Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera boa tarde. Rapaziada, seguinte, estou querendo fazer um UP no meu PC para um Ryzen 7 5400G e estou querendo saber a viabilidade disso. No caso, nesse processo também vou trocar a placa-mãe e a fonte.

Meu setup atual é esse:

- Processador: Ryzen 5 3400G 3.7GHz, 4-Core 8-Thead.

- placa-mãe: ASRock A320-HD, AMD AM4

- memória RAM: Um pente de 8GB DDR4 2666Mhz - XPG Gammix. - Outro pente Husky, 8GB, 2666Mhz, DDR4 (claro, 16 GB total)

- HD: Toshiba P300 1TB, 3.5 Sata III 7200 RPM 64MB

- SSD: Crucial BX500, 240GB, SATA;
- Gabinete: GGamer Gamemax Shine G517 Mid Tower

- Placa de vídeo: POWER COLOR AMD RX 5500 XT, 4GB, GDDR6 - G00325600G.
- Fonte: Aerocool KCAS 400w, 80 Plus White, Full Range, PFC Ativo.

Então, como eu já falei, estou querendo colocar um Ryzen 7 5400G.
Além disso, também pretendo trocar a placa-mãe para uma: GIGABYTE B550M AORUS ELITE, CHIPSET B550, AMD AM4, MATX, DDR4.....Enfatizando que vou comprar na Terabyte essa placa, pois eles oferecem o serviço de atualização da BIOS (Apesar de achar que essa placa não precise atualizar para poder usar o 5400G).

Já a nova fonte, estou pensando na: Corsair CV650 650W, 80 Plus Bronze, CP-9020236-BR (O preço da fonte do mesmo modelo de 550W é o mesmo)

Nota: Orçamento para essa operação é de, no máximo, R$ 4.000,00...Pelo o que andei pesquisando dos preços, é o suficiente.

Então, eu gostaria de saber a viabilidade disso...

- Eu sei que em relação as memórias rams que possuo, elas não são as ideais para esse novo setup e que vou deixar de ter desempenho. Mas pretendo troca-las para 3600Mhz daqui alguns meses.
- Em relação a refrigeração, pretendo também comprar um watercooler junto com essas peças, logo eu gostaria de recomendações de um que se encaixasse nesse setup...Com um bom preço, claro. Não tenho interesse em RGB, pode ser bem simples, porém que faça o trabalho necessário.

- Placa de vídeo não importa por hora. A RX 5500 XT já tá suprindo minha necessidade, tenho consciência de que ela não tá no nível do processador, mas posso comprar uma melhor perto do fim do ano.
- A minha maior dúvida é em relação ao gabinete, não sei se vou ter algum problema na montagem das peças com esse gabinete. Ao que parece não, pois o mesmo tem padrão mATX e ATX, características essas da placa-mãe e da fonte em questão.

- Como nunca instalei um kit upgrade e tenho pouca experiência em colocar peças no PC (só instalei placa de vídeo, SSD, Ram e fiz a montagem de um PC simples de um amigo)...Dessa forma, se puderem apontar algum problema que eu venha ter nessa montagem, fico agradecido. Gostaria também de saber se houver algum outro componente que eu precise comprar.
- Moro em Fortaleza, a tensão aqui é 220v...Vou precisar usar algum dispositivo pra converter a volltagem de 110V para 220V?

Desculpem qualquer inexperiência na minha dúvida/descrição e o extenso texto...Desde já agradeço as informações e esclarecimentos.

Postado

5400g não existe, e qual a lógica de colocar um processador com vídeo integrado que é mais caro que um sem se você já tem uma GPU?

water cooler é desperdicio de dinheiro, vai pagar caro sem necessidade

Sua fonte tá OK, mas tem opções melhores, se você for colocar um 5600x, pegue uma a520m ds3h que já vai suprir, cooler pegue um gammaxx 400 v2

Memória de 2666mhz não são uma boa com Ryzen, eles adoram frequencia alta pra ganhar mais performance, vende seu kit atual e compra um de 3600mhz

O total do kit seria 3.046,69 sem contar a fonte

Ryzen 5 5600X - 1.799,00

A520M DS3H - 559,90

Memória DDR4 Geil Orion, 8GB 3600MHz - 279,90 (PEGUE DUAS)

Gammaxx 400 v2 RED - 127,99

Postado
1 hora atrás, paladino27 disse:

estou querendo colocar um Ryzen 7 5400G.

Eu queria saber onde foi que achou um Ryzen 7 5400G.

Se até eu que atualizei lista de processadores Ryzen na Wikipédia não achei, então agora fiquei curioso.

Inclusive, você pode conferir a lista: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ryzen#APUs_3

Moro em Fortaleza, a tensão aqui é 220v...Vou precisar usar algum dispositivo pra converter a volltagem de 110V para 220V?

Não precisa de nada para converter a tensão, a fonte, sendo PFC Ativo, e sendo Full Range, vai trabalhar em tensões de 96 a 264V, então o 127V (110/115V) e 230V (220/235V) está nesse meio também.

Postado
3 minutos atrás, CaioPeixinho disse:

@Elder Nauvirth Catá eu pesquisei no Google e encontrei um 5400g na gringa kkk 

Deve ser fake o vídeo!

As vezes o resultado de busca deriva de palavras, se procurar Ryzen 7 5400g acha resultado de busca do ali, mas ao abrir o link não direciona para o anuncio especifico.

Sempre é bom ficar atento.

