Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo instalar o Windows 10 x64 em modo Legacy na ASUS B560 PRIME PLUS.


Posts recomendados

Boa tarde amigos! Tudo bem com todos? Estou enfrentando um grande transtorno aqui depois de feito um upgrade de sistema, não estou conseguindo instalar e nem migrar o SO do Windows 10 x64 em modo legacy ou BIOS herdado na minha nova placa ASUS B560 Prime Plus, na minha antiga ASUS Tuf H310M Plus Gaming BR dava tudo certinho, mais nessa nova placa que tem quase as mesmas configurações na BIOS não dá certo, nem habilitando o CSM, colocando em "UEFI and Legacy OPROM" e indo na opção "boot from storage devides" e ativando "legacy only" não funciona, o SSD trava e o pendrive também trava depois da tela logon da BIOS, lembrando que todos os HDS estão em partição MBR, na minha antiga H310 nunca tive problema! Será que essa placa-mãe está com algum defeito? Ou será que na série 500 da intel não funciona mais o modo legacy ou BIOS herdado? Será alguém poderia me ajudar a identificar o erro ou me esclarecer por gentileza amigos? Desde já agradeço e um tudo de bom a todos no Fórum!

 

Processador Intel 11400F;

placa-mãe ASUS B560 PRIME PLUS, BIOS atualizada versão 1203;.

16 GB de Ram T-force Tem Group 3200 MHz

Placa de vídeo GTX 1060 6 GB Zotac;

SSD Patriot burst 240 GB Sata 3;

SSD Netac 128 GB Sata 3

HD Seagate 2 TB 7200 rpm Sata 3

Fonte COUGAR VTE 600 80 plus bronze

Cooler Deep Cool GAMMAXX GTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zimum40 Use a ferramenta oficial da microsoft para criar sua mídia de instalação. Desligue o CSM. Exclua todas as partições de sistema e tente instalar no espaço não particionado. Se não der, abra o prompt pelo reparo do disco de instalação, dê o comando diskpart, seguido de list disk, depois select disk (seguido do número do disco desejado) e convert gpt. Concluído tente instalar novamente, ou reinicie e tente novamente se falhar. 

 

Sempre desconecte todos os outros discos de armazenamento (exceto o pendrive) antes de entrar na instalação do windows.

 

Use este guia para manter seu sistema organizado, funcional e facilitar manutenções futuras: 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde @WOZ Dods, muito obrigado pela ajuda! Te agradeço demais! Mais o problema não é esse, eu já tentei ciar uma mídia de instalação USB com o Rufus, mais também não dá certo, ele trava e fica, não dá tela azul e nem reinicia! Só consigo instalar o windows em modo UEFI, em partição GPT! A placa de forma alguma aceita MBR, para dar boot, seja em HD, pendrive, ou NVMe, já estou ficando louco aqui amigo! Se existe a opção de CSM, porque não funciona? Na minha antiga H310 era só ativar e colocar na opção "UEFI and Legacy OPROM" e pronto, nunca deu erro nenhum! Sei que existe várias vantagens em instalar o windows em partição GPT, mais eu quero entender o porque não consigo instalar em modo legacy, já que existe essa opção na placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zimum40 Você tem portas azuis (USB 3.0) na sua placa-mãe? Sabe que elas só servem para instalar o windows em UEFI? Quando tentou instalar em Legacy, plugou o pendrive nas azuis ou nas pretas?

Tudo a partir de USB 3.0 (3.1 e 3.2) só pegam para windows 10 via UEFI se eu não estiver enganado. Teste e veja se é o caso. E sempre crie a mídia pela ferramenta microsoft. Rufus pode não funcionar por uma bobagem a toa, mas a ferramenta microsoft funciona sempre. 

Ah, e desligue também o secure mode, sendo que na hora de selecionar a unidade de boot para instalar pelo pendrive vai aparecer a opção UEFI: <nome do pendrive> e a opção só com o nome do pendrive sem UEFI na frente. Claro que selecionar a opção UEFI se você está tentando instalar em legacy não vai funcionar. 

 

Se conseguir chegar na última tela da instalação e o windows disser que não consegue instalar na referida unidade, exclua a partição, as menores também, tente novamente deixando ele criar as partições automaticamente. Se quiser deixar uma partição separada para dados primeiro você cria a do windows com o tamanho desejado para ela e confirma a instalação sem mexer em mais nada. Depois cria a de arquivos pessoais após a instalação pelo gerenciador de discos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!