Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar a placa de proteção que vem na bateria litio


orieva

Posts recomendados

amigos eu estou com uma bateria do Avision Boobox, a bateria vem com 8 bat litio ou 8 celulas  (foto) eu fiz teste nas bat individualmente e percebi que a maioria da 3v e so duas apresentou 2,94 e 2,74. gostaria de saber qual teste mim da a certeza que o circuito da placa de proteção esta boa ( teste com multimetro )

 

WhatsApp Image 2022-02-05 at 23.47.03 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-02-05 at 23.47.03 (2).jpeg

WhatsApp Image 2022-02-05 at 23.47.03.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if amigo eu queria ter a certe que a placa tá boa.

eu abri a bateria e a mesma tem 8 celulas . estou testando uma de cada vez e percebi que a maioria  tem 2.95 e só uma tinha 2.84. estou aplicando carga com a fonte e acompanhando no mult. e elas estão chegando a 3.80 em um intervalo de 30 a 40 mint. percebi que ao retira a fote da correte cai 0.10 ( ex. 3.80 ao retirar a fonte 3.70 )

se algum amigo poder ajudar no teste da placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Minha contribuição simplinha :

 

Sua placa BMS é uma versão econômica, não é para 8 baterias e sim para DUAS apenas, e elas estão ligadas em paralelo , no caso DOIS pares de 4 baterias.

 

Essa configuração é aceitável, só não é eficiente quando o aparelho já tem algum tempo de uso.

 

A placa BMS é  uma proteção para as baterias não excederam a tensão de carga,  normalmente 4.2 V e não descarregarem abaixo da tensão minima que normalmente seria 2,5V .

 

 O ideal é que cada pack tenha uma controladora para o numero correto de baterias, desta forma voce obteria o balanceamento delas e uma vida util bem maior.     Acontece que os fabricantes de 'trecos'  economizam nos componentes para aumentar o lucro , já que com peças inadequadas o equipamento vai morrer antes do prazo e a pessoa compra um novo aparelho !

 

O fato de voce não ter a mesma tensão em todas é porque elas foram carregadas e descarregadas sem BALANCEAMENTO ,  cujo processo só ocorre quando a placa  tem a especificação para o numero exato de baterias .

 

Ilustrando , veja abaixo uma placa BMS  para 4 baterias, existem CINCO fios necessários para monitorar e balancear adequadamente.

 

Então , para testar a sua placa é necessário colocar somente 2 baterias, fazer um processo de carga completa e um de descarga completa, para saber se ela está monitorando os limites . 

 

Caso esteja funcionando voce pode substituir somente as baterias que mostrem depleção anormal , caso encontre da mesma marca e modelo do pack,. O ideal é comprar um lote completo de 8 baterias de um mesmo modelo, porque estarão com a vida util equalizada. E as que sobrarem desse pack baleado voce pode usar em outros dispositivos.

 

 

bms-4S.jpg

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher muito obrigado pela aula. você falou para testar usando apenas duas celulas das 8 ? em serie ou paralelo?

eu desmontei e fui dando carga em cada uma monitorando com o mult. digital.

@alexandre.mbm eu carreguei cada uma. monitorando com o mult. digital. mais antes testei cada uma e percebi que só uma dava 2.84 e as outras 2.95. eu fui dando carga ate ficar com 3.80

eu numerei cada bateria e fui fazendo uma anotação.

bat1

inicio 2.95 e 1hora depois ficou com 3.90 ao retirar da fonte cai para 3.80 

algumas com 30 ou 40 minutos ja chegava ao 3.80

3.80 foi eu que estipulei.

percebi que ao retirar da fonte da uma queda de 0.10 ex 3.90 cai para 3.80.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@orieva , veja a ilustração,  sua placa deve receber 2 baterias conforme esse diagrama . Então dê carga plena e meça a tensão de ambas após desligar da fonte.

Essa queda de tensão ao desligar é normal, não se preocupe. 

Depois alimente algum circuito para fazer a descarga e ver se a placa faz o corte no valor de segurança.  

Pelo que entendi voce quer testar a placa, então esse é o procedimento. 

Screenshot_20220207-102804_Chrome.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm são 8 celulas (eu postei foto da bateria completa) você acha que com essa tensão de 3.80 , 382 ,3.85 e 3.81 não vai da certo se eu montar e colocar a placa de proteção? 

@Tito Fisher amigo eu  não entendi sobre pegar duas bateria. você esta sugerindo que eu faça um teste usando a placa de proteção com duas baterias ligada na fonte de 5v? é isso?

