Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disco Rigido tempo de vida ?


Posts recomendados

gostaria de saber qual o tempo de vida de um disco rigido ,más  HD  parado sem uso , quero armazenar algumas coisas nele e deixar ele parado guardado em algum lugar ,preciso pensar em um bom lugar pra guardar ele para não danificalo com o tempo caso a durabilidade dele seja  alta. ja vi videos de pessoas restaurando pcs antigo e o HD ainda funcionava com tudo dentro . so vejo pessoas falando do dempo de vida deles em funcionamento .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

gostaria de saber qual o tempo de vida de um disco rigido ,más  HD  parado sem uso , quero armazenar algumas coisas nele e deixar ele parado guardado em algum lugar ,preciso pensar em um bom lugar pra guardar ele para não danificalo com o tempo caso a durabilidade dele seja  alta. ja vi videos de pessoas restaurando pcs antigo e o HD ainda funcionava com tudo dentro . so vejo pessoas falando do dempo de vida deles em funcionamento .

 

Depende... tem HDs que duram 10, 20 anos ou até mais, enquanto outros duram bem menos... são N variáveis. Se não houver danos físicos, se não foram feitas muitas formatações ou desfragmentações, etc., ajuda a aumentar a vida útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu estou estudando em como melhor armazenar minha herança digital e as soluções variam com o tempo, vou tentar explicar minha linha de pensamento em relação a usar HDD para armazenamento; num passado não muito distante, apostei minhas informações nas três tecnologias disponíveis na época, disquete, CD e HDD, cada uma com a mesma informação, deu um armário de disquete, uma maleta de CD e uma caixinha de HDD.

De tempos em tempos eu ia lá e conferia a integridade das informações, vinte anos depois 60% dos disquetes não se encontravam em condições de leitura, 2% dos CDs idem e 100% dos HDDs inúteis sem possibilidade de recuperação, juntando o que foi possível recuperar de cada tecnologia, eu obtive zero perdas de informações.

Hoje em dia tem disponível no mercado DVD+R de 8GB porém de baixa qualidade e tem arquivos maiores de 8GB que não posso dividir em partes, por este motivo descartei tentar armazenar em DVD.

Também tem bons HDD no mercado mas, são de base mecânica e do meu ponto de vista, não tenho confiança, mesmo armazenados em condições ideais, sempre vou estar imaginando que ocorrerá oxidação nos terminais, a superfície magnética vai se descascar, algum outro componente como motores ou agulhas vão dar defeito, uma descarga solar vai desmagnetizar tudo etc, por causa deste estigma e juntando ao fato de que daqui a vinte anos é muito provável que ninguém esteja trabalhando em reparos nesta tecnologia, eu descartei o armazenamento em HDD.

No final, hoje em dia optei concentrar minhas apostas em pendrivers e SSDs caros e de boa qualidade, eu tenho SSDs Samsung EVO e pendrivers Kingston com mais de dez anos de uso mantendo as informações em perfeito estado, prontas para leitura.

No caso de armazenamento em nuvens eu sou cético, só acredito na informação que eu possa tocar fisicamente.

Sinceramente não lhe recomendo HDD com o objetivo de preservar informações mas, mesmo assim se quiser arriscar, aconselho a manter as informações a salvo em paralelo, usando também outra tecnologia como SSDs caros e de boa qualidade, comprar SSD barato de baixa qualidade é jogar dinheiro no lixo e fatalmente vai perder as informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi encontrei um tal de Verbatim M DISC  Verbatim são o novo padrão para armazenamento de arquivos digitais. Este processo de gravação único torna estes discos para arquivo praticamente resistentes à exposição ambiental, incluindo luz, temperatura e umidade., achei bem caro tem de 100 gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2022 às 19:10, Phoenyx disse:

@Glaysonmestre2014 @Pincipi Hoje, para armazenamento de dados, é SSD (SATA mesmo) ou pendrive, de boa qualidade. Esqueça HDs, esqueça mídias de disco.

 

Depende. Se for uma pessoa que vive reescrevendo arquivos, o SSD "morre" em pouco tempo. Um SSHD ou a UltraRAM tendo uma parte usada como SSD, aí quem sabe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RonaldoDuarte11  Ele quer um dispositivo para backup e não reescrever toda hora, SSHD é um HD travestido, cai no mesmo caso citado anteriormente, e ultraRAM necessita do micro, enfim, inviável. Ele quer guardar os dados e deixá-los ali por tempo indefinido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/01/2022 às 20:35, Phoenyx disse:

@RonaldoDuarte11  Ele quer um dispositivo para backup e não reescrever toda hora, SSHD é um HD travestido, cai no mesmo caso citado anteriormente, e ultraRAM necessita do micro, enfim, inviável. Ele quer guardar os dados e deixá-los ali por tempo indefinido.

 

Basicamente o SSHD une o suporte a um maior ciclo de reescritas, da parte do HD, e a agilidade de acesso aos arquivos, na parte SSD. É uma junção do melhor dos dois mundos, não necessariamente um "travestido" de outro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@RonaldoDuarte11 Travestido porque não deixa de ser mecânico.

No seu caso aí, e não no dele, seria melhor um SSD de boa capacidade e velocidade, para o sistema, games, aplicativos, e um HD do tamanho que achar necessário para dados, fotos, vídeos, backup.

SSHD nunca foi a solução ideal, é basicamente um Optane fundido diretamente ao HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!