Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rádio gravador National mod. RX 1494w só chiando, independente da faixa.


0408jhonatan

Posts recomendados

Oi pessoal, venho aqui em busca de ajuda novamente. Tenho um rádio e gravador de fita de 3 faixas, que liga, mas só chia na função rádio. Ao mudar a faixa, o tipo de chiado muda, como normalmente deveria ser, mas não sintoniza nenhuma rádio. Tenho um pouco de conhecimento em eletrônica, mas só um básico no que diz respeito a rádios.  A, e ao colocar a mão na antena, não vejo reação nenhuma no som do chiado, como estou acostumado a ver ocorrer em rádios que estão bons. Alguém tem alguma ideia do que possa ser feito? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhonatan de Freire Turco Mas isso ocorre tanto no am e fm ?Provavelmente você vai ter defeito no circuito da antena ou na própria antena,como não achei o esquema dele a solução é verificar transistores,trocar eletroliticos por novos,e tem uns cis que faz isso troque eles,infelizmente não vou poder ajudar nessa como não achei o esquema eletrico,porém a dica q dou é o seguinte veja onde vai o fio antena na placa,em baixo com radio ligado você coloca os dedos na solda vai dar um zumbido se positivo a antena está captando sinal,seu defeito estará no oscilador que é cis,transistores,e fica tranquilo q você não vai levar choque porque no setor do radio ás tensões é baixa.

@Jhonatan de Freire Turco Achei o esquema dele no mercado livre se você comprar pra nós ai nós tenta te auxiliar melhor,mas caso ao contrario você vai fazer o que eu te disse porém vai tomar mais tempo veja o link do esquema

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-745452938-esquema-eletrnico-national-panasonic-rx-1494w-_JM#position=2&search_layout=stack&type=item&tracking_id=fb45c06b-050a-433c-ac38-92e97d9a0758

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Já que estou arrumando ele para presente para um amigo vou tentar economizar e arrumar ele do modo mais difícil! Mas vamos lá, atualizando o estado atual, eu havia trocado um capacitor suspeito (na foto abaixo), próximo ao ci amplificador do rádio, "o encapsulamento dele parecia estranho". Até então não tinha feito uma revisão detalhada. Ele voltou a funcionar, aí uma hora pegava uma rádio só em todas frequências, depois voltava ao normal, até que voltou ao estado anterior. Como ainda não tinha verificado o circuito e mapeado onde fica a parte de recepção, creio que o capacitor trocado não seja o problema. Outra curiosidade é que na faixa de ondas curtas ele pegou até uma rádio normal, o que ressalta que o defeito é na parte do FM mesmo. Continuarei a verificar e brevemente falo se encontrei alguma coisa. 

20220130_082501.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhonatan de Freire Turco Experimenta fazer um recap troque todos os capacitores eletrolíticos por novos,eu resolvi um gradiente com mesmo problema assim,esse aparelho já tem mais de 30 anos bem provável que os esr dos capacitores estão alterados,com ao decorrer do tempo capacitores secam ou alteram a capacitancia e esr que é o resistor interno. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, capacitores trocados, não deixei nenhum eletrolítico antigo. Após isso liguei o mesmo e nenhuma novidade. Só chiando ainda. Aí resolvi repassar umas soldas pois percebi que alguma estava ruim ao movimentar a placa. O fiz. Voltou a pegar, porém com o mesmo problema anterior, só pega uma estação independente de girar o variável. Ela some e reaparece, não muda de rádio. E agora, o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se nada resolver que @BCP disse talvez você terá que fazer um ajuste nas bobinas de fi,porém é uma coisa que você terá que ter muita paciencia ainda mais sem instrumento,como esse radio é de outra pessoa não recomendo você mexer se fosse seu ai você podia arriscar,se a dica que o colega deu não resolver troque os filtros de ceramicos ele tem 3 terminais no corpo dele está um codigo de 10,7 eles costumam fazer isso,ai se trocando não adiantar ai é ajuste de bobina mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhonatan de Freire Turco Eu geralmente ajusto fi no ouvido não fica um resultado perfeito mas fica um resultado satisfatório para ficar uma calibração perfeita somente com instrumentos,porém alguns rádio como o philco transglobe e Zenith Royal Trans-oceanico 11 faixas você só consegue calibrar com instrumentos gerador de rf e osciloscópio

Veja esses links 

https://eletronicacorrea.blogspot.com/2008/08/calibrao-de-rdio-fm.html

https://eletronicacorrea.blogspot.com/2008/08/calibrao-de-rdio-am.html

 

Ai dessa forma que eu calibro os rádios sem instrumentos assista com bastante atenção,porém nesse aparelho não recomendo você mexer se for seu você arrisca,se não nem mexe mas se quiser mexer o risco é por sua conta,mas antes de partir do pro fi faça o que falamos confere chaves,transistores e troca os filtros de ceramicos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!