Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, meu PC antigo queimou de uma hora para outra (deixou de ligar e provavelmente queimou a placa-mãe e/ou o processador e/ou placa de vídeo, segundo testes que eu fiz) e, como ele era de uma tecnologia muito antiga, fui obrigado a comprar um PC novo completo, com a seguinte configuração:

→ Protetor anti surto Clamper Energia 8 (vai ligado diretamente na tomada e alimenta apenas a fonte do PC e o monitor. Tomada com aterramento adequado).
→ Gabinete AEROCOOL Aero Engine RGB, com 4 coolers de 120mm que adicionei, além do cooler principal que vem nele, totalizando 5 cooler de 120mm.

→ Fonte ASUS TUF-GAMING-550B, de 550W, 80 Plus Bronze.

→ Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus.

→ Processador AMD Ryzen 7 5700G (3.8GHz).

→ Cooler para Processador CoolerMaster Blizzard T2 - RR-T2-22FP-R1.

→ 16 GB de RAM, sendo 2x Memória Crucial Ballistix, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Branca - BL8G32C16U4W em dual channel.
→ SSD XPG S41 TUF, 256GB, M.2, PCIe.

HD Seagate SATA3 de 2TB, que uso para arquivos pessoais ← aproveitado do PC antigo e com menos de 1 ano de uso.
→ HD Seagate SATA3 de 3TB, que uso para arquivos pessoais ← aproveitado do PC antigo e já é bem vehlinho.

Adaptador Wireless TP-Link USB 2.0 AC600 Archer T2U (modem de internet) ← aproveitado do PC antigo

Monitor UltraWide de 29'' LG 29UM68-P ← aproveitado do PC antigo (monitor com mais de 5 anos de uso).

→ Teclado Redragon Kala RGB K557 - Switch Red ← aproveitado do PC antigo

→ Mouse Sharkoon Shark Force 2.

O PROBLEMA: O problema geralmente ocorre apenas 1 vez ao dia, mesmo que o PC seja desligado e ligado novamente no mesmo dia, geralmente não ocorre mais do que 1 vez ao dia e é o seguinte: ao ligar o PC, após ele ter passado a noite desligado, ao chegar na tela de logon do Windows 10, após poucos segundos a tela congela (o mouse deixa de responder mas continua com suas luzes acesas), alguns segundos após isso, o teclado deixa de responder (as luzes Num Lock e Caps Lock deixam de responder) e após mais alguns segundos a tela do monitor fica preta e não volta mais e nada mais funciona, sendo preciso reiniciar o PC pelo botão físico do gabinete. Após reiniciado ele volta ao normal, como se nada tivesse acontecido, e posso usá-lo normalmente o dia todo. Isso acontece quase todo dia, desde que o montei, há 1 mês atrás.

Algumas vezes em que o problema acima não aparece na tela de logon do Windows e eu consigo entrar normalmente no Windows, após alguns minutos de uso (geralmente navegando na internet, no Google Chrome) o PC trava da mesma forma mencionada acima, congelando a tela, deixando de funcionar mouse, teclado e monitor, sendo necessário seu reinicio fisicamente. Mas isso também é apenas 1 vez ao dia. Mesmo que desligue o PC e ligue novamente outras vezes, não costuma dar o problema mais de 1 vez ao dia. Em jogos ou em alguma atividade pesada nunca deu problema, nem engasgos ou lentidão, e monitorando suas temperaturas do processador pelo HW Monitor, elas nunca ultrapassaram os 65°C (em idle fica por volta de 45°C e em uso intenso chega aos 64°C, e em testes de stress o máximo atingido foi 71°C após vários minutos de execução, sendo que a temperatura ambiente da minha casa fica por volta de 32°C (um calor do caramba). As temperaturas dos discos ficam sempre abaixo dos 42°C. Então temperaturas altas eu sei que não são o problema.

Informações complementares:

→ Já testei usar outro adaptador USB para a internet WiFi por alguns dias, mas os problemas persistem.
→ Já mudei as memórias RAM de lugar e já passei borracha nos seus contatos, mesmo sendo novas, e nada mudou.
→ Já reinstalei o SSD M.2, e nada mudou.
→ Já reparei a imagem do Windows e refiz diversas checagens de integridade e está tudo "normal". O gerenciador de dispositivos não acusa nenhuma anormalidade e o Windows e o BIOS estão o mais atualizados possível (o BIOS já veio atualizado de fábrica).
→ Estou usando apenas o vídeo onborad do processador. Esse PC novo nunca viu minha placa de vídeo offboard GTX 1070, pois não sei se foi ela quem queimou meu PC antigo (então nem arrisco).

