Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, eu tô com um problema com uma fonte 12V que eu comprei pra instalar fitas de led com dimmer em casa. Porém, ao dimerizar o led, vamos dizer que dos primeiros 5% até os ultimos 95% do caminho a fonte produz um ruído muito agudo. Circulei o +/- lugar que tá fazendo ruído. Alguém tem ideias do que pode ser?

WhatsApp Image 2022-02-16 at 19.10.31 2.jpeg

WhatsApp Image 2022-02-16 at 19.10.29 2.jpeg

Postado

Verifique a frequência de chaveamento do seu led. Se for muito elevada vai escutá-la na fonte. Provavelmente seu dimmer é composto por um NE555 que comanda um mosfet. Se positivo irá encontrar uns 2 capacitores pequenos e um maior responsável pela frequência. Coloque um de muito maior valor em paralelo com o capacitor responsável pela frequência. Isso irá baixar a frequência. Deverá ser um capacitor de no mínimo 16V. Qualquer frequência acima de 25Hz já dá um bom efeito visual mas atrapalha nas fotos e filmagens. Frequência >=200Hz já possibilita boas fotos e filmagens.

• Curtir 3
Postado
2 horas atrás, EnzzoS disse:

@Sérgio Lembo Ou seja, preciso realmente abrir o dimmer? Pergunto porque não tenho experiências com essas coisas de elétrica, e isso que você mencionou parece bem complexo

Se no seu nível de experiência isso parece ser complexo é melhor não abrir.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Vamos tentar simplificar... abra e coloque uma gotinha de supercola nas peças que tem fio enrolado.. coloque nos fios. Principalmente na maior: o trafo principal.. coloque no centro.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Cola quente é uma ideia mas penso que ela não deve evitar a vibração do suposto treco que vibra o qual suponho ser o trafo principal: a maior peça central da 2ª foto. Tenta conferir com o ouvido (com o nariz é que não é né...)

Capacitores EC5 EC4 parecem pequenos... corrente alta pode dar ripple... Também pode tentar +1 duns 1000u ou + na saída -- ++

• Curtir 1
Postado
54 minutos atrás, .if disse:

Cola quente é uma ideia mas penso que ela não deve evitar a vibração do suposto treco que vibra o qual suponho ser o trafo principal: a maior peça central da 2ª foto. Tenta conferir com o ouvido (com o nariz é que não é né...)

Capacitores EC5 EC4 parecem pequenos... corrente alta pode dar ripple... Também pode tentar +1 duns 1000u ou + na saída -- ++

Realmente, dps de ouvir com atenção, o ruído vem do trafo principal, infelizmente. Acha que devo tentar usar a cola primeiro para ver se resolve o problema? Se sim, eu devo tirar essa "capa" amarela do trafo pra depois colocar a cola?

• Membro VIP
Postado

Não tire a capa. Apenas coloque a cola quente nas laterais. Tente também uma abraçadeira (amarrador, enforca gato, amarra gato, tirrápia .. o que quiser) amarrando o ferrite - a coisa preta - lateralmente.

abç

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, EnzzoS disse:

o ruído vem do trafo principal

devo tentar usar a cola primeiro, para ver se resolve o problema?

devo tirar essa "capa" amarela do trafo pra depois colocar a cola?

Trafo é algo esquenta. Eu não colocaria cola-quente aí.

Pessoal, aquela resina branca que vem de fábrica em algumas placas, como se fosse um trabalho de cola, é o que?

7 horas atrás, .if disse:

Não tire a capa. Apenas coloque a cola quente nas laterais. 

Exatamente onde?

Em cima da fita amarela?

Postado
23 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Trafo é algo esquenta. Eu não colocaria cola-quente aí

Da onde saiu esse papo de cola quente? 

Essa não serve, mesmo fria é igual a borracha.

@.if disse pra aplicar super cola:

Em 17/02/2022 às 07:45, .if disse:

abra e coloque uma gotinha de supercola nas peças que tem fio enrolado

@alexandre.mbm Se um trafinho desses esquentar a ponto de derreter cola quente eu jogaria a fonte no lixo! :lol:

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
23 horas atrás, EnzzoS disse:

devo usar cola-quente em algum lugar, então?

11 horas atrás, .if disse:

Cola-quente é uma ideia, mas penso que ela não deve evitar a vibração do suposto treco que vibra

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

De onde saiu esse papo de cola-quente?

São (ou eram) as mensagens #10 e #11.

6 minutos atrás, Renato.88 disse:

mesmo fria [...]

Derrete!

6 minutos atrás, Renato.88 disse:

Se um trafinho desses esquentar a ponto de derreter cola quente eu jogaria a fonte no lixo! :lol:

Realmente. Algo sem proteção e numa carga (potência) exagerada.

• Membro VIP
Postado

Acho que a origem da cola quente foi do autor (até ele tem 😁). O trafo morna e pode amolecer a cola quente tornando ineficaz pro propósito do título. A ideia da resina é boa mas não é qualquer um que tem (eu não tenho 🤪). Aquela branca é justamente pra ambientes vibrantes: ela ajuda a travar as peças no lugar.

12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

aquela resina branca que vem de fábrica em algumas placas

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, .if disse:

Acho que a origem da cola quente foi do autor (até ele tem 😁).

Sim.

3 horas atrás, .if disse:

O trafo morna e pode amolecer a cola-quente

Só testando. Talvez tenha um efeito positivo inesperado: talvez promova que ela sempre permaneça grudenta, quase dura, agindo como borracha amortecedora. Mas é arriscado!

Postado

Obrigado a todos que ajudaram, realmente é bom viver e aprender coisas novas, e como não tinha essa resina que vcs falaram, acabei indo de cola quente, que ajudou a diminuir um pouco o ruído, mas continua irritante. Vou deixar essa fonte de lado por um tempo e ver se continuo com a ideia de usar fita de led com dimmer 😅

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, EnzzoS disse:

ajudou a diminuir um pouco o ruído, mas continua irritante. Vou deixar essa fonte de lado

Puts... desistiu na reta final e com grande chance de vitória.. enfim... escolhas. Eu (eu) tentaria a abraçadeira e depois a supercola... enfim... escolhas...

Sucessos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!