Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tropa, tenho um pc aqui em casa em que meus dois filhos dividem e eles jogam praticamente quase 12h por dia se somado os dois a minha dúvida é se a placa estar 100% em jogos é a mesma coisa de estar 100% em mineração.

A RX580 8GB está se mantendo a 60~65 graus nunca troquei pasta térmica dela será que é bom trocar? Estou tomando maiores cuidados por conta do valor dela atual.

Postado

@gui2k21_ Não troque pasta térmica de GPU, isso é mito de gente que não entende nem o que é pasta térmica, quanto mais boa prática de manutenção. Se a temperatura estiver entre 60 e 65° durante o uso, ótimo. Acima de 70° eu já me preocuparia e para melhorar o primeiro lugar a observar é o gabinete, se tem ventoinhas suficientes e corretamente instaladas, depois a configuração da GPU.

Se quiser melhorar a temperatura para ela durar mais, especialmente se for para mineração, tem um truque usando uma ventoinha adicional acoplada à carenagem da GPU com abraçadeiras de plástico. 60° é uma temperatura muito boa, mas para quem quer que a GPU dure o máximo possível cada grau abaixo disso é bem vindo, o problema é que chegando na casa dos 50° fica cada vez mais difícil de baixar.

• Coordenador
Postado

@gui2k21_ Essa temperatura está ótima.

Abrir a placa de vídeo para limpar e trocar a pasta térmica será eventualmente necessário... Em alguns anos, e apenas se você tiver problemas com a temperatura. Se está funcionando bem, não precisa (e nem deve) mexer.

Postado
17 minutos atrás, KairanD disse:

Abrir a placa de vídeo para limpar e trocar a pasta térmica será eventualmente necessário... Em alguns anos, e apenas se você tiver problemas com a temperatura. Se está funcionando bem, não precisa (e nem deve) mexer.

Quando faço manutenção de GPU que está superaquecendo geralmente o problema está na ventoinha desgastada, o que é inevitável. Trocar a pasta térmica, mesmo quando por uma de alta performance, tem resultado pequeno demais (1 a 5°) para solucionar o problema (superaquecendo acima de 80°). Nesses casos ou compro o conjunto de ventoinhas novo, ou se não encontrar para comprar (modelos antigos geralmente não tem) eu faço a adaptação com ventoinhas de 120 mm. Teve uma GTX 460 que ficava acima de 60° em idle, isso com as ventoinhas funcionando perfeitamente. Troquei pasta, troquei ventoinhas, continuou a mesma coisa, dava throttling na tela de título dos jogos e eventualmente travava. Coloquei uma ventoinha de 120 mm, hoje não passa de 65° em load.

Enfim, meu ponto é que pasta térmica é a última coisa que recomendo que qualquer usuário tente alterar. Não só por que é ineficaz, mas também perigoso. Sem habilidade ou experiência, sem thermal pads para trocar (ou os errados que é mais comum), a pessoa pode acabar danificando a GPU ao invés de reparar. Num mundo onde GPU vale ouro, a melhor coisa é não arriscar.

• Coordenador
Postado

@WOZ Dods Dependendo da placa, da quantidade de sujeira e do estado da pasta térmica, trocá-la pode fazer muita diferença. Outro dia troquei a pasta térmica de uma HD 4670 1GB, uma placa bem antiga, e a diferença chegou a 8~10ºC. A pasta antiga estava muito, muito ressecada. Mas, naturalmente, eu tenho conhecimento para executar o procedimento, e fiz isso apenas porque havia um problema claro.

Trocar pasta térmica de placa de vídeo realmente não é um procedimento de rotina para sair fazendo "porque nunca troquei". É algo situacional. :)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!