→ Meu PC antigo era um Core i5 4440, placa-mãe ASUS B85M-E/BR, com 16GB de RAM DDR3 e um SSD Kingston de 240GB para rodar o Windows e com os 2 HDs SATA (mencionados acima) para os arquivos pessoais, placa de vídeo eVGA GTX 1070 e placa de som Creative x-fi xtreme music. Nesse computador com quase 6 anos de uso nunca tive um problema parecido, apenas algumas telas azuis recentemente, mas acredito que era por mau funcionamento da placa de som, que não era suportada direito pelo Windows 10.

Minha indagação: 

Alguém está tendo algum problema parecido ao usar um processador Ryzen 5000, chipset B550, um SSD M.2 PCI-E ou memórias DDR4 de 3200MHz? Pois desconfio que alguma dessas "novas" tecnologias (novas para mim) possam não serem tão confiáveis quanto às configurações do meu PC antigo. Sinceramente, esperava bem mais desse PC novo e jamais esperaria tais problemas de travamentos. Até então sempre usei Intel, esse é o meu primeiro AMD e a experiência está sendo decepcionante... Meu PC antigo (Intel) funcionava muito melhor que esse novo (AMD).

Além do travamentos constantes relatados acima, pelo menos 1 vez ao dia, quando estou ouvindo música ou assistindo algum filme o áudio/vídeo fica lento por uns 3 segundos e emite um som meio "metalizado", um som "arrastado" e depois volta funcionar normalmente. Já aconteceu no Youtube, na Netflix e ouvindo música, mas geralmente só 1 vez por dia, lá no meio do filme. Já passei um mês fazendo testes e tentando descobrir qual é o problema mas está muito difícil... Meu irmão também tem um Ryzen da série 5000 e também tem alguns problemas de travamentos e desempenho, por isso desconfio do processador ou chipset ou do SSD M.2 ou das memórias DDR4.

Se alguém puder ajudar ou se estiver com o mesmo problema (ou parecido) e tiver algum hardware parecido com o meu, por favor escreva aí.

Postado
1 hora atrás, Math.Pi disse:

@Rodrigo RDA Você está reaproveitando o Windows da outra configuração?

Tem como testar sem os HDs conectados?

Os drivers foram instalados pelo site da placa-mãe?

Não estou reaproveitando o Windows. Esse SSD M.2 PCI-e é zerado e o Windows está instalado nele (instalação limpa). Quando montei o PC novo só coloquei esse SSD M.2 de "disco" no PC e instalei o Windows e os programas nele. Só depois de alguns dias de uso que inseri meus 2 HD antigos, de arquivos pessoais.

Os drivers foram instalados pelo próprio Windows 10. Mas na 3º semana de uso instalei todos os drivers adicionais pelo Windows update (onde diz que "se o PC estiver apresentando problemas, tente instalar esses drivers"), para ver se resolvia o problema e não resolveu, ficou a mesma coisa.

Vou tentar testar sem os HDs conectados, mas é complicado pois como o problema é intermitente (e tem dia que não acontece), eu teria que ficar alguns dias sem meus arquivos pessoais, ou seja, o PC ficaria praticamente inútil nesses dias, mas vou ter que testar, não tenho outra escolha (meus arquivos de uso diário não cabem no SSD, mas paciência...). O estranho é que os HDs funcionam "normalmente", pois todo dia salvo coisas neles e acesso seus arquivos, sem nenhum tipo de erro ou falha.

52 minutos atrás, .if disse:

Teste outro s.o. p.ex. linuxmint.com. Não precisa formatar nada... basta dar boot pelo pendrive.

