Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vi em uns jogos em 100% boa parte do tempo, mas tem hora que cai. Isso já por si só significa gargalo?

Usado para resolução 720p e detalhes no máximo, já outros personalizado, quando não for possível manter uma boa performance, muito devidamente por ter 4 gb vram.

Postado

Em 720p pode dar algum gargalo sim. Mas se jogar em 1080p dificilmente terá gargalo nesse processador!

Se o seu monitor for 720p, então basta limitar o jogo em 60 FPS para acabar com os gargalos, afinal esse monitor 720p não consegue exibir mais que 60 FPS na tela...

• Coordenador
Postado

@Gonçal Esse processador é mais que suficiente para empurrar essa placa com sobra pensando em 60 FPS. Contudo, se você deseja jogar em resolução menor e maior taxa de FPS, naturalmente poderá perder algum desempenho, a depender do jogo, quando em comparação com processadores mais novos.

P.S.: o fato da placa não estar a 100% não indica, necessariamente, gargalo, uma vez que a otimização do jogo importa muito, ainda mais em uma resolução baixa como 720p.

• Curtir 1
Postado

@KairanD Quer dizer que um processador mais novo pode dar mais quadros em resoluções mais baixas? Isso vale para o gráficos no LOW, certo? Estava vendo processadores mais novos com essa placa e o desempenho praticamente é o mesmo, a não ser por não ter as micros-travadas, entretanto vai de jogo para jogo.

Testei NFS HEAT em 1080p e perdi mais desempenho em relação a 720p, mas a placa ficou mais torada em 100%, em vez de descer o uso. Será que por jogar em resolução menor e carregar a arena de um jogo é por isso acontece umas micro-travadas?

LGA1150 com i7-4790k não tem mais muito para onde ir, ou troca placa de vídeo ou toda plataforma.

Tem a quinta geração, mas é jogar dinheiro fora para mesma ou pior performance. Parece que com uns ajustes ali e aqui o i7-4790k é capaz de trabalhar bem.

Não trabalhei overclock nele ainda, apesar de ter placa-mãe z97 da época.

• Coordenador
Postado

@Gonçal Em resoluções e qualidades mais baixas, a placa de vídeo consegue entregar maior taxa de FPS. Contudo, há determinada taxa que acaba limitada pela capacidade do processador em processar física, elementos e manipular o fluxo de informações. Por isso reduzir a resolução (e/ou a qualidade) acaba acentuando o papel do processador: porque a taxa de FPS entregue será mais alta.

Pensando em 1080p 60 FPS, esse processador poderia empurrar bem placas consideravelmente mais potentes que a RX 570.

Em quais jogos você está notando microstutter?

Você tem monitor 120 Hz ou 144 Hz para taxa de FPS alta fazer sentido?

• Curtir 1
Postado

@KairanD Monitor 60Hz - 75 Hz. O jogo em questão é o FIFA 21 quando abre a arena ou nos menus que é travado a 30 FPS pela EA.

O jogo em questão roda travado em 60 FPS porque senão dar tearing e vai para mais de 100 FPS.

Nas partidas não rola tanto de micro-travadas não, apenas na hora de carregar arena, pensava que se tratava de processador fraco, mas nem é, é da física e do jogo mesmo, antes com processador fraco, um i3 de quarta acontecia isso e agora com mais forte também, que é o i7 de quarta. Na hipótese um i7 de quarta tem que ter desempenho superior 2x que um i3 de quarta.

A mudança de i3 para o i7 de quarta mudou para certos tipos de jogos, mas outros nem fez tanta diferença. Fortnite em resolução 720p e épico uma hora ou outra tem micro-travadas, acho que se trata do jogo em si, a engine unreal engine, a placa roda umas boas partes em 100% de uso e o processador não fica em 100%, também o jogo pode ter problemas de redes , já que é online, então é inevitável. Em jogos mais pesados como NFS Heat que também tem uma parte online, apesar de ter menos FPS praticamente não acontece micro-travadas, o jogo roda de mínima de 40 a mais 60 FPS, 40 FPS a noite porque é muito mais pesado, e o jogo em questão pede uma RX 480 e GTX 1060 no recomendado, o consultor Radeon diz que tenho a config mínima, sendo que já vi RX 580 não conseguir manter 60 FPS em 1080p. Não vi GTX 1060 ainda..

@KairanD Config completa:

Z97M-D3H 1.0

RX 570 4 GB Sapphire Pulse

20 GB RAM < acho que tenho gargalo de RAM porque usar essa sequência de pentes

i7-4790k (sem overclock)

discos 2x 1 meio tera 7200 rpm, 1 x sdd 128 GB

fonte: CX500 < essa aqui já tem anos, nunca vi fonte durar assim.

@KairanD E sim uma placa melhor é capaz de manter bem acima de 60, apesar de um todo gargalo. Penso em não trocar o processador, mas por uma placa melhor para 720p - 1080p.

RX 570 apesar de ser boa, vai entregar resultados não satisfatórios em jogos mais novos. Vou segurar a RX 570 mais e pouco e depois vejo se vendo. Sair de GT 1030 para RX 570, tive que vender primeiramente, aí juntei parte e fui para RX 570, fiquei com a GT 1030 por 5 meses.

@woz dods

• Membro VIP
Postado

Quanto menor a resolução menor as texturas e pixels, o que significa menor uso de memória VRAM e triangulação, cálculo do GPU.

Tem SSD? Já testou o game nele?

4790K e RX570 pra mim é um bom conjunto, a não ser em games CPU cores bound, que não é o caso do FIFA.

Postado

@Phoenyx Quad cores ainda rodam muita coisa. A não ser que a geração PS5/PS4 baguncem tudo. Em todo caso, acho que é entusiasta, sabe de algum jogo cpu cores bound?

@Phoenyx FIFA poderia dizer que rodaria até na geladeira, a não ser porque é GPU-bound, com uma plaquinha de 2 gb já roda.

• Coordenador
Postado
Em 22/02/2022 às 10:22, Gonçal disse:

O jogo em questão roda travado em 60 FPS porque senão dar tearing e vai para mais de 100 FPS.

Você trava o FPS como? Usando algum aplicativo como o RivaTuner ou o vsync?

O vsync pode provocar stutter.

A mudança de i3 para o i7 de quarta mudou para certos tipos de jogos, mas outros nem fez tanta diferença. Fortnite em resolução 720p e épico uma hora ou outra tem micro-travadas, acho que se trata do jogo em si, a engine unreal engine, a placa roda umas boas partes em 100% de uso e o processador não fica em 100%, também o jogo pode ter problemas de redes , já que é online, então é inevitável. Em jogos mais pesados como NFS Heat que também tem uma parte online, apesar de ter menos FPS praticamente não acontece micro-travadas, o jogo roda de mínima de 40 a mais 60 FPS, 40 FPS a noite porque é muito mais pesado, e o jogo em questão pede uma RX 480 e GTX 1060 no recomendado, o consultor Radeon diz que tenho a config mínima, sendo que já vi RX 580 não conseguir manter 60 FPS em 1080p. Não vi GTX 1060 ainda..

Estranho você notar problemas no Fortnite... Qual a taxa média de FPS nele? E como fica o uso do processador?

20 GB RAM < acho que tenho gargalo de RAM porque usar essa sequência de pentes

Não tem problema.

fonte: CX500 < essa aqui já tem anos, nunca vi fonte durar assim.

Fontes de qualidade, se bem cuidadas e utilizadas corretamente (ou seja, sem estabilizador ou no-break iterativo), podem durar muitos anos e mesmo passar de uma década. Minha OCZ ModXStream Pro 600W já tem uns 8 anos, e ainda vai longe...

E sim uma placa melhor é capaz de manter bem acima de 60, apesar de um todo gargalo. Penso em não trocar o processador, mas por uma placa melhor para 720p - 1080p.

RX 570 apesar de ser boa, vai entregar resultados não satisfatórios em jogos mais novos. Vou segurar a RX 570 mais e pouco e depois vejo se vendo. Sair de GT 1030 para RX 570, tive que vender primeiramente, aí juntei parte e fui para RX 570, fiquei com a GT 1030 por 5 meses.

O Core i7 4790K seria inferior a um processador de entrada atual (Core i3 12100), mas ainda empurra muita coisa. A sorte é ter hyper threading. Acho que até o nível da RTX 2060 fica bacana com ele.

Postado

@KairanD

2 horas atrás, KairanD disse:

Você trava o FPS como? Usando algum aplicativo como o RivaTuner ou o vsync?

Estranho você notar problemas no Fortnite... Qual a taxa média de FPS nele? E como fica o uso do processador?

Não tem problema.

Fontes de qualidade, se bem cuidadas e utilizadas corretamente (ou seja, sem estabilizador ou no-break iterativo), podem durar muitos anos e mesmo passar de uma década. Minha OCZ ModXStream Pro 600W já tem uns 8 anos, e ainda vai longe...

O Core i7 4790K seria inferior a um processador de entrada atual (Core i3 12100), mas ainda empurra muita coisa. A sorte é ter hyper threading. Acho que até o nível da RTX 2060 fica bacana com ele.

Inferior ele pode até ser porque é quarta geração, mas o processador por si só não dita nada, vai depender da GPU e todo conjunto. Eu com a GT 1030 estava mais limitado por exemplo a jogos indies, e FIFAS e o NFS Heat rodava todo LOW, deixava na config automática, roda até legalzinho, mas de noite fica a 30 FPS na gt 1030, e 40 FPS na RX 570 no máximo.

ocê trava o FPS como? Usando algum aplicativo como o RivaTuner ou o vsync?

O jogo mesmo tem a opção para 60 FPS. Se não travar fica dando muito tearing e uso desnecessário para renderizar 100 - 200 quadros, sendo que um joguin' de futebol 30 - 40 fps já está de bom tamanho. 60 Quadros melhor ainda.

Viu os vídeos que posto no fórum que serve como guia?

Então, pode ser problema do Fortnite. Porque rodo jogo mais cpu bound e gpu bound e não fica com esse tipo de micro-travadas, nfs heat de dia, roda liso, liso, a noite só tem problemas com as goteiras de chuvas, às vezes com a vegetação.

É que gravei numa sequência de 4 vídeos com gravador diferente para ver se daria diferença e com configuração de DX diferente também e uma opção lá multithreaded randering ON | OFF.

Multithreaded rendering é para CPU multi-core, lá diz que pode dar atrelamento em hardware mais fraco. O processador no épico trabalha de férias e placa quase nos seus 100% e ainda sobrando. Vai entender..

Ainda acho que a placa é fraca para o jogo para rodar liso, liso em configurações máximas.

deixo o último vídeo aqui. beleza? Aí você procura o resto que tem lá. Se postar os quatros vai poluir o fórum

@KairanD É aquilo né amigo que costumo dizer para o pessoal a RX 570 me parece boa placa para certos jogos otimizado, tem boa arquitetura, mas para outros simplesmente fica devendo. Viu sobre Halo Infinite? Não sou fã do jogo e nem nada, mas acompanhei lá pelo benchmarking. GTX 1050 Ti 4 gb dando mais quadros que RX 570.. Mão verde da nvidia? 🤔

@KairanD Comprei esse PC ali no começo 2015, mas sem GPU, não me interessava tanto em jogar assim, jogava só às vezes, mais com amigos ou conhecidos e em consoles retrôs na sua maioria.

@KairanD O overload da placa é monstro. 150w de TDP e esquenta se não configurar os fans.

Para se ter uma ideia acho que ela consegue aquecer um ambiente.

@KairanD Atualização:

Por que meu vídeo de grid ficou com 30 fps no youtube? Coloquei tudo no máximo no DVR do Windows e youtube capa para 30 FPS.

O NFS heat ficou a 60.

Só um adendo o driver estava desatualizado aí, a AMD lançou 22.22.3 que já instalei.

Essa daí rodou bacana, bem legal achei, não testei resolução 1080p ou mais alto, mas devia oferecer ali perto dos 60 fps.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...