Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal, tudo bem? Já peço desculpas pelo tamanho da mensagem. Estou com um problema, que imagino ser nas configurações do meu  roteador (TP-Link Archer C80). Meu apartamento não é imenso, mas curto deixar tudo que posso conectado pelo cabo, por isso fiz essa distribuição aqui:

Observações:

• O Archer C2, está sendo utilizado como switch (liguei o cabo que vem do C80 na porta LAN);
  • Todas as portas dos equipamentos da imagem são Gigabit.
  • O IPV6 está pegando normalmente depois que fiz um ajuste, os prints são antes desse ajuste (única alteração foi na tela do IPV6 tirei de Pass Through para router).

Rede:

spacer.png

Os meus problemas são esses:

• A velocidade não chega nem a 100Mb/s nos cabos (mesmo pagando 240Mb/s);
  • As portas LAN do roteador ficam como sendo 100Mbps ao invés de 1000Mbps;
  • Obs.: A velocidade já chegou em 240Mb/s e as portas do roteador já ficaram em 1000Mbps, por isso acredito que seja alguma configuração. No último trimestre teve um problema na rede externa e ficou caindo a rede durante 8 dias, e nesse meio tempo eu reiniciei tanto o roteador quanto o modem pra ver se voltava, até saber que o problema era rede externa.
  • Já testei um cabo direto do roteador para meu notebook, e mesmo assim não chega a 1000Mbps.

Velocidade:

spacer.png

Configuração Roteador - Obs.: Só coloquei imagens dos pontos que tem opção de edição:

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

spacer.png

• Membro VIP
Postado

Não sei qual dos modelos isto ocorre, mas nos acessos NET/Claro alguns modems possuem apenas 1 porta Gigabit, as outras estão configuradas ou são Fast.

Postado

Opa @dwatashi, obrigado pela resposta, O modem da claro está normal como Gigabit, e está entrando no meu roteador pessoal como Gigabit também, visto que no wifi passa dos 250Mbs.

Obs.: O modem da Claro está em modo bridge com o wifi desligado, toda a distribuição da rede (cabeada e wifi) é realizada pelo TP-Link Archer C80 (comprado por mim).

Postado

Vou repetir aqui o que já disse agora há pouco para outra pessoa reclamando de porta gigabit que funciona somente 100Mbps: todos os seus cabos de rede são no mínimo cat5e? Dependendo da distância e do isolamento dos cabos de rede (ou da falta de isolamento), pode ser que tenha que usar cabo acima de cat5e para poder ter conexão estável gigabit.

Postado

@Marco Tada, obrigado pela resposta.

A ligação do modem <> roteador tá chegando corretamente como Gigabit, são somente os cabos que saem do roteador e vão para os outros equipamentos que tá como Megabit, esses cabos não foram trocados e antes já chegou em Giga, então acredito que esses cabos sejam, sim, Cat5e. 

A única coisa diferente que fiz foi colocar tomadas RJ45, pois os cabos que saem da parede eram curtos (antes utilizava emenda [aquelas amarelas de plástico], porém vira e mexe perdia a conexão pois elas são muito ruins).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!