Mas aí eu teria que retirar o SSD M.2, né? Ou o boot pelo pendrive não afeta o Windows? Pergunto pois há muitos anos atrás eu tinha um Linux em dual boot com o Windows Vista e me lembro que depois que retirei o Linux, a inicialização do Windows ficou toda "**********", nunca mais consegui remover o Linux das opções de boot daquele PC. Esse Linux Mint de pendrive não cria nenhum arquivo ou configuração de inicialização no disco com o Windows ou demais HDs não, né? Pois formatar o PC novamente está fora de cogitação para mim, pois levo no mínimo uma semana para deixar ele completamente configurado para meu uso (não sou um usuário casual do PC, faço uso tanto pessoal quanto para trabalho e uso muitos programas que precisam ser altamente configurados - demora muuuuito fazer isso).

Esse Linux Mint já vem com navegador de internet instalado, pronto para uso? Pois eu teria que testar Netflix nele e sei que Linux é bem chato para instalar programas... E não manjo nada de Linux e, como não posso ficar usando Linux no meu dia a dia e no meu trabalho, não pretendo estudar sobre ele no momento.

Postado

@Rodrigo RDA Você mencionou que o BIOS está o mais atualizado possível, porém já vi várias queixas de problemas com as últimas versões de BIOS dos chipsets b550, principalmente em Ryzen 7 (não faço ideia do porque mas já vi vários casos como esse com o mesmo CPU e MB, nunca vi em Ryzen 5 ou 9). Então eu recomendaria que desse uma olhada no site da fabricante da sua placa-mãe e tente baixar a versão mais antiga o possível, mas obviamente que já tenha suporte para sua CPU, memórias e etc.

Ia também pedir que testasse com outra fonte, se possível, só por desencargo de consciência.

• Amei 1
Postado

To com esse mesmo problema só que o meu ocorre várias vezes ao dia e quando não congela da tela azul, já tentei de praticamente tudo, testei SSD, memória, atualizei BIOS, temperatura ta ok, formatei, mas até agora não consegui resolver o problema. To meio desesperada porque meu pc é novo (tem aproximadamente um pouco mais de uma ano de uso) no início ele tinha esse problema mas acontecia bem ás vezes e agora se tornou super recorrente. Simplesmente não sei mais o que fazer 😕

Postado

@Schirlen Macedo Posta aqui sua configuração completa, inclusive o modelo das memórias RAM (marca e modelo), modelo do monitor e a versão do seu BIOS. O meu BIOS já veio de fábrica com a versão 2423, de 08/10/2021 (essa é a última versão para a minha placa). Você usa algum SSD PCIe M.2?

No meu caso, infelizmente os testes vão demorar, pois como ocorre só uma vez ao dia (e tem dia que não ocorre) levará alguns dias ou até semanas para que eu volte a relatar algo aqui. No momento estou testando com outro teclado e outro monitor (e com outro cabo HDMI), se der mais algum travamento já descarto a possibilidade de problema com meu teclado e monitor antigos. Se não resolver, tentarei outra versão mais antiga de BIOS ou até mesmo testar com outra Fonte de alimentação (mas não farei isso agora pois quero descobrir a origem do problema, por isso tenho que testar uma coisa por vez).

• Curtir 1
Postado

As config dele são:

Ryzen 5 3400g

Placa de vídeo Radeon Vega graphics 11

2x8gb 3200hz DDR4 da Asgard

Os dois SSDs tanto o de 360 quanto o de 512 são sata

placa-mãe ab350m ds3h v2 gigabyte

Fonte 650w da cooler master 80 plus bronze

A BIOS está atualizada na versão F52d (atualizei ela antes de ontem)

O monitor não vou saber te informar pois uso o monitor que era do meu PC anterior que já tem uns 8 anos de uso mas ele é um monitor da positivo.

Postado

Galera, vou tentar instalar uma versão mais antiga do BIOS da minha placa-mãe porém, ao entrar no site da ASUS, me deparei com uma coisa que me deixou bastante preocupado e perplexo: existem 18 versões (atualizações) de BIOS para a minha placa-mãe em apenas 15 meses. E já tem uma nova versão Beta em testes. Ou seja, a ASUS está fazendo uma média de mais de uma versão de BIOS por mês, a maioria delas com a descrição de "melhora/corrige o desempenho" e/ou "melhora/corrige a estabilidade". O que torna explícito que ou a AMD fez um péssimo trabalho com esse chipset e/ou processador ou a ASUS está "brincando" de fabricar placas-mãe atualmente. Nada justifica 18 atualizações em apenas 15 meses! Isso é realmente preocupante e demonstra que eles não sabem o que estão fazendo, estão mais perdidos que cego em tiroteio...

