluindo a Steam, todos esses outros uso no dia a dia porque pra mim são necessários. Após a Steam, o primeiro é o wallpaper engine, pra mudança de papel de parede, depois vem o controlador de RGB da placa-mãe, depois um pra deixar a barra de tarefas transparente, depois o software do mouse, depois o controlador de fans e RGB da GPU (Esse não fico sem porque acho que a gpu esquenta muito sem ele e nele mudei os graficos dos fans), depois vem o rivatuner do msi afterburner, depois definições nvidia e por fim, msi afterburner. Além disso quando ligo o headset tem o software dele também.

image.png.246b7e04a198f3bb4b76f7bbf962e4e5.png 42 graus em 1% de uso, o sistema padrão com nada aberto além dos meus programas acima citados (sempre variando de 42 pra 50)
image.png.92ea913a80e199f4d45b35b9c2a7b2f1.png 63 graus em 4% do nada, ele acelera os fans e sobe entre 4% e 6% de uso do nada e sobe a temperatura pra 60+ (lembrando que ele ta igual a situação acima, nada aberto além dos meus programas padrões). Após isso retorna pra 42 e fica oscilando.


     Queria entender se é normal desse processador variar tanto a temperatura e esquentar taaanto, mesmo com um watercooler de 360mm. (fiz o teste com o cooler padrão da amd e ele fica batendo 80 graus e até 90 em jogos).

Edit 1: image.png.8c7d7bac9417f1ef686ae58f6f061550.png Abri o google, pegou 12% de uso e pulou pra 70 graus, depois desce pra 47/ 50 e fica oscilando novamente

Fotos do uso dos núcleos (ele possui 6 núcleos e 12 threads): image.png.e0a45429c956d6adf7abbacdd7891839.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Brandão Geralmente isso se dá ou por que você não definiu a velocidade da bomba do WC para um valor fixo ou por que sua aplicação de pasta térmica foi inadequada. A bomba tem que ficar a 80% ou 100%, controlando por PWM entre os dois se tiver esse recurso com uma curva acentuada. Se não tiver PWM (quatro pinos) na bomba e na placa-mãe, então deixe só a 80% mesmo, 100% se achar que a temperatura não ficou boa. Além disso precisa instalar o WC corretamente como nas ilustrações abaixo e uma vez aplicada a pasta térmica você não deve nunca remover o bloco do processador sem limpar a pasta e aplicar novamente. O volume de pasta é equivalente a uma ervilha colocada diretamente no centro do processador. 

 

image.png.399e96cc7f7b185ce9f89d9d95e31efd.png

 

Qual pasta térmica está usando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods estou usando a pasta que veio aplicada nele

 

Na foto abaixo mostra como to usando a bomba:

 

1- primeira opção ta wpump (mas tem cpu_fan2 e wpump)

2- segunda ta auto (mas tem auto, dc mode e pwm mode)

3- terceira ta standard mod (mas tem customize, silente mode, standard mode, performance mode e full speed)

4- na quarta ta monitor cpu (mas tem monitor cpu e monitor m/b)

16421803258484555813348541367332.jpg

@WOZ Dods detalhe que na BIOS ele ta quente, e olha que é na BIOS!!!

 

16421808882336673225016855125667.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Brandão Você removeu a proteção antes de instalar? Não sei se seu modelo vem com uma, mas se tiver vindo esse é um erro comum. Outro erro comum é usar o kit de instalação errado ou não aparafusar corretamente. Se tiver instalado o cooler e removido depois, teria obrigatoriamente que aplicar outra pasta e esse é outro erro comum.

 

Sua placa-mãe tem o CPU_OPT? Você instalou a bomba onde nela? Configurou na BIOS como sugeri?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods não sei o que é cpu_opt mas nas opções acima que eu mandei, nenhuma possuia essa. Mesmo que eu coloque a bomba e as fans em 100% a temperatura continua. 

meu watercooler n possuia proteção e acredito que esteja instalado corretamente, aperto os parafusos ate ele da resistência e paro pra n danificar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Brandão Por mais que você tenha alguma certeza sobre sua instalação, algo está errado. Nesse momento convém refazer ou rever. Recomendo que reveja pelo menos, pois claramente não está atingindo o que almejou ao fazer seu investimento em um WC AIO, que não é nem jamais foi a melhor opção de arrefecimento, mas deveria pelo menos ser satisfatória em relação ao cooler BOX. Reveja a instalação, refaça se necessário. CPU_OPT é um header na placa-mãe assim como o CPU_FAN. Se sua placa-mãe não separa as duas coisas, talvez esse seja seu problema. Você não pode e não deve agregar o controle da bomba a outros controles. Convém questionar aqui na comunidade suas dúvidas e ler, exaustivamente, seu manual do WC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!