Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixa Performance com Ryzen 5 1600 AF e 1660 S


Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite meu amigos,

 

Preciso de uma ajuda, já estou ficando maluco com os problemas... 

 

Atualmente tenho o seguinte computador,

 

specs:

Mother: B350 F Gaming ASUS Strix

Proc: Ryzen 5 1600 AF

Memory: 4x 4GB 2666Mhz HyperX

Power Supply: Corsair 650w

GPU: 1660 Super Gigabyte

NVMe SSD: 256GB XPG Read 3500MB/s, Write 1200MB/s

HDD: 2X Barracuda 1TB 7200 RPM

 

O problema é que, já formatei ele diversas vezes, coloquei drivers diferentes e ele apresenta travamentos, stutterings em alguns jogos que na pratica não deveriam acontecer... Rodo Benchmarks e o score dele é praticamente idêntico a outros que vejo pela internet da mesma configuração, jogos como lost ark e Path of Exile apresentam uma queda absurda de FPS mesmo colocando nas configurações mais baixas, já reconfigurei o painel da nvidia, já mudei opções do windows, instalei até ISO custom de Windows (Ghost Spectre) mas o problema persiste, alguns jogos rodam normalmente, ai não sei até onde é má otimização dos jogos, ou problema de configuração/hardware. 

 

O equipamento da minha esposa tem configuração um pouco inferior porém é intel então não sei até onde posso usar de comparativo, mas o pc dela mesmo com uma placa de vídeo um pouco inferior não está penando nos títulos mencionados.

 

Alguém já passou por algo parecido ou tem a mesma configuração que eu ? Não sei mais o que fazer e também não sei onde estou errando, desde já agradeço 😄  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Felipe Utrabo A configuração parece bem equilibrada. Deixe o HwMonitor aberto monitorando porcentagens de uso do processador e placa de vídeo, além das temperaturas. Tente monitorar até começarem os travamentos. Com o MSI Afterburner você vai monitorar in game esses atributos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Felipe Utrabo A configuração parece bem equilibrada. Deixe o HwMonitor aberto monitorando porcentagens de uso do processador e placa de vídeo, além das temperaturas. Tente monitorar até começarem os travamentos. Com o MSI Afterburner você vai monitorar in game esses atributos. 

 

Vou fazer isso, mas só pra você ter noção, eu deixei o Path of Exile no minimo, em fullscreen e o jogo fica em 170 FPS, ai do nada começa oscilar o FPS e começa a cair muito, ele até habilita a função de sacrificar grafico pra segurar os 60 FPS, o MS do processador sobe, desregula tudo... Achei que poderia ser o DX11, mas até em Vulkan da o problema.

 

Agora sobre o HwMonitor e MSI, tenho que acompanhar o que exatamente ? Eu tenho um entendimento relativamente "bom" mas quando é pra fazer testes eu sou uma ameba kkkk não sei o que devo acompanhar exatamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Estou com um problema similar ao amigo a cima, minha config é Ryzen 5 1600 + 1070ti MSI Duke + 16Gb DDR4 2400hz.

 

Comprei ele em novembro de 2018. Sempre usei para jogar PUBG, CSGO e DOTA2.

 

A pouco tempo, senti uma queda gigante de FPS nos jogos, DOTA2 que teoricamente bem leve, está ficando em 40-50 com quedas pra 20-30. Leituras de temperatura estão ok.

 

Suspeito que seja a CPU, como consigo identificar com certeza?

 

Ps.: Nunca fiz manutenção de hardware (pasta térmica, e limpeza muito detalhada, e etc)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, ffujihara disse:

@Math.Pi Estou com um problema similar ao amigo a cima, minha config é Ryzen 5 1600 + 1070ti MSI Duke + 16Gb DDR4 2400hz.

 

Comprei ele em novembro de 2018. Sempre usei para jogar PUBG, CSGO e DOTA2.

 

A pouco tempo, senti uma queda gigante de FPS nos jogos, DOTA2 que teoricamente bem leve, está ficando