Agora nem sei qual versão de BIOS tentar instalar, pois há 8 versões que suportam meu processador e, como quase todas elas dizem que corrigem algo e melhoram a estabilidade e desempenho do sistema, dá medo de pegar uma versão muito antiga e ficar pior do que está. Aparenta que a ASUS assumiu o "jeito Microsoft Windows de ser", a cada atualização uma nova "surpresa" (problema). Ou então que o chipset da AMD (B550) não estava maduro/robusto o suficiente para ser lançado e agora estão tentando de tudo para tentar "costurar e remendar" os problemas. Não sei. Só sei que isso não é nada normal ou profissional!

Sinceramente, se eu tivesse me atentado a este fato ao olhar o site da ASUS antes de comprar este PC, jamais teria escolhido essa placa-mãe.

Postado

Pelo visto, existe uma falha crônica da AMD. Não é só comigo, é geral. Assisti agora esse vídeo abaixo e, de fato, os Ryzen trazem alguns problemas escondidos que geram dor de cabeça em muita gente. Meu PC novo, com cerca de apenas 1 mês de uso, já deu tela azul umas 3 ou 4 vezes durante o uso normal, navegando no Windows ou internet. Além dos engasgos esporádicos e do congelamento quase que diário. Eu não tinha nada disso com os meus processadores Intel. Sim, AMD Ryzen é bichado! 

O jeito será tentar encontrar uma versão de BIOS que dê menos dor de cabeça e, se necessário, diminuir o clock das memórias para abaixo do especificado pelo fabricante delas (acho que tem sacanagem dos fabricantes de memórias DDR4 aí no meio também, em certificar as memórias com clocks bem abaixo dos quais eles anunciam ao consumidor durante a venda). Se eu encontrar uma configuração ideal (BIOS e clock de memória) eu posto aqui. A Intel também tem suas falhas graves, mas é bem menos dor de cabeça e perda de tempo para o usuário final (estou constatando isso na prática).

• Curtir 1
Postado

Ainda estou fazendo os testes com o BIOS mais antigo (versão 1401) e até agora está indo tudo bem, sem nenhum travamento durante esse 3 dias seguidos. Estou passado aqui só para avisar que, após uma enxurrada de reclamação dos usuários, a AMD finalmente reconheceu publicamente que há um problema com seu TPM (fTMP) nos processadores Ryzen, que causa travamentos e engasgos esporádicos, e que fornecerá uma solução no futuro: 

https://t2id.com/31537/noticias/amd-confirma-bug-de-desempenho-que-causa-gagueira-em-pcs-com-windows/    e   https://www.tomshardware.com/news/amd-issues-fix-and-workaround-for-ftpm-stuttering-issues

• Curtir 2
Postado

Pessoal, faz 7 dias seguidos que meu PC não apresenta nenhum problema, nem na inicialização nem as gagueiras durante a reprodução de algum filme (acontecia uma vez por dia, no meio do filme ou vídeo do Youtube ou outros sites). Então, o fato de eu ter instalado a versão mais antiga do BIOS (1401) e ter desativado o fTPM resolveu sim todos os problemas do meu PC, de maneira definitiva. Essa é a solução! Aí vai o meu agradecimento ao usuário Marcelo_gs que, mais acima, sugeriu essa questão do BIOS.

A única coisa que ainda não está muito claro é se de fato precisa instalar esse BIOS mais antigo ou se apenas desativando o fTPM, mesmo nos BIOS mais recentes, já resolve tudo. Ainda estou com o BIOS mais antigo e estou acompanhando outro tópico, onde a pessoa tem a mesma placa-mãe e processador que o meu e está com a versão mais atual do BIOS (2423) e está testando a questão de apenas desativar o fTPM. Qualquer novidade lá eu aviso aqui. De repente não precisa nem instalar outro BIOS mais velho... Vamos aguardar.

