Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Sony com 101ºC, solução somente com troca de pasta térmica?


Ir à solução Resolvido por Eduardo Crispiliano,

Posts recomendados

Olá, tenho este notebook da Sony que possui um Core I5 3317U

porém eu percebo que quando esta sendo utilizado em Full Load o mesmo acaba aquecendo de mais, chegando na casa dos 95 - 101°C!

eu cheguei a abrir ele pra checar e percebi que esta quase sem pasta térmica, mas também percebi o quão pequeno é o dissipador

como estou sem pasta térmica e precisarei comprar, me veio este questionamento, só trocando a pasta térmica já vai ser o suficiente? ou este notebook esquenta dessa forma normalmente mesmo?

foto abaixo:

20220110_162806.thumb.jpg.21f835af8fd6b142429b6567ab1eb2c4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Sheovion disse:

Olá, tenho este notebook da Sony que possui um Core I5 3317U

porém eu percebo que quando esta sendo utilizado em Full Load o mesmo acaba aquecendo de mais, chegando na casa dos 95 - 101°C!

eu cheguei a abrir ele pra checar e percebi que esta quase sem pasta térmica, mas também percebi o quão pequeno é o dissipador

como estou sem pasta térmica e precisarei comprar, me veio este questionamento, só trocando a pasta térmica já vai ser o suficiente? ou este notebook esquenta dessa forma normalmente mesmo?

foto abaixo:

20220110_162806.thumb.jpg.21f835af8fd6b142429b6567ab1eb2c4.jpg

Não sou muito fã de notebooks, mas acho que isso aí já tá virando uma misteira com acesso ao Google, tenta trocar a pasta primeiro, deve resolver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sheovion disse:

Olá, tenho este notebook da Sony que possui um Core I5 3317U

porém eu percebo que quando esta sendo utilizado em Full Load o mesmo acaba aquecendo de mais, chegando na casa dos 95 - 101°C!

eu cheguei a abrir ele pra checar e percebi que esta quase sem pasta térmica, mas também percebi o quão pequeno é o dissipador

como estou sem pasta térmica e precisarei comprar, me veio este questionamento, só trocando a pasta térmica já vai ser o suficiente? ou este notebook esquenta dessa forma normalmente mesmo?

foto abaixo:

20220110_162806.thumb.jpg.21f835af8fd6b142429b6567ab1eb2c4.jpg

 

Troque a pasta térmica para ajudar na dissipação de calor e limpe os coolers para uma melhor ventilação, já deve ajudar muito.

 

A temperatura máxima suportada por esse processador é de 105°C, no caso, verifique se a temperatura se mantém abaixo dos 85°C. Para verificar as temperaturas, use o HWMonitor.

 

Faça também um teste de stress no CPU usando o AIDA64 e verifique as temperaturas máximas do I5 em estresse após a troca de pasta térmica e limpeza dos coolers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Se continuar operando esse laptop acima dos 96ºC irá ter problemas de solda BGA fácil, fácil...

 

1 hora atrás, Sheovion disse:

como estou sem pasta térmica e precisarei comprar

 

Sugiro uma GD900-1 ou MX4.. se preza melhor durabilidade e condutividade térmica opte por pasta térmicas com um alto W/mK, o que irá compensar a menor área de contato... amenizando de forma notável as temps.

 

1 hora atrás, Sheovion disse:

mas também percebi o quão pequeno é o dissipador

 

Apesar de que o DIE desses CPUs de 22nm do ivy bridge tem os núcleos mais em torno do centro do IHS.. ao menos as do segmento mobile o die shot é bem centralizado logo a àrea de maior concentração de calor é no centro do IHS..
Mesmo o heatpipe sendo minúsculo ele tá lá pra cumprir seu papel, e a ausência da pasta térmica pode acabar prejudicando a vida útil do laptop severamente.

 

1 hora atrás, Sheovion disse:

ou este notebook esquenta dessa forma normalmente mesmo?

 

A maioria dos laptops tendem a operar a até 89~95ºC como margem não "prejudicial", apesar de que se for olhar a Tjuction do seu i5... o máximo é até 105ºC, porém qualquer coisa excedendo os 94ºC já é prejudicial para a vida útil daquele semicondutor.

Temperatura para qualquer semicondutor quanto menor, melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Eduardo Crispiliano disse:

 

A maioria dos laptops tendem a operar a até 89~95ºC como margem não "prejudicial", apesar de que se for olhar a Tjuction do seu i5... o máximo é até 105ºC, porém qualquer coisa excedendo os 94ºC já é prejudicial para a vida útil daquele semicondutor.

Temperatura para qualquer semicondutor quanto menor, melhor.