  @Tito Fisher  

( "Pelo que entendi voce quer testar a placa, então esse é o procedimento.") isso amigo.

não entendi a ilustração.

mais eu sei deixar a placa do mesmo que estava com as 8 celulas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Para testar a eficácia/eficiência da placa 2S voce deve colocar somente duas baterias, para saber se ela está fazendo o balanceamento correto, porque com as outras em paralelo se alguma estiver com defeito o sistema vai  "fazer a média"  da carga e descarga e voce não terá como saber se o defeito está na placa ou nas baterias.

 

Veja o desenho abaixo, eu reproduzi o anterior colocando as 8 baterias, 2 pares de 4 .

voce deve remover as demais, ( que coloquei um traçado azul em volta ) deixando apenas duas , ligadas conforme o esquema anterior que voce já conhecia,  Os polos positivo e negativo da placa nas extremidades do par em série, e o terminal BM vai ficar na emenda delas .

 

 O fio vermelho e preto vão na fonte de alimentação, mas não acredito que seja de 5V  e sim algo entre 8V a 9V ,  depois confere na fonte original do aparelho.

 

 

bms-teste.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, orieva disse:

veja se é assim?

 

...

 

5 horas atrás, Tito Fisher disse:

isso, remova os 3 pares de baixo

 

2s.png.5b14db75e21348373c8592274d6d7b12.png

 

Configuração original, para a qual a placa de fato foi projetada.

 

É um pack 2S padrão! Duas células em série, totaizando 7,4V de tensão. Sendo que o carregamento é feito com o desejável BALANCEAMENTO, onde o fio verde drena a diferença que for necessária.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm bom dia amigo. você é 10. aprendi muito com essa explicação. esta ocorrendo exatamente assim.

uma duvida; no caso essa placa ela foi feita para usar apenas duas celulas? outra coisa e a fonte para ela, como saber a ideal? 

 

 

estou dando carga em duas  de cada vez. depois vou posta todo o caminhar dessa tarefa. 

agora gostaria de saber se eu posso colocar duas baterias da mesma maneira que estou dando carga, e colocar no conector de alimentação do som, para testar o mesmo? você acha que vai ligar o som?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 08/02/2022 às 09:23, orieva disse:

no caso, essa placa, ela foi feita para usar apenas duas celulas?

 

Para balancear, sim.

 

Em 08/02/2022 às 09:23, orieva disse:

a fonte para ela, como saber a ideal?

 

Qual é o código do CI principal?

 

@orieva, sua foto não deixa vê-lo. Está ilegível.

.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2022 às 03:41, alexandre.mbm disse:

 

Para balancear, sim.

 

 

Qual é o código do CI principal?

 

@orieva, sua foto não deixa vê-lo. Está ilegível.

vou postar a foto já que não sei qual CI você se refere da placa. ( foto)

 

 

Não entendi.

amigo eu fiz um tópico para essa pergunta

já que esse topico foi para entender sobre a bateria de 8 celulas e a placa de controle.

@orieva, eu não sei se este BMS é feito para ficar online.

 

Por favor conserte sua mensagem #17. Está com a formatação confuso. Também é mais interessante mover o assunto do tablet para um novo tópico. desculpa amigo mais ocorreu um travamento que não fazia a postagem ser postada e de tanto tentar acho que errei e foi para o topico do Tablet.

sobre o Tablet eu fiz um tópico esse aparelho é do meu filho e eu não quero desmontar muito já que eu não trabalho com ele. mais queria um passo a passo de teste com o multímetro e saber se daria para diagnosticar o defeito.

 

 

placa a1 som.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, orieva disse:

placa a1 som.jpeg

 

@orieva, foto errada! Esta é outra placa que não se refere ao Tópico presente.

 

A mensagem #17 continua inútil...

 

Em 08/02/2022 às 22:54, orieva disse:

..no conector do som, para testar o mesmo? você acha que vai ligar o som?

 

Pergunta esvaziada de sentido. Sugiro que você a apague e crie novo tópico para tratar do amplificador de áudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, orieva disse:

não sei apagar as postagem

 

Tente:

 

  1) Função "Selecionar tudo"

  2) DELETE ou BACKSPACE

 

Continuando...

 

bms.jpg.67de91d8706decdadb9f3fa9e644d98a.jpg

 

O primeiro CI, o menor, apesar de ter grafado algo como "7022", provavelmente é um irmão do DW01, pois o mercado faz esse kit:

 

kit.jpg.233500b6891b3d06ebe7f1adcd30374e.jpg

 

Por aproximadamente R$ 15.

 

Esta é uma plaquinha "moeda" protetora de célula 18650:

 

protetor.jpg.ca12a8c68e4af555a83f45bd0607d471.jpg

 

O componente 8205A é um MOSFET. O outro faz a "inteligência" da placa, com proteções.

