Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou trocando de um i3 9100F para um i5 9400F, fui comparar as especificações do processador e vi que eles tem somente 2 canais de memória, aí me bateu a dúvida se eu posso colocar mais de 2 pentes de memória e se o computador vai funcionar ou se os 2 pentes vão funcionar e os outros 2 não irão ou se o computador nem aí ligar com os 4 pentes.

Quem puder me ajudar com essa dúvida eu agradeço.

Postado

2 canais de memória significa que só funcionam em dual channel ou single, o que não tem conexão nenhuma com a quantidade de pentes que você usa, 4 canais de memória seria quadchannel que é presente em computadores high-end ou servidores, por exemplo. Basicamente isso aumenta a velocidade de comunicação entre processador e memória, e sim seu computador vai funcionar com 4 pentes

Outra coisa que vou dizer é: não compre um 9400f, ele é um processador ruim sendo que só possui 6 núcleos e é caro, enquanto o 10100f tem performance quase identica e custa menos

Postado

@RaulReal DC consiste de dois canais que são acessados simultaneamente e independentemente, dobrando o volume de dados trafegando no mesmo período de tempo. Você poderia ter dois canais e quantas memórias quisesse, desde que elas fossem instaladas com número de módulos em múltiplos de 2. Só não temos mais do que quatro slots em placas mãe comuns por não ser economicamente viável. 

A questão dos dois canais funciona assim: 

dual-channel1_en.jpg

São dois canais (A e B), cada um com dois slots (hoje não usamos 0, ou zero, com nomenclatura dos slots, mas sim 1 e 2). Para usar o recurso DC, temos que instalar um par de memórias, cada um no mesmo slot de canais diferentes. Então podemos instalar dois módulos, um no A1 e outro no B1, ou um no A2 e outro no B2. A segunda opção é o correto para placas mãe atuais.

Com isso temos um par e se as duas memórias do mesmo par tiverem a mesma capacidade, o Dual Channel é ativado. Se tiverem capacidades diferentes ou se tiver três módulos de memórias, pode ser ativado o recurso "Flex Channel", que tem desempenho melhor que single channel, mas inferior a dual channel.

Já vi muitas analogias, mas a que mais gosto é de duas estradas. Uma tem apenas uma faixa, os carros atingem uma velocidade X, mas andam em fila única. Outra estrada tem duas faixas, permitindo que o dobro de carros trafeguem simultaneamente lado a lado. A velocidade não dobra, o volume de tráfego que dobra. Não é comparável a ter um carro/memória que rode no dobra da velocidade, mas o efeito final é similar.

Se você tiver um par de memórias de uma capacidade e outro par de outra capacidade, o DC opera normalmente. Só não devemos misturar capacidades. Frequência e latência podem ser variados, mas a variação limitará o desempenho de pelo menos um módulo, o que não é ideal. Variações muito drásticas podem introduzir instabilidade, o que faz as pessoas confundirem com "compatibilidade". Instabilidade geralmente pode ser solucionada com a definição manual de frequências e latências, por vezes também tensões. Incompatibilidade para DDR4 não existe, mas até um certo ponto da vida útil das DDR3 ainda tivemos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!