Erros acontecem amigo @paladino27 , por sorte, consegue saber o que tem de errado ao buscar auxilio de outros que sabe sobre o tema.

Mais sorte ainda foi eu ter apresentado aquela lista de processadores, assim pode ver os que tem no mercado.

Mas, não muito sentido comprar processador com vídeo integrado sendo que tem a GPU.

Postado
7 minutos atrás, paladino27 disse:

Nossa, galera, foi mal. Eu coloquei 5400g sem querer. Eu sei que é 5700g, mas me confundi. Sorry. Vou ver se tem como editar.

5700g/5700x já seria desperdicio de dinheiro, você nem placa pra isso tem, um 5600x já aguenta até uma 3080, 3080 ti

Postado

Nota: Orçamento para essa operação é de, no máximo, R$ 4.000,00...Pelo o que andei pesquisando dos preços, é o suficiente.

Ryzen 5 5600X

A520M DS3H

XPG Pylon

Silverstone Fara R1

Isso é o que eu recomendo.

- Em relação a refrigeração, pretendo também comprar um watercooler junto com essas peças, logo eu gostaria de recomendações de um que se encaixasse nesse setup...Com um bom preço, claro. Não tenho interesse em RGB, pode ser bem simples, porém que faça o trabalho necessário.

Não precisa, um Fuma 2 tem mais desempenho e não tem risco de explodir o teu PC em água.

- A minha maior dúvida é em relação ao gabinete, não sei se vou ter algum problema na montagem das peças com esse gabinete. Ao que parece não, pois o mesmo tem padrão mATX e ATX, características essas da placa-mãe e da fonte em questão.

Tem ATX no nome? vai caber, só recomendo trocar o gabinete também, esse Gamemax é medíocre.

- Como nunca instalei um kit upgrade e tenho pouca experiência em colocar peças no PC (só instalei placa de vídeo, SSD, Ram e fiz a montagem de um PC simples de um amigo)...Dessa forma, se puderem apontar algum problema que eu venha ter nessa montagem, fico agradecido. Gostaria também de saber se houver algum outro componente que eu precise comprar.

Você pode ter problema no encaixe da placa-mãe no gabinete se ele for ruim, agora se for um de qualidade, não acho que vá ter problema, no máximo na hora do Cable Management.

- Moro em Fortaleza, a tensão aqui é 220v...Vou precisar usar algum dispositivo pra converter a volltagem de 110V para 220V?

Primeiramente, acho que minha casa tá errada então, aqui é tudo 110V...

Enfim, você não precisa mudar, a fonte já trabalha automaticamente na tensão da tomada, e inclusive, a fonte funciona melhor em 220V.

Postado
12 minutos atrás, Pepse disse:

Primeiramente, acho que minha casa tá errada então, aqui é tudo 110V...

Cara quando eu morava aí era 220v também, mas na casa onde um amigo meu morava era 110v

Postado

Rapaziada, obrigado pela atenção. Eu já estou dando uma olhada no preço dos componentes que vocês indicaram.
Só mais três pontos:

- Indicação de pasta de térmica para montar o processador (caso não venha uma pasta junto com Gammaxx 400).
- Eu pesquisei a XPG Pylon e achei de 550w com PFC ativo, dessa forma não preciso me preocupar com a tensão, né? Só ligar na tomada e ser feliz?
- O meu processador já é um Ryzen 5 3400g, trocar por um 5600x vai realmente me dar uma ganho de desempenho notavel?

Postado
Citação

- Indicação de pasta de térmica para montar o processador (caso não venha uma pasta junto com Gammaxx 400).

Todo cooler já vem com pasta térmica pré-aplicada, mas uma hora você vai precisar trocar, pega uma MX-4 da artic silver quando puder

Citação

- Eu pesquisei a XPG Pylon e achei de 550w com PFC ativo, dessa forma não preciso me preocupar com a tensão, né? Só ligar na tomada e ser feliz?

Exatamente

Citação

- O meu processador já é um Ryzen 5 3400g, trocar por um 5600x vai realmente me dar uma ganho de desempenho notavel?

Você vai estar trocando um 4/8 com single core mediano pra um 6/12 com performance single core semelhante a um i9 10900k, a diferença vai ser enorme, não vai mais ter gargalos enquanto joga, seu processador dificilmente vai chegar a 100% apenas jogando 

Postado

@Fuzion200 Pois é, depois que eu fiz essa pergunta eu fui pesquisar o comparativo entre ambos os processadores. No site que eu olhei, a diferença é muito grande.

Outra coisa, essa fonte sendo "apenas" de 550w, não pode mais tarde me impedir de colocar uma placa mais robusta, tipo uma 3060?

Postado
36 minutos atrás, paladino27 disse:

@Fuzion200 Pois é, depois que eu fiz essa pergunta eu fui pesquisar o comparativo entre ambos os processadores. No site que eu olhei, a diferença é muito grande.

Outra coisa, essa fonte sendo "apenas" de 550w, não pode mais tarde me impedir de colocar uma placa mais robusta, tipo uma 3060?

550w ainda é suficiente pra uma 3060, você só vai precisar se preocupar com 3060 ti pra frente

Postado

@Fuzion200 Entendi, irmão. Muito obrigado ai pelas dicas, ajudou demais.

O meu erro de ter trocado o 5700G por 5400G meio que deixou o post troll, mas acredito que ainda sim possa ser relevante pra alguém que tenha um dúvida parecida com a minha.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...