 

DW01.pdf + 8205A.pdf

 

Update

 

@orieva, você pode cortar as imagens para melhor apresentá-las.

 

cortar.jpg.2e1ae8cc4dce9e503d2fa531bd82d7da.jpg

 

@orieva, você pode nos dar uma boa foto do verso da sua placa (que é verde, e não azul)?

 

Poderemos ver também o nome dela.

 

Só por desencargo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@orieva, para seguirmos em frente com esse estudo, vamos precisar esquecer minha suposição:

 

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

O primeiro CI, o menor, apesar de ter grafado algo como "7022", provavelmente é um irmão do DW01

 

Eu errei feio aqui!

 

Precisamos ler direito o código. Porque os DW01 apenas protegem uma célula, ainda que uma gambiarra possa ser imaginada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Tente:

 

  1) Função "Selecionar tudo"

  2) DELETE ou BACKSPACE

bom dia amigo. eu já tentei e não deu certo. deixa...

 

Continuando...

 

bms.jpg.67de91d8706decdadb9f3fa9e644d98a.jpg

 

O primeiro CI, o menor, apesar de ter grafado algo como "7022", provavelmente é um irmão do DW01, pois o mercado faz esse kit:

 

kit.jpg.233500b6891b3d06ebe7f1adcd30374e.jpg

 

Por aproximadamente R$ 15.

 

Esta é uma plaquinha "moeda" protetora de célula 18650:

 

protetor.jpg.ca12a8c68e4af555a83f45bd0607d471.jpg

 

O componente 8205A é um MOSFET. O outro faz a "inteligência" da placa, com proteções.

 

DW01.pdf + 8205A.pdf

 

Update

 

@orieva, você pode cortar as imagens para melhor apresentá-las.

 

cortar.jpg.2e1ae8cc4dce9e503d2fa531bd82d7da.jpg

 

@orieva, você pode nos dar uma boa foto do verso da sua placa (que é verde, e não azul)?

 

Poderemos ver também o nome dela.

 

Só por desencargo...

amigo Alexandre você é muito inteligente e tem muito recurso técnico. eu aprendi na bancada...

você poderia me dizer de maneira pratica se eu pegar duas celulas ou quatro separando as duas primeiras com o bm. e do jeito que ela é montada completa com as 8 celulas. você acha que eu poderia conecta no som para testar: á placa de proteção e ao mesmo tempo o apar. de som?

 

 

Em 07/02/2022 às 20:57, orieva disse:

eu retirei as 6 celulas e com o esquema das duas dei carga em duas de cada vez e foi assim:

ex. bat 1 e 2 

a 1 apresentava 3.78

a 2 apresentava 3.80

as duas juntas apresentou 7.56 ( sem a fonte ligada)

e com a fonte ligada 7.56

com 30 mint. de carga 7.53

com 1 hora de carga 7.46

com 3 horas   7.33

quase todas apresentou esse mesmo processo de perder 0 .30 a 0.50

apenas uma da 8 celulas apresentou uma temperatura no corpo ( ficou quente ) eu a retirei e coloquei outra no pact das 8 celulas.

 

 

placa.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@orieva , para respostas mais seguras, é sempre interessante conhecer o hardware com exatidão. Então, por favor, nos dê o que está pendente:

 

15 horas atrás, alexandre.mbm disse:

uma boa foto do verso da sua placa (que é verde, e não azul)

 

o nome dela

 

Na verdade, o que mais está importando é a identificação daquele CI com 6 pinos. 

 

@orieva, o produto que encontrei mais parecido com o seu é o seguinte:

 

BMC-2S-5A-NTC.jpg.482e4e0044b625d77f11891e9176d959.jpg

 

Nesta placa (acima) as conexões "dão a entender" que o circuito suporta carga e descarga em simultâneo, como aliás é o usual nesse mercado mais atual de dispositivos recarregáveis.

 

Continuando...

 

Quanto à quantidade de células, o raciocínio é o seguinte. Vamos pressupor que cada célula tem 1000 mAh de capacidade:

 

  • Duas dessas células em série são 7,4V e os mesmos 1000 mAh.

 

  • Já uma série 2P+2P fará 2000 mAh em cada "etapa de células paralelas", e o total desse pack 2S de 4 células será 2000 mAh.

 

  • Para 6 células, 3000 mAh.

 

Você apenas diminuirá o tempo de duração da energização. Em volumes altos, se a carga do pack estiver baixa o suficiente para a saúde dele, tudo poderá apagar mais rápido.

