Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de 600W ~ 650W aguenta computador com uma RTX 2060?


Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Montei um PC com um i5 10400 TDP de 65W, 16G DDR4 2666, water cooler corsair H60 120mm, e uma gigabyte h410m h v3, a página pede uma fonte de 500W:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20215/placa-de-vídeo-gigabyte-GeForce-RTX-2060-d6-6gb-gddr6-dlss-ray-tracing-gv-n2060d6-6gd

 

Meu amigo me disse que 600W aguentava fácil mas acho que vai faltar potencia por que o CPU tem o TDP de 65W, vi um post aqui no fórum que uma de 500W aguentava por que ela tem o pico de consumo de quase 200W mas não to confiando muito nisso porque minha GT 730 que a alimentação é pelo PCI pede 300W e tive que trocar a fonte por uma de 420 por que a fonte bomba genérica prateada não tava aguentando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Samuel Ives A recomendação é para o setup inteiro e não só para a placa de vídeo. O TDP da placa de vídeo é de aproximadamente 160W.

21 minutos atrás, Samuel Ives disse:

fonte bomba genérica prateada não tava aguentando

Fonte genérica, pode colocar 1000W que não vai prestar. Então esqueça fonte genérica. Compre modelos confiáveis, pfc ativo e de boa recomendação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Obrigado, a fonte do meu PC atual é uma Corsair VS400, eu tava vendo no canal do teclab eles testando várias fontes até explodir e a minha simplesmente desarmou ao invés de explodir, paguei 120R$ na época quando a kabum ainda prestava, vou pegar uma de 600W ou 550W então, e poxa vida como fonte modular é cara

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consumo em transiente (picos de determinada duração) desta RTX 2060 6GB fica em torno de 200W a 230W (considerando apenas transientes de duração capazes de ativar o monitoring integrated circuit). Medições realizadas pelo Igor Wallossek:

 

image.png.9819e01fa63e1568c3aef23cb5949461.png

 

Tua GT 730 não exige nem mesmo um quarto dos 300W citados. O conector da placa-mãe é desenvolvido para fornecer apenas 75W. No entanto, tua fonte de alimentação genérica pode ser incapaz de fornecer 300W.

 

Desta forma, basta que indiques o restante do teu sistema a fim de podermos indicar uma fonte de alimentação de potência adequada às tuas necessidades. Dificilmente você necessitará de uma fonte de alimentação com potência maior ou equivalente a 550W.

 

Sugiro que leia este tópico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Samuel Ives disse:

@Phynsx  Além da RTX 2060, um NVMe de 1T e um HD normal de 1T, e umas 4 ou 5 ventoinhas de 120mm, ainda tenho que procurar por um preço bom o M2 e as ventoinhas que são muito caras, mas para a parte do pc é apenas isso

 

Qual processador pretendes utilizar? Até o momento, o consumo do teu sistema seria facilmente suprido por uma fonte de alimentação de 450W de boa qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu não necessitas de uma fonte de alimentação de 600W.

 

Uma fonte de alimentação de 450W, de categoria intermediária (como a PYLON 450W) bastaria.

 

Apenas citando um trecho do texto referenciado anteriormente:

 

Em 19/04/2021 às 18:09, Phynsx disse:

É neste ponto em que divergimos entre o consumo em carga máxima e com os picos. O seu sistema não consumirá constantemente o mesmo que consome em carga máxima, há variações. Suponha a seguinte situação:

 

Você tem uma configuração em que a principal utilização são jogos (que como dito anteriormente). Em várias situações, o seu processador não é muito exigido ou sua placa de vídeo reduz o uso para resfriamento (ajuste automático de frequência). Aqui temos o primeiro consumo. Em outras situações o seu processador e sua placa de vídeo são exigidos ao máximo. Aqui temos o segundo consumo. Contabilize isso para obter um consumo médio. Observe que ele é consideravelmente menor do que o esperado.

 

Você ainda pode pensar que o consumo médio é uma coisa e que os picos acabarão com a sua configuração, mas acaba por se esquecer de uma importante característica elétrica.

