Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho uma B550M que tem um dissipador para o NVMe ligado direto no processador.

Comprei 2 de 512gb e vou usar os 2 slots, mas só um tem o dissipador, a questão é:

O NVMe que comprei vem com dissipador de grapheno, posso ligar o dissipador da placa-mãe por cima? Sendo que o NVMe  them um disspador de grapheno com uma estampa e o dissipador da placa-mãe tem thermal pad.

Vou deixar umas fotos aqui. 

Esse é o NVMe e o dissipador que tenho.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

imagem_2022-02-16_104347.png

Postado

@Gabriel Filipe Oliveira Me A última vez que vi teste de dissipador de graphene os resultados foram péssimos. Não use os dois simultaneamente, apenas um ou outro. Se usar ambos além de forçar o slot do M.2 na placa-mãe, ainda vai anular integral ou parcialmente o efeito do que ficar em contato direto com o M.2. No geral M.2 não precisa de arrefecimento a menos que você esteja rodando em um servidor de dados. Para uso doméstico a temperatura ideal de operação é entre 40° e 50°, não devendo ficar muito abaixo ou acima disso. Muito abaixo dá um problema, acima dá outro, então tem que manter na faixa ideal que é o que ele já mantém normalmente só de ter um gabinete razoavelmente bem ventilado.

Pesquisei aqui um pouco, esse graphene é usado no lugar do thermal compound ou thermal pad com a promessa de que vai funcionar melhor do que ambos, mas nos testes que o Linus fez no canal dele a performance é pior do que qualquer pasta térmica mais medíocre. Isso foi no produto que ele adquiriu para o referido teste, mas não achei nenhum teste para produtos posteriores, menos ainda para o seu que sequer tem marca (kingspec é basicamente genérico).

Postado
Em 16/02/2022 às 10:56, ZchanNel__l disse:

@Shaman93 @Gabriel Filipe Oliveira Me Exatamente, fiz uma breve pesquisa após comentar aqui e reparei que não é um dissipador que vem acoplado no M.2 e sim um adesivo.

Então já que sua MB vem com dissipador, utilize-o

Acha que tem problema o thermal pad grudar no adesivo? Depois é só eu substituir caso necessário, né? 

Postado
4 minutos atrás, ZchanNel__l disse:

@Gabriel Filipe Oliveira Me Não conheço esse tipo de dissipador de graphene.

Como nosso amigo @WOZ Dodstem mais conhecimento, eu iria pela recomendação dele.

Use um ou outro, e não os dois juntos.

Eu particularmente usaria o da placa-mãe.

Beleza, nesse caso eu vou ter que remover o adesivo, se eu fizer um upgrade de NVMe para 1tb depois e colocar ele na entrada que não tem dissipador, pode ocorrer superaquecimento?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!