Ir ao conteúdo

PHP Como estilizar uma String retornada do PHP

Ir à solução Resolvido por DiF,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu de novo aqui na sessão de ajuda!

Bom acredito que eu ja tenha aprendido isso porém, estou estudando muito e acho que esqueci ou nem aprendi realmente como fazer, mas vamos lá.

Estou com meu projeto de um jogo WMORPG, usando como referencia um jogo chamado TheCrims (Bem antigo) porém no passado ele todo foi desenvolvido em PHP, hoje é possível que tenha mais alguma coisa como Javascript.

Minha duvida exemplificada:

<?php
function somar(){
	$var1 = 10;
  	$var2 = 20;
  	$total = $var1 * $var2;
  return $total;
}
echo somar();

?>

No codigo de exemplo acima, criei uma função e mandei retornar um valor para exibi-lo.

Até ai tudo bem, só que o valor é exibido seguindo o fluxo do documento. 

Eu queria aprender como estilizar esse resulto da função "somar" que é exibido na tela.

Por Ex:

<?php

include "header.html";

function multi(){

$var1 = 10;
	$var2 = 20;
	$total = $var1 * $var2;

return $total;

};

echo multi();

include "footer.html";

O Resultado da minha função vai aparecer Entre o meu HEADER e meu FOOTER.

eu queria jogar esse resultado para o meio da Pagina e não no inicio de uma linha.

ou até mesmo manipular a cor do resultado, tamanho, fonte e etc. Quero estilizar esse resltado.

Tentei jogar o codigo PHP dentro de uma Div HTML e estilizar essa "div" com o CSS. 

Não funcionou.

alguém me ajuda?

Agradeço o apoio da comunidade ao tirar minhas duvidas @DiF @Niê a ultima dica de vocês foi de muita ajuda! Obrigado!

Postado

Olá @ItaloMFR ,

Eu não mexo com PHP, sou programador C++/C#, mas você não deveria referenciar a tag do HTML dentro do script PHP?

Tipo :

<?php
        echo "<div>" . $Variavel_qualquer . "</div>";
?>

Você pode usar passar o retorno da função para esta variável.

• Moderador
Postado

@ItaloMFR  No PHP, não precisa necessariamente colocar toda a função no meio do documento..

Você pode colocar o php acima do header, e então mostrar o resultado no lugar onde quer... exemplo simples:

<?php 
  function soma($num, $num2){
      return $resultado = $num + $num2;
  }

?>
<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
  <head>
    <title>Título da página</title>
    <meta charset="utf-8">
    <style>
       .box {color:red; font-size: 18pt;}
    </style> 
  </head>
  <body>
    <div class="box">
         <?php echo soma(100, 250); ?>
    </div>
  </body>
</html>

Em tese, se o elemento existe, e tiver uma regra CSS definida, independente se está diretamente no html ou incorporado no PHP, ele deve pegar o estilo definido.  Isso sempre funcionou bem comigo. 

Por isso, antes de colocar os valores corretos, eu sempre faço o esboço com valores pre-defindos na mão mesmo.. para ver como fica.. depois eu substituo pelos valores reais vindo de funções, banco de dados.. e etc.

Postado

@DiF

Consegue me dizer onde estou errando aqui ?

Não está aparecendo o botão de Código aqui mas tentarei explicar como eu fiz...

acredito ter feito exatamente o que falou com algumas modificações tipo estilizar no mesmo documento html, ou chamar algum arquivo externo para o documento.

Criei um arquivo PHP, e dentro coloquei toda minha estrutura HTML

Dentro da tag Body criei um uma DIV e coloquei a estrutura PHP

que basicamente seria:

1º um Include do meu cabeçalho

2º a função exibindo seu resultado

3º finalizei com um Include do meu rodapé

Ai sim eu criei uma folha de estilo pra esse arquivo e tentei estilizar essa DIV que esta com o código PHP dentro.

No meu ponto de vista, estou correto, porém não funciona kkk.

Como o botão para colocar códigos aqui no fórum não esta aparecendo, vou anexar uma foto do que estou tentando fazer, só um exemplo mesmo.

code.png

• Moderador
  • Solução
Postado

@ItaloMFR Com essa imagem não dá para dizer muita coisa...  Poste os códigos de cada parte...  do header.html,  e do footer.html.

23 minutos atrás, ItaloMFR disse:

Como o botão para colocar códigos aqui no fórum não esta aparecendo,

O botão de código está entre o citar e o emoji.  com o símbolo de <> 

Como eu mencionei anteriormente. O PHP é fantastico... ele te permite colocar as coisas fora de ordem  que funciona..  Por exemplo, coloque a função acima de tudo e depois só manipule os elementos html.

Uma dica, evite de construir o html no PHP.  Apenas incorpore o php no html. Semanticamente, é melhor você separar as coisas no caso, crie um arquivo somente para as funções php..  e chame ela onde precisar.

Se quiser algo mais elaborado e divido, é interessante você estudar sobre model, view e controller.(MVC)

Enfim.. fico aguardo dos códigos 

Postado

Descobri o que estava errado @DiF

Era simplesmente a plataforma em que estou usando para escrever meus códigos.

Uso o Adobe Dreamwaver 2021 para fazer o front-end de qualquer coisa que quero praticar, pois ele tem ferramentas que me ajuda na visualização de como esta ficando meu projeto.

Porém ele não interpreta o PHP, tive a " Brilhante ideia " de colocar os arquivos dentro do meu Wamp e tentar modificar as coisas no VS Code...

É estava tudo certo, fiz até a estilização de formas diferentes usando SASS e por incrível que pareça... funcionou também.

Pode parecer que não mas eu levo muito aprendizado disso, até mesmo do exemplo de código que você me forneceu confirmando que eu estava fazendo da forma correta.

Muito obrigado pela ajuda novamente

E sobre a dica que me deu sobre o PHP, fico muito grato, e sim vou estudar sobre MVC.

Ali no caso era um exemplo mesmo, na minha cabeça tenho que criar uma pasta com todas minhas funções, funções globais e etc. 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@ItaloMFR Só para complementar, sinceramente, abandone o Dreamweaver. Esse programa só ferra com a vida dos programadores rsrsrs.  Principalmente na parte do CSS, ele adiciona muita coisa desnecessária.. por isso dê preferências para IDEs melhores, como o caso do VS code, Eclipse for PHP(é o que eu uso), Notepad++  e por ai vai. 👍

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...