 

Esses cálculos são teóricos. Na prática, a saúde de cada célula vai mudá-los em algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@orieva , para respostas mais seguras, é sempre interessante conhecer o hardware com exatidão. Então, por favor, nos dê o que está pendente:

 

 

Na verdade, o que mais está importando é a identificação daquele CI com 6 pinos. 

enviei a foto 

 

@orieva, o produto que encontrei mais parecido com o seu é o seguinte: é diferente

 

BMC-2S-5A-NTC.jpg.482e4e0044b625d77f11891e9176d959.jpg

 

Nesta placa (acima) as conexões "dão a entender" que o circuito suporta carga e descarga em simultâneo, como aliás é o usual nesse mercado mais atual de dispositivos recarregáveis.

 

Continuando...

 

Quanto à quantidade de células, o raciocínio é o seguinte. Vamos pressupor que cada célula tem 1000 mAh de capacidade:

 

  • Duas dessas células em série são 7,4V e os mesmos 1000 mAh.

 

  • Já uma série 2P+2P fará 2000 mAh em cada "etapa de células paralelas", e o total desse pack 2S de 4 células será 2000 mAh.

 

  • Para 6 células, 3000 mAh.

 

Você apenas diminuirá o tempo de duração da energização. Em volumes altos, se a carga do pack estiver baixa o suficiente para a saúde dele, tudo poderá apagar mais rápido.

 

Esses cálculos são teóricos. Na prática, a saúde de cada célula vai mudá-los em algo.

rapaz você é fera. 

tem muito conhecimento.

estou enviando as fotos da placa. 

você viu o que eu postei sobre as cargas  das bateria? 

eu com o pouco conhecimento sobre esse tema gostaria de saber se a placa esta boa se esta fazendo a função dela que é dar carga  e proteger as bateria ( como fazer de forma pratica? ) 

placa prot verd.jpeg

placa de prot ci zum.jpeg

placa de prot ci.jpeg

12 horas atrás, orieva disse:
Em 07/02/2022 às 20:57, orieva disse:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora sim, temos fotos!

 

7022.jpg.46d6ac6b9fe4a768766aef44d4e6cb2e.jpg

 

A boa notícia é que eu já tinha adivinhado certo, esse "7022".

 

A péssima notícia é que eu não encontrei coisa útil sobre ele, ontem, depois de um google bem demorado.

 

verso-da-placa.jpg.a0a30ec2de9ca2b8bee16923c8a16c9a.jpg

 

Pelo menos agora temos como levantar o cicuito, com muita segurança. Só a título de geração de conhecimento...

 

E o nome é: XBL-2S-4MOS

 

Infelizmente uma desconhecida de São Google!

 

6 horas atrás, orieva disse:

rapaz você é fera

tem muito conhecimento

 

Nem tudo é o que parece. Eu apenas sou um entusiasta da cultura wiki.

 

6 horas atrás, orieva disse:

gostaria de saber se a placa esta boa se esta fazendo a função dela que é dar carga  e proteger as bateria

 

Vamos chegar lá!

 

Nem que seja com um "datasheet imaginário" para o tal 7022.

 

Existem vários outros CIs que se propõem ao lugar dele. Levantando-se o circuito dessa sua placa nós poderemos encontrar o datasheet de um CI semelhante, em seu circuito de referência, a este misterioso 7022.

 

Mas se você quer apenas testes...

 

Nem precisa de esquema. Valide a saúde de duas células individualmente, usando outra placa carregadora de célula, 1S. Então, coloque-as na nossa placa para descarregá-las como pack, e em seguida carregá-las (como pack). Monitorando tudo.

 

Essa sua placa, por ser um BMS 2S, deverá manter a tensão sobre cada uma das duas células equilibrada, durante todo o tempo. Isto chama-se "balanceamento" e deve ocorrer a todo instante. Lembre-se de começar com duas células completamente carregadas. Fica mais fácil.

 

Mas podemos (?) presumir que o 7022 implementa as seguintes proteções?

 

  a) Curto-circuito

  b) Sobrecorrente p/ 5A (?)

  c) Sobretensão >4,2V  (?)

  d) Descarga <2,5V (?)

 

Melhor não...

 

Pois adivinhar tais funções agora pode ser demasiado imprudente.

 

Sugiro ter paciência. Vamos simplesmente levantar o circuito e pescar um datasheet.

 

Update

 

@orieva, mostre aí de onde P+ e P- estão vindo, na Boombox.

 

577482311_pp-.jpg.a98966a5ce32a6bfc5356d72af09fcbe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, alexandre.mbm disse:

7022.jpg.46d6ac6b9fe4a768766aef44d4e6cb2e.jpg

 

Eu desenhei aqui o cicuito quase todo. Porém, está incerto sobre as trilhas que possivelmente passam por baixo do 7022.

 

E o pior: também tem alguma incerteza sobre o que passa por baixo dos quatro 8205A. Apesar de que esses, dá pra supor que estão em paralelo fazendo suporte para 15A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!