Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc congela quando a placa de vídeo está perto de 100%


Ir à solução Resolvido por Arthemis,

Posts recomendados

Pessoal, tudo certo? Ontem eu estava jogando Horizon Zero Down e o meu PC travou. A imagem ficou congelada, o áudio travando e o PC não respondia meus comandos. Hoje eu decidi testar com LoL, mas consegui jogar tranquilamente. Acredito que o problema esteja relacionado com a Placa de Vídeo, pois quando eu iniciei o HZD o PC travou. Achei que fosse problema do jogo, mas testando com o Vampyr, um jogo mais leve, consegui jogar até um trecho que exigiu 100% da GPU, e de novo travou. Em todos esses casos eu tive que forçar a reinicialização pelo botão do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthemis

Baixou os drivers da placa-mãe onde?

Qual é a configuração completa do PC? 

 

 

Deixe o HWmonitor aberto, rode um jogo por alguns minutos, feche o jogo e mande os prints do programa para nós.

9 minutos atrás, Arthemis disse:

Cara, rodei o antivírus aqui no meu pc e monitorei o processador. Com 50% de uso e 60 °C o pc travou. Testei de novo e aconteceu a mesma coisa. Talvez o problema não seja a placa de vídeo.

Ter o uso do processador como parâmetro não é funcional. Muitas coisas são atreladas ao uso dele, como memória RAM, fonte e tantas outras coisas. Passe as informações que pedi.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @WOZ Dods

1- Eu comprei ele montado, então não baixei os drivers. Tem outra forma de saber?

2-

R7 2700

ASRock B450 Steel Legend

2x8gb ram  (3200mhz e 3600mhz trabalhando a 3000mhz, devido a limitação do processador)

GTX 1650 ghost

Rm550x

HD 1 tb

SSD NVMe 240gb

 

3-

image.thumb.png.7552abb8532bd7f2b859ad988eb6d4e0.png

 

image.thumb.png.e930919c40ba418ad3d1585e67e069cb.png

image.thumb.png.7878aee0ef2ada94d0b57474a4ef1d12.png

 

Sobre as memórias: image.png.11e1e0bd10260c681e7c9ab09b3bd4d6.png

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Arthemis disse:

1- Eu comprei ele montado, então não baixei os drivers. Tem outra forma de saber?

Drivers precisam ser baixados do site do fabricante. PCs montados por terceiros, ou por lojas, comumente não tem nenhum driver instalado ou tem drivers obsoletos/viróticos/problemáticos. A solução é entrar no site da fabricante de sua placa-mãe, ir na sessão de suporte, encontrar seu modelo de MB (placa-mãe), baixar tudo para seu sistema e instalar. A instalação das atualizações do windows é igualmente importante, mas se você não instalou seu próprio windows, sabe-se lá que porcaria instalaram para você, então uma instalação limpa é recomendada antes de começar esse processo.

2 horas atrás, Arthemis disse:

R7 2700

ASRock B450 Steel Legend

2x8gb ram  (3200mhz e 3600mhz trabalhando a 3000mhz, devido a limitação do processador)

GTX 1650 ghost

Rm550x

HD 1 tb

SSD NVMe 240gb

Ah, a terrível Steel Legend... 

Atualize a BIOS de sua MB e corrija o que falei no meu post prévio. É o primeiro passo para seu diagnóstico. Seu processador deve ser considerado no update de BIOS, pois a partir de uma certa versão seu processador começa a se tornar problemático. Se na versão estiver escrito "*ASRock do NOT recommend updating this BIOS if Pinnacle, Raven or Summit Ridge CPU is being used on your system.", então baixe a última que não tem essa observação. Site para download: https://www.ASRock.com/mb/amd/b450 steel legend/#BIOS

 

Memórias rodando em XMP podem causar instabilidade no sistema. Entrar na BIOS e desligar essa função é importante para diagnóstico.

Esse seu SSD é Kingston?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

Sério que a Steel Legend é ruim? Achei que fosse uma boa placa. O SSD é da Green. Vou pesquisar como atualizar a BIOS. O problema é que eu não me sinto confortável em fazer isso. Tenho medo de fazer alguma besteira e não conseguir resolver.

 

Meu windows:

 image.png.1b5e7f5d91519b78b4cae0848d7feee0.png

Tem como só atualizar a BIOS e manter esse sistema?

 

Desabilitei o XMP como você disse e ficou assim:

image.png.33fe76933b5824400a250afcfc801db8.png

 

Versão atual da BIOS:

 f05a43d0-2562-49d6-98d0-6546546d8f1f.thumb.jpg.b6433107c719586f3c774f01df886b93.jpg

 

No site da fabricante, a versão mais recente que não possui o aviso que você mencionou é essa:

image.thumb.png.c7bf614cd211497f0e972f0c460d58cd.png

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Arthemis disse:

Tem como só atualizar a BIOS e manter esse sistema?

Nada a ver uma coisa com a outra. Se atualizar a BIOS seu sistema continua funcionando normalmente.

16 horas atrás, Arthemis disse:

No site da fabricante, a versão mais recente que não possui o aviso que você mencionou é essa:

image.thumb.png.c7bf614cd211497f0e972f0c460d58cd.png

 

Você entendeu esse aviso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/01/2022 às 12:35, WOZ Dods disse:

image.thumb.png.c7bf614cd211497f0e972f0c460d58cd.png

 

Tradução:

* Por favor instale "AMD all in 1 with VGA driver ver 18.50.16.01_WHQL" (isso é o nome da versão de driver de vídeo para você não ficar sem vídeo se estiver usando vídeo integrado) ou uma versão posterior antes de atualizar para esta BIOS.

** O usuário não será capaz de instalar versões anteriores de BIOS após atualizar para esta versão.

 

Então, você tem que instalar o driver de vídeo da AMD mais recente, baixando no site da AMD, antes de instalar essa BIOS ou ficará trancado fora do sistema operacional e terá que reinstalá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...