 

O guia de desenvolvimento de fontes de alimentação, criado pela Intel, é o que as fabricantes devem seguir para projetar suas unidades. Nesse documento, temos as especificações de diversos requerimentos e neste verificamos claramente o seguinte ponto:

 

Citação

A fonte deve permanecer dentro dos limites especificados nesse documento em uma carga transiente com uma taxa de variação igual a um ampere por microssegundo com as seguintes cargas aplicadas:

 

12 volts: 40% (requerido) ou 70% (recomendado) da corrente de saída

5 volts: 30% (requerido) da corrente de saída

3,3 volts: 30% (requerido) da corrente de saída

 

A carga deve ser aplicada, simultaneamente, na mesma direção, nas trilhas de 12V, 5V e 3,3V. A velocidade do pico é medida entre 50Hz e 10Hz (20ms a 0,1ms). O teste deve ser realizado com a adição de capacitor de 3300µF ao final de cada trilha, simulando a capacitância fornecida pela placa-mãe.

 

Unidades de alta qualidade mantêm-se estáveis em situações como essa. Portanto, as recomendações não precisam ser exageradas apenas para manter os picos dentro do limite operacional especificado da unidade. É claro, existem situações diferentes, mas este princípio é especialmente interessante para reduzir a quantidade de recomendações exageradas.

 

Existem diversas características nas fontes de alimentação que implicam que elas são capazes de suportar eventuais transientes, pois são desenvolvidas com este cenário em mente.

 

22 minutos atrás, Samuel Ives disse:

Meu amigo engenheiro eletricista disse que deveria pegar uma 600W de boa qualidade, mas agora estou dividido.

 

Imagino que ele esteja utilizando como base apenas a recomendação do fabricante, esta que é feita com base em uma estimativa do sistema que seria utilizado pelo consumidor.

 

Uma boa fonte de alimentação de 450W, com proteções devidamente configuradas e características como transient response, load regulation, line regulation e ripple com bons resultados, é suficiente.

 

Caso o teu orçamento permita, podes ir além e escolher um modelo de uma série de categoria alta, que consequentemente contará apenas com modelos com mais de 550W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Phynsx disse:

Tu não necessitas de uma fonte de alimentação de 600W.

 

Uma fonte de alimentação de 450W, de categoria intermediária (como a PYLON 450W) bastaria.

 

Apenas citando um trecho do texto referenciado anteriormente:

 

 

Existem diversas características nas fontes de alimentação que implicam que elas são capazes de suportar eventuais transientes, pois são desenvolvidas com este cenário em mente.

 

 

Imagino que ele esteja utilizando como base apenas a recomendação do fabricante, esta que é feita com base em uma estimativa do sistema que seria utilizado pelo consumidor.

 

Uma boa fonte de alimentação de 450W, com proteções devidamente configuradas e características como transient response, load regulation, line regulation e ripple com bons resultados, é suficiente.

 

Caso o teu orçamento permita, podes ir além e escolher um modelo de uma série de categoria alta, que consequentemente contará apenas com modelos com mais de 550W.

Vou pegar uma de 500W por garantia, bom que sobra dinheiro pra mais partes, espero que aguente a 2060

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Samuel Ives disse:

@Math.Pi  Provável mente a VS500, já tenho uma VS400 desde 2017 e até agora não me decepcionou, peguei por 120 na época

 

Eu indicaria que escolhesses um modelo de melhor qualidade. Terás um sistema bastante exigente, que requer alimentação devida. Portanto, uma fonte de alimentação de categoria de baixíssimo custo não é uma opção razoável. Esta série apresenta load regulation e line regulation em cross-loads fraquíssimas, assim como transient response ruim em todas as trilhas, algo que pode não trazer resultados satisfatórios com placas de arquitetura Turing ou Ampere, assim como utiliza filtering capacitors com baixa vida útil, um bulk capacitor subdimensionado, com baixa tensão e temperatura máxima e um fan com sleeve bearing, assim, tendendo a apresentar defeitos, assim como rápida degradação de sua alimentação.

 

Devo dizer, também, que uma NIDUS não seria muito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!