Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C como fazer GUI em C


b.0463
Ir à solução Resolvido por V!OLADOR,

Posts recomendados

estou lendo um livro de C. já aprendi uma boa base e ate mesmo já fiz um jogo da velha CLI ( https://github.com/B0463/TickTackToe_CLI_C ).
mesmo assim eu fiquei com duvida de como eu poso fazer GUI em C. imagino que seja algo complicado mas da ultima vez em Java foi mais simples do que eu esperava.
tem alguma biblioteca padrão para fazer GUI, ou alguma coisa do tipo? estou usando o compilador TDM-GCC 3.10.0-2 x64.
 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Flávio Pedroza disse:

você pode usar a API do Windows (caso esteja usando esse S.O), ou pode usar alguma biblioteca, como wxWidgets ou Qt, que são muiltiplataformas.

Acho mais complicado que em Java.

 

Essas coisas não rodam em C diretamente.

 

Em java ou C++ os frameworks são praticamente iguais até onde já vi. Nem mais nem menos complicado: igual. Tem as classes, os eventos, callbacks para certas coisas. E a mecânica é a mesma.

 

Em C multiplataforma e sem muito trabalho --- e ainda assim bem parecido com coisas como SDL, wxwidgets e Qt --- acho que GTK é o caminho comum.  Veja em gtk.org onde tem exemplos, como esse

 

// Include gtk
#include <gtk/gtk.h>

static void on_activate (GtkApplication *app) {
  // Create a new window
  GtkWidget *window = gtk_application_window_new (app);
  // Create a new button
  GtkWidget *button = gtk_button_new_with_label ("Hello, World!");
  // When the button is clicked, close the window passed as an argument
  g_signal_connect_swapped (button, "clicked", G_CALLBACK (gtk_window_close), window);
  gtk_window_set_child (GTK_WINDOW (window), button);
  gtk_window_present (GTK_WINDOW (window));
}

int main (int argc, char *argv[]) {
  // Create a new application
  GtkApplication *app = gtk_application_new ("com.example.GtkApplication",
                                             G_APPLICATION_FLAGS_NONE);
  g_signal_connect (app, "activate", G_CALLBACK (on_activate), NULL);
  return g_application_run (G_APPLICATION (app), argc, argv);
}

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

 

3 horas atrás, b.0463 disse:

já aprendi uma boa base e ate mesmo já fiz um jogo da velha CLI ( https://github.com/B0463/TickTackToe_CLI_C ).

 

Além das dicas dos colegas você pode já ter ouvido falar da ótima biblioteca Dear ImGui, né? bom, o projeto cimgui disponibiliza wrappers pra outros projetos escritos em C.

Dear ImGuihttps://github.com/ocornut/imgui
cimguihttps://github.com/cimgui/cimgui

Dear ImGui (e portanto cimgui) é famosa por GUIs rápidas e interativas sem (muita) retenção do estado da UI (dai o nome Im de imediato). Basicamente, ela é a primeira ferramenta de qualquer vídeo game feito nos dias de hoje.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@V!OLADOR eu abri o repositorio do imgui e achei bem legal. não queria algo muito complexo apenas apara testar a base de um gui em C. e ele me parece bom e parecido de como era java

@arfneto estou trabalhando com C e não C++. mesmo assim obrigado por ajudar

 

@Flávio Pedroza pelo que vi ela é pra C++ e mesmo assim por ela ser do windows não me parece mult-platafomas. mesmo assim obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, b.0463 disse:

@arfneto estou trabalhando com C e não C++. mesmo assim obrigado por ajudar

 

? O que quer dizer com isso?

 

Eu te mostrei um programa em C, por exemplo. E uma referência da plataforma mais comum para escrever interfaces gráficas EM C.

 

Em 27/02/2022 às 14:34, arfneto disse:

Em C multiplataforma e sem muito trabalho --- e ainda assim bem parecido com coisas como SDL, wxwidgets e Qt --- acho que GTK é o caminho comum.  Veja em gtk.org onde tem exemplos, como esse

 

Leu isso que eu escrevi?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!