Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5-11600k a 100 °C, é normal ou ruim?


Posts recomendados

Olá, adquiri o processado i5 11600k, mas tenho algumas duvidas referente a temperatura, no site da Intel informar que a temperatura limite é 100 °C e o TDP de 125W, mas no meu PC essa temperatura quando estressado no máximo (180 TDP aproximadamente), chega na temperatura limite de 100 °C (a placa-mãe limita o TDP/GHz quando chega nessa temperatura).  Ai vem minha pergunta, é o aceitável para o dia dia a temperatura do desse processado chegar a 100 °C quando for o caso? ou tem que ser menos, por exemplo em Stock, que fica próximo do limite de 85°C/125TDP.

Configuração
processador: i5-11600k
placa-mãe: H570 TUF
memoria: 32gb vengeance

refrigeração: ML120L RGB TUF Gaming
fonte: Super Flower 750w

Obs: mesmo eu não tendo uma Z590 para fazer Overclock, a H570 consegue desbloquear o TDP para alcançar frequências até o limite de 100 °C. Ou seja, quanto mais frio você conseguir deixar a CPU mais alta a frequência consegue ficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele esta bem encaixado, tem uma boa quantidade de pasta térmica Arctic Silver 5, o gabinete é

Sharkoon DG7000 Green que é bem ventilado. Na questão de um cooler torre, não cabe por causa das memórias. Mas a questão é, se é danoso porque a Intel pois esse limite ao invés de 85° a 125TDP? se eu tivesse um Fuma 2 eu também chegaria a 100 °C mas talvez meu TDP chegaria nas casa de 220 a 250.

veja esse teste do guru 3d, mesmo com um MSI MPG Series CORELIQUID K360 ele chegou a 100 °C.

https://www.guru3d.com/articles_pages/intel_core_i5_11600k_processor_review,5.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Qual o sentido do ventilador do radiador do water cooler?" para fora
"Ele joga o ar quente pra fora?" sim
"E por onde está entrando o ar frio? Pela frente do gabinete?"  sim
"Qual ou quais as ventoinhas que você está utilizando?"
4x fans MF140R RGB R4-140R-15PC-R2 e mais uma que veio com o radiador

mas não sei se essas respostas vão solucionar essa duvida, pois no teste do guru3d eles usaram um CORELIQUID K360 e mesmo assim chegou a 100 °C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Give Way Man, tive um problema similar quando fiz um upgrade pra minha CPU atual (Antes: i7 7700k / Agora: i7 11700).

Eu usava um WC da CoolerMaster de 120mm, meu PC em IDLE ficava em 80°C e em Jogos ou stressando ficava nos 100°C.

 

Essa temperatura que sua CPU está chegando é extremamente alta e nem é aconselhavel utilizar o PC nessa temperatura.

 

Uma das soluções foi o que nosso amigo @Pepse  mencionou, eu comprei um Scythe Fuma 2.

Em IDLE, de 80°C desceu pra 60°C e em jogos, ficava entre 80/85 °C (Um pouco alto ainda, mas já era aceitavél).

Mas eu estava com outro problema, pois o gabinete que eu utilizava era com a frente de plástico, assim ficando uma verdadeira estufa dentro dele.

 

Fiz a troca do gabinete, por um que tem a frente toda em MESH.

Após isso, em idle, minha CPU não passava dos 35°C e em Jogos no máximo 65°C

 

Isso tudo foi graças a combinação de um BOM AirCooler e um Gabinete com melhor AirFlow.

 

Sobre os fans, como não mencionou... verifique se os fans estão assim:

- 2x Cooler na parte frontal jogando o AR pra DENTRO.

- 2x Cooler na parte superior jogando o AR para FORA.

- 1x Cooler na parte traseira jogando o AR para FORA.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu conseguir resolver o problema de temperatura, o meu processador estava em overclock, desativei tudo e agora ele fica em  60°C em jogos e 80 em estresse e 35 em idle, mas a 125W, ou seja em Stock. O problema do Scythe Fuma 2 é que eu ja comprei o ML120L RGB TUF Gaming para esse problema. Se eu soube que tinha um cooler torre tão eficiente e PRINCIPALMENTE, não ficava em cima da memoria eu teria comprado. 

sobre os fans então todos do jeito que indicou.

 

meu gabinete. 
https://pt.sharkoon.com/product/3222/DG7000#gallery
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Give Way Eu não tenho mais o Scythe Fuma 2... mas por ele ser bem parrudo, ele ficava por cima das memórias. 

Mas ele tem um corte no dissipador justamente por isso.

O unico problema dele é só a estetica, pois ele é enorme e tampava a visão das memórias.

Mas a eficiencia dele é ótima.

 

E sim, parece que seu problema foi resolvido.

Pois essas temperatuas que relatou após desativar o Overclock, está ótimas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!