Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Gigabyte GP-P450B suporta Ryzen 5 3600 + RX 6600 saphire?


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

@Flávio Htz Fontes Gigabyte são perigosas. A maioria esmagadora não tem qualidade nem proteções corretas e recentemente tivemos casos de algumas explodirem (vide matérias no Gamer's Nexus). Recomendo que mude sua CPU para Ryzen 5 5600X, se possível pegando RAM de 3600 MHz junto, pegue uma A520M DS3H e venda seu kit antigo. A fonte recomendo Pylon 650W para esta GPU.

 

Sugestão de memórias: https://www.terabyteshop.com.br/produto/14436/memoria-DDR4-geil-orion-8gb-3600mhz-vermelho-gaor48gb3600c18bsc

 

Tente vender seu kit fechado, assim você consegue repor boa parte do que vai gastar. 3400G tem bom custo hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Flávio Htz Fontes Gigabyte são perigosas. A maioria esmagadora não tem qualidade nem proteções corretas e recentemente tivemos casos de algumas explodirem (vide matérias no Gamer's Nexus). Recomendo que mude sua CPU para Ryzen 5 5600X, se possível pegando RAM de 3600 MHz junto, pegue uma A520M DS3H e venda seu kit antigo. A fonte recomendo Pylon 650W para esta GPU.

 

Sugestão de memórias: https://www.terabyteshop.com.br/produto/14436/memoria-DDR4-geil-orion-8gb-3600mhz-vermelho-gaor48gb3600c18bsc

 

Tente vender seu kit fechado, assim você consegue repor boa parte do que vai gastar. 3400G tem bom custo hoje.

Obrigado pela orientação.

 

Sobre a qualidade da fonte, já foi feito teste pelo TecLab sobre esse modelo específico no quesito teste de carga e aprovaram o desempenho da fonte. Também tenho ela a mais de 1 ano e nunca me apresentou problema mas já vi comentários de pessoas que tem o mesmo modelo e tiveram problemas técnicos.

 

Minha placa-mãe é uma b350 ds3h então se eu fosse adquirir um Ryzen 5 5600x eu teria que trocar a placa-mãe também e não acho necessário um processador tão caro para o que eu procuro.

 

Sobre a fonte novamente, no quesito potencia ela não aguenta ou sua preocupação é sobre segurança e qualidade?

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Flávio Htz disse:

Sobre a qualidade da fonte, já foi feito teste pelo TecLab sobre esse modelo específico no quesito teste de carga e aprovaram o desempenho da fonte. Também tenho ela a mais de 1 ano e nunca me apresentou problema mas já vi comentários de pessoas que tem o mesmo modelo e tiveram problemas técnicos.

Você não dependeu das proteções dela. Se algum dia vier a depender, seja em uma sobrecarga ou pique elétrico, boa sorte. Como já disse, não confio nas fontes gigabyte e não é de hoje, já tive e presenciei experiências negativas com elas, bem como li tantas reviews, desde muitos anos atrás. Nunca montei um único PC de cliente com elas pois já chegaram mal no mercado para quem acompanha. O episódio recente de explodirem não foi novidade nenhuma para mim.

 

Só para constar, a série que explode é justamente a GP que você tem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você não dependeu das proteções dela. Se algum dia vier a depender, seja em uma sobrecarga ou pique elétrico, boa sorte. Como já disse, não confio nas fontes gigabyte e não é de hoje, já tive e presenciei experiências negativas com elas, bem como li tantas reviews, desde muitos anos atrás. Nunca montei um único PC de cliente com elas pois já chegaram mal no mercado para quem acompanha. O episódio recente de explodirem não foi novidade nenhuma para mim.

 

Só para constar, a série que explode é justamente a GP que você tem.

Entendi vou seguir seu conselho e adquirir outra fonte, obrigado por compartilhar suas experiências.

Se puder recomendar algumas fontes me ajudaria bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
21 minutos atrás, Flávio Htz disse:

Minha placa-mãe é uma b350 ds3h então se eu fosse adquirir um Ryzen 5 5600x eu teria que trocar a placa-mãe também e não acho necessário um processador tão caro para o que eu procuro.

Sim, teria que trocar. A questão sobre a troca de CPU é que o 3600 sumiu do mercado e quando você encontra ele custa muito mais do que vale. Um 5600X terá mais desempenho a curto, médio e longo prazo e permitirá usar esta GPU pretendida bem como aceitará futuros upgrades. Lembre-se, gastar bem é gastar uma vez só. 

Ainda sim o que eu recomendei foi só isso, uma recomendação. O custo adicional seria facilmente coberto pela venda dos seus componentes antigos e o ganho efetivo em desempenho e durabilidade seria bem vindo.

 

21 minutos atrás, Flávio Htz disse:

Sobre a fonte novamente, no quesito potencia ela não aguenta ou sua preocupação é sobre segurança e qualidade?

A preocupação é SEMPRE sobre segurança e qualidade. Entenda que fontes de má qualidade danificam seu PC aos poucos. A má filtragem, a falta de proteções, causa falhas prematuras em componentes que vão durar 3 anos quando poderiam durar 10 sem qualquer problema. Não importa o que a pessoa presume, o fato é que vai jogar dinheiro fora se usar fonte de má qualidade quando poderia economizar muito com uma fonte minimamente decente que nem custa caro, pois hoje a Pylon 550 e a 650 estão com ótimos preços.

