Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade de Upload menor que a de download


Posts recomendados

Olá, bom dia. Estou abrindo esse tópico para compartilhar uma situação e ver a opiniões suas sobre o assunto.

 

Na empresa onde trabalho contratamos um serviço de internet dedicada da empresa Horizons, contratamos um link dedicado simétrico de 100Mbps download e upload. Acontece que estamos com uma dificuldade no momento pois a velocidade de Upload não tinge o contratado, limitando a 15 Mbps. Fiz teste com um notebook com placa de rede giga, conectado direto ao roteador da empresa, isolei o sinal de internet do roteador de forma que não houvesse nada conectado a ele além do meu notebook para que não interferisse no teste. O download tem um resultado satisfatório chega até 150 mbps, porém o upload falha.

 

Para realizar um teste prático e confirmar que de fato estou trabalhando com velocidade reduzida, eu fiz um teste de upload de um arquivo de 20MB e levou cerca de 4 minutos para ser enviado, um tempo muito alto para um arquivo pequeno em uma rede que deveria ter 100mbps. Entrei em contato com o suporte da Horizons o e eles me alegaram com varios relatórios que estão me entregando 100mbps e que não podem fazer nada a respeito.

 

Com base nesse relato, existe algo no meio do caminho (entre o fornecedor e a minha empresa) que poderia estar diminuindo a velocidade? O que me recomendam nesse caso?

 

Temos uns dois meses desde que começamos a utilizar o serviço da Horizons.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, você fez vários tipos de testes, se tiver algo atrapalhando o sinal foi serviço mal feito de quem instalou o roteador, se eles se recusarem a enviar um técnico, você pode entrar na justiça apresentando provas de que o serviço entregue não é o contratado, assim você consegue se livrar das "multas" caso cancele a internet antes do fim do contrato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nesse seu relato há algumas inconsistencias

 

22 minutos atrás, vPontes94 disse:

contratamos um link dedicado simétrico de 100Mbps download e upload.

 

100/100 Mbps? entao a velocidade de upload e download real deveria ser teoricamente 12,5MB/s para ambos, certo?

 

22 minutos atrás, vPontes94 disse:

pois a velocidade de Upload não tinge o contratado, limitando a 15 Mbps.

 

isso você mede ou mediu usando o que? arquivos para algum site ou aqueles testadores como o speedtest.net?

 

22 minutos atrás, vPontes94 disse:

O download tem um resultado satisfatório chega até 150 mbps, porém o upload falha.

 

aqui não entendi nada, se a internet é 100/100, como chega a 150? onde apareceu esse resultado?

 

22 minutos atrás, vPontes94 disse:

eu fiz um teste de upload de um arquivo de 20MB e levou cerca de 4 minutos para ser enviado, um tempo muito alto para um arquivo pequeno

 

mas você fez upload de qual arquivo para qual servidor? ha servidores e servicos q de fato tem uma taxa de upload bem menor e podem mascarar um resultado

 

um upload com 15Mbps aferido por você a taxa real seria de 1,8MB/s, o que faria esse arquivo ser transferido teoricamente em 11 segundos, 4 minutos realmente a taxa deveria estar na casa dos 70KB/s..

 

aqui, tomo por exemplo minha velocidade.. tenho plano 200Mbps da oi q é 200 download e 60 upload.. e as taxas estão ok!

 

fazendo upload, posso esperar uma taxa de até 7,5MB/s (velocidade teorica q eu chegaria em condicoes ideais -> 60/8=7,5)

Screenshot_1.png?1642513932

tá batendo 6, dentro da margem q eu espero.. as vezes bate 6,5, entao tudo normal..

 

o speedtest marca a velocidade contratada minha normalmente

Screenshot_3.png?1642514061

 

 

mas ai é como falo, tudo depende dos lugares onde você tá fazendo esse teste

fui fazer outro envio e a velocidade já deu menor, como falei, tem q ver a condicao desses testes porque pode haver um mascaramento da condicao real..

 

novamente upload do mesmo arquivo, com mesmo tamanho, o servidor aponta uma velocidade menor de upload do que a que eu posso esperar e tive no teste anterior

Screenshot_2.png?1642514341

 

e nisso ficou até concluir novamente..

 

e meu speedtest continua aferindo a mesma velocidade

Screenshot_4.png?1642514478

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

100/100 Mbps? entao a velocidade de upload e download real deveria ser teoricamente 12,5MB/s para ambos, certo?

Ele quis dizer que pega apenas 12.5MB/s nesse teste de velocidade, então a velocidade real é de 1250kbps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Fuzion200 disse:

então a velocidade real é de 1250kbps

 

errado

 

velocidade real é a KB/s, MB/s e isso você calcula dividindo a velocidade contratada que é em Mbps por 8

 

se ele contratou uma velocidade de 100Mbps em download e upload, a velocidade real dele é 100:8 = 12,5MB/s

 

Screenshot_1.png?1642515154

 

a minha real é de 25MB/s, que é justamente 200:8

Screenshot_2.png?1642515178

e por ai vai..

 

 

https://toolstud.io/data/bandwidth.php

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

100/100 Mbps? entao a velocidade de upload e download real deveria ser teoricamente 12,5MB/s para ambos, certo?

 

Se você dividir por 8, convertendo em MB/s, esta correto.

29 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

isso você mede ou mediu usando o que? arquivos para algum site ou aqueles testadores como o speedtest.net?

Testei com testador de velocidade de internet. Todo testador me da esse retorno abaixo de 100 Mbps de upload. O ultimo teste fiz no EAQ.

 

30 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

aqui não entendi nada, se a internet é 100/100, como chega a 150? onde apareceu esse resultado?

 

A velocidade contratada é de 100 Mbps mas nas taxas de Download sempre excede acima do contratado. Iguais nos testes que você realizou que da uma taxa um pouco acima de 200 Mbps.

 

31 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

mas você fez upload de qual arquivo para qual servidor? ha servidores e servicos q de fato tem uma taxa de upload bem menor e podem mascarar um resultado

Eu peguei um arquivo de 20 MB e fiz upload para o site WeTransfer. Se minha velocidade é de 12 MB/s (100 Mbps), logo o arquivo deveria ser enviado em menos de 5 segundos, precisamente em 2 segundos. No teste que realizei o envio foi feito em  4 minutos. Na minha casa que tenho 300 mbps de internet, as taxas de upload chegam a 100 mbps e o mesmo arquivo utilizado no teste foi enviado em segundos.

 

Qual teste pode me recomendar para ter uma informação mais certeira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, vPontes94 disse:

Qual teste pode me recomendar para ter uma informação mais certeira?

 

faca uma verificacao com o speedtest.net

 

depois faca upload em outro servidor, como falei, há vezes q servidores limitam suas taxas de upload ou até mesmo um servidor q tenha taxa de upload boa pode restringir, como mostrei no meu exemplo, fiz upload primeira vez usando quase toda a velocidade disponivel e quando fui refazer o teste a velocidade já deu uma caída

 

faca upload desse arquivo nesse site: https://uptobox.com/ 

 

e veja se a velocidade muda

 

pra mim, fazendo o upload do mesmo arquivo q fiz nos prints anteriores, a velocidade está dentro do q eu posso receber

Screenshot_1.png?1642522652

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!