• Curtir 5
Postado

@Rodrigo RDA consegue compartilhar essa publicação ? pois estou tendo problemas parecidos, voltei a versão da BIOS mas não surtiu muitos efeitos e estou desconfiado que o fTPM ainda está habilitado na minha BIOS (Estou longe do PC por isso não testei ainda)

• 2 semanas depois...
Postado

Só para atualizar o tópico: Após várias semanas testando algumas configurações diferentes, todas envolvendo versões de BIOS e o TPM, cheguei à conclusão de que o problema é de fato o fTPM, porém, cada versão de BIOS responde de uma maneira diferente e requer maneiras diferentes para desabilitá-lo de vez.

Na minha placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus, se você estiver com a versão do BIOS 1401, que é bem antiga, basta você alterar no BIOS de 'fTPM' para 'discrete TPM' e pronto, o BIOS aceitará esta alteração de forma definitiva e o problema estará resolvido de vez.

Já na versão mais nova de BIOS, a 2604, que instalei por último, não basta seguir esse passo que mencionei acima, é preciso ir em Trusted Computing e alterar o Secure Device Support de Enable para Disable. Só assim para o fTPM ser desabilitado de vez nessa versão de BIOS. Do contrário, o fTPM será reabilitado automaticamente, da próxima vez que você reiniciar o PC. Ou seja, cada versão de BIOS tem um comportamento bastante diferente, a cada atualização o fabricante muda muita coisa. Pode ser até que alguma configuração do Windows ou do hardware do seu PC também influencie em algo mas, se você conseguir desabilitar de vez o fTPM, certamente os problemas serão resolvidos.

Mas como ter certeza de que o fTPM de fato foi desabilitado (se a alteração que eu fiz realmente entrou em vigor) ou se o BIOS está ativando-o automaticamente toda vez que o PC é reiniciado, desfazendo minhas alterações?

Resposta:

Caso você ainda esteja com algum problema no PC, abra o antivírus nativo do Windows 10, chamado Segurança do Windows, vá até o menu lateral (à esquerda) chamado Segurança do dispositivo e cheque se o seu está como esta foto abaixo, apenas dizendo "Segurança de hardware padrão sem suporte".

006.thumb.PNG.db186535f55dcaaa1908ba9230914110.png.bb75aa3087835d6e06f1bbb8fac65843.png

Se estiver exatamente como nesta foto acima, significa que você conseguiu enfim desabilitar o fTPM no BIOS e é para não ter mais problemas. Do contrário, seu fTPM continua habilitado no BIOS e certamente é a causa dos problemas no seu PC (você precisará descobrir como desabilitá-lo de vez). Se na tela acima aparecer algo dizendo sobre "processador de segurança" também significa que o fTPM continua habilitado (e possivelmente os problemas continuarão).

Caso essa tela do seu antivírus esteja diferente mas seu PC não apresentou mais problemas, deixe como está, não mecha em mais nada no BIOS, pois como falei, pode ser que algum outro fator relacionado com o Windows ou o hardware afete na solução para cada pessoa. Pode ser que para você funcione bem mesmo com essa tela acima estando diferente e para outra pessoa não, mas se estiver igual à desta foto e os problemas ainda persistirem, aí não é o fTPM o culpado, mas pode ser de fato algum problema de hardware e aí é hora de buscar a garantia do seu PC.

Estou com a versão mais nova de BIOS para a minha placa-mãe, estou com o antivírus conforme esta foto acima e não tive mais nenhum problema de congelamento, engasgo ou travamento. Mas notei que o PC funcionava mais fluído com o BIOS mais antigo.
Espero ter contribuído com quem ainda não conseguiu resolver os problemas de travamentos/congelamentos/telas azuis do PC. Qualquer dúvida, podem perguntar aqui.

Podem considerar esta como a SOLUÇÃO DEFINITIVA para o problema deste tópico, mas não vou marcá-la como tal por enquanto pois não sei se quando eu o fizer o tópico será fechado e aí não aceitará mais comentários. E a ideia é que as pessoas continuem interagindo e relatando suas experiência em resolver este problema.

• Curtir 2
  • Amei 1
  • 2 meses depois...
Postado

Passando só para avisar que, caso alguém ainda não tenha visto, a ASUS já liberou a atualização de BIOS que corrige definitivamente os problemas com o fTPM. Eles já haviam liberado uma versão beta há mais de um mês e agora, recentemente, liberaram a versão definitiva: já faz alguns dias que atualizei a minha e está tudo funcionando adequadamente com o fTPM habilitado, sem nenhum tipo de problema.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...