Enfim, fica a seu critério. Tenho 20 anos de experiência no ramo e sempre aviso clientes sobre os riscos das fontes de má qualidade. Anos depois mostro para os cabeça duras o quanto eles teriam economizado nos componentes que tiveram que trocar por causa das fontes péssimas. Nenhum único PC que montei com fontes de qualidade perdeu componentes prematuramente. 

Seja como for, para saber se a potência é suficiente basta calcular, mas também tem mais sobre o assunto do que só dar conta. Tem a eficiência também que é reduzida se a carga for acima de 70%, aumentada entre 50% e 70%...

 

Para calcular use: https://outervision.com/power-supply-calculator

10 minutos atrás, Flávio Htz disse:

Se puder recomendar algumas fontes me ajudaria bastante.

Eu hoje só monto PCs com fontes Gold, mas isso é frescura minha. A Pylon tem garantia razoável (acho que 3 anos) e qualidade de fabricação incontestável. Pegue ela de 550 ou 650, fica a seu critério, mas sempre compare os preços. É comum uma mais potente custar o mesmo ou até menos que os modelos mais simples e potência a mais não faz mal.

8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Sim, teria que trocar. A questão sobre a troca de CPU é que o 3600 sumiu do mercado e quando você encontra ele custa muito mais do que vale. Um 5600X terá mais desempenho a curto, médio e longo prazo e permitirá usar esta GPU pretendida bem como aceitará futuros upgrades. Lembre-se, gastar bem é gastar uma vez só. 

Detalhe, no aliexpress muita gente tem comprado o 5600X mais barato que o 3600 aqui. Claro que tem que procurar. E a previsão é de que o preço dele caia bastante por aqui, já que no resto do mundo caiu faz tempo e o Brasil, com nossos lojistas espertos, não acompanhou.

 

Esqueci de falar... Se quiser trocar seu kit e gastar menos, tem a opção do Core i5 12400F em kit com placa-mãe B660M DS3H. Procure e veja o preço. Para jogos terá desempenho similar ao 5600X, mas o custo hoje é menor.

Não sou exatamente fã de Intel, mas tenho que admitir que essa última geração, quando pareada com DDR4, está valendo a pena. Também tem o fato de que nosso mercado viciou em vender Ryzen a preços equivocados... fazer o quê.

Olha o kit aí: https://www.kabum.com.br/produto/308602/kit-processador-intel-core-i5-12400f-placa-mãe-gigabyte-b660m-ds3h-intel-LGA-1700-matx-DDR4-m-2-NVMe

Ixi, esgotou...

 

Comprando separado sai basicamente o mesmo ou até um pouco a mais que o R5: 

placa-mãe Gigabyte B660M DS3H DDR4, Chipset B660, Intel LGA 1700, mATX, DDR4 - R$ 1.099,00

Processador Intel Core i5 12400F 2.5GHz (4.4GHz Turbo), 12ª Geração, 6-Cores 12-Threads, LGA 1700, BX8071512400F - R$ 1.299,00

 

VS

 

PROCESSADOR AMD Ryzen 5 5600X, 6-CORE, 12-THREADS, 3.7GHZ (4.6GHZ TURBO), CACHE 35MB, AM4, 100-100000065BOX - R$1.797,90

placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 549,99

 

Tem outros kits, mas tenho meio que alergia a placa-mãe com dois slots de memória. Seja como for, para Ryzen só tem que tentar pegar chipset 5xx com update de BIOS sem CPU (q-flash plus da gigabyte, BIOS flashback "alguma coisa" da ASUS, não lembro o nome do da msi).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, WOZ Dods disse:

Só para constar, a série que explode é justamente a GP que você tem.

 

Especificamente a série GP-PGM, que utiliza plataforma diferente da GP-PB.

 

A razão para a explosão (depende da forma de análise) são os switchers JCS18N50FH (Jilin Sino-Microelectronics) configurados em half-bridge. Estes são normalmente utilizados em fontes de alimentação menos potentes, de 550W ou 650W, mas a Metrotec, por algum motivo, decidiu utilizar tais transistores em uma fonte de alimentação de 750W e acabou esquecendo de configurar o over power protection.

 

Durante a avaliação do Aris Mpitziopoulos, sua unidade explode com 30% de sobrecarga (valor adequado para o limite da proteção). Para chegar ao ponto de explodir, este componente está visivelmente subdimensionado, portanto, mesmo que não exploda com cargas menores, se degradará rapidamente. Outro ponto importante a levar em consideração é o consumo em transientes de determinadas placas gráficas, podendo ocasionar picos de consumo elevados. Assim, este componente também estaria suscetível a apresentar mau funcionamento.

 

Por outro lado, a GP-PB utiliza uma plataforma totalmente diferente, com topologia forward no estágio primário e group regulation no estágio primário. Seu problema é a performance medíocre da plataforma (certamente suficiente para ser aprovada no TecLab) e seus componentes de baixa qualidade (inclusive, utilizando este mesmo JCS18N50FH, mas em uma fonte de alimentação de 550W).

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!