 

Exatamente, operando a 15-20°C abaixo da T-Junction do CPU, ou mais graus ainda abaixo, melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

 

Troque a pasta térmica para ajudar na dissipação de calor e limpe os coolers para uma melhor ventilação, já deve ajudar muito.

 

A temperatura máxima suportada por esse processador é de 105°C, no caso, verifique se a temperatura se mantém abaixo dos 85°C. Para verificar as temperaturas, use o HWMonitor.

 

Faça também um teste de stress no CPU usando o AIDA64 e verifique as temperaturas máximas do I5 em estresse após a troca de pasta térmica e limpeza dos coolers.

foi com o HWMonitor que chequei as temperaturas, e o cooler esta limpo, não tem nada obstruindo as aletas do dissipador

4 minutos atrás, Eduardo Crispiliano disse:

Se continuar operando esse laptop acima dos 96ºC irá ter problemas de solda BGA fácil, fácil...

 

 

Sugiro uma GD900-1 ou MX4.. se preza melhor durabilidade e condutividade térmica opte por pasta térmicas com um alto W/mK, o que irá compensar a menor área de contato... amenizando de forma notável as temps.

 

 

Apesar de que o DIE desses CPUs de 22nm do ivy bridge tem os núcleos mais em torno do centro do IHS.. ao menos as do segmento mobile o die shot é bem centralizado logo a àrea de maior concentração de calor é no centro do IHS..
Mesmo o heatpipe sendo minúsculo ele tá lá pra cumprir seu papel, e a ausência da pasta térmica pode acabar prejudicando a vida útil do laptop severamente.

 

 

A maioria dos laptops tendem a operar a até 89~95ºC como margem não "prejudicial", apesar de que se for olhar a Tjuction do seu i5... o máximo é até 105ºC, porém qualquer coisa excedendo os 94ºC já é prejudicial para a vida útil daquele semicondutor.

Temperatura para qualquer semicondutor quanto menor, melhor.

irei trocar a pasta térmica com certeza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Eduardo Crispiliano disse:

Se continuar operando esse laptop acima dos 96ºC irá ter problemas de solda BGA fácil, fácil...

 

 

Sugiro uma GD900-1 ou MX4.. se preza melhor durabilidade e condutividade térmica opte por pasta térmicas com um alto W/mK, o que irá compensar a menor área de contato... amenizando de forma notável as temps.

 

 

Apesar de que o DIE desses CPUs de 22nm do ivy bridge tem os núcleos mais em torno do centro do IHS.. ao menos as do segmento mobile o die shot é bem centralizado logo a àrea de maior concentração de calor é no centro do IHS..
Mesmo o heatpipe sendo minúsculo ele tá lá pra cumprir seu papel, e a ausência da pasta térmica pode acabar prejudicando a vida útil do laptop severamente.

 

 

A maioria dos laptops tendem a operar a até 89~95ºC como margem não "prejudicial", apesar de que se for olhar a Tjuction do seu i5... o máximo é até 105ºC, porém qualquer coisa excedendo os 94ºC já é prejudicial para a vida útil daquele semicondutor.

Temperatura para qualquer semicondutor quanto menor, melhor.

tenho um amigo que tem um note da Dell com um I7 que possui um gasto de energia similar ao meu I5

olhando na internet vi que o dissipador e heatpipe desse note é igualmente minúsculo, praticamente do mesmo tamanho que o meu

pedi pra ele fazer um benchmark pra observar a temperatura, ficou na casa dos 80°C sem passar disso

se funcionou no dele, creio que vá no meu também

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É preciso verificar se o calor está passando do die para o dissipador de cobre, veja se ele fica quente até as aletas de metal.

 

Pode estar com problemas também no ventilador, como é compacto, é comum eles estarem com baixa performance e não refrigerar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, dwatashi disse:

É preciso verificar se o calor está passando do die para o dissipador de cobre, veja se ele fica quente até as aletas de metal.

 

Pode estar com problemas também no ventilador, como é compacto, é comum eles estarem com baixa performance e não refrigerar.

a parte da carcaça que fica próxima a saída de ar aquece bastante até, agora, não sei sobre o dissipador em si

e a ventoinha esta sim girando, quando as temperaturas começam a aumentar é claramente audível o barulho da mesma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Eduardo Crispiliano então, atualizando aqui, eu tava sem dinheiro pra comprar pasta térmica então peguei emprestada de um amigo

infelizmente era daquelas pastas térmica brancas genéricas, mas era o que tinha
na hora de aplicar, eu resolvi desmontar a ventoinha, a carcaça dela

descobri que tinha um filete de poeira escondido ali dentro, eu não tinha visto aquilo

depois de remover o filete de poeira, e aplicar a pasta térmica, a temperatura mais alta que registrei após 10 minutos em full load de CPU e gráfico integrado, foi 89°C

agradeço pela ajuda!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!