Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estação de solda Dekel (Toyo) TS930 não esquenta


nelsonxp

Posts recomendados

2 horas atrás, nelsonxp disse:

Pessoal estava usando normalmente minha estação de solda, desliguei e quando fui ligar novamente a temperatura não subia, no display agora só marca 25°C.

Será que queimou a resistência?

tive problema uma vez com uma e foi o botao, mas aproveitei limpei o potenciometro, voltou a funcionar. Agora se a sua for dessas digitais precisa abrir para olhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, nelsonxp disse:

Outra coisa que reparei, quando eu desplugava o ferro de solda da estação aparecia "EEE" no display e agora só marca 25°C.

Os resistores marcados em amarelo ficam muito quentes e esse "C1" que parece um diodo também.

20140103_022340~2.jpg

20140103_022415.jpg

Esse diodo C1 é um zener. Seria interessante medir as saidas do regulador 7805 e do transistor bt137, veja se estão normais, assim como o zener.

 

O correto a ser feito sem precisar dessoldar.

1=Medir tensão de saida 7805

2=Medir tensão de saida e entrada bt137

3= 1Medir tensão de saida(resistência) potenciometro.

 

Como disse que estão esquentando entao provavelmente esta na tensão minima fornecida, ou seja, a resistência de todo circuito muito alta o que faz reduzir a temperatura do ferro, quando o contrario menos resistência mais potencia no ferro de solda (obviamente esse vai esquentar).

 

Se as tensões estiverem corretas o interessante seria dessoldar todos os componentes e testar 1 por 1, inclusive capacitores, como tem um capacitor de poliester ai na foto certeza que ele pode estar com problema.

 

Se não tiver circuitos digitais e sua estacao for so esses analógicos, provavelmente encontre o defeito ai. Eu acho que o potenciometro possa ser o culpado, tente passar um limpa contato e medir os valores.

 

 

DETALHE

 

Veja se a estação não é 220V e esta ligada em 110V, isso pode reduzir a potencia para 1/4 do valor o que pode estar coincidindo com os 25C mostrados no valor minimo que deveria ser 100-80C.

 

 

OPINIAO:

Eu colocaria mais um circuito de protecao já que possui espaco ai, alguns varistores e fusiveis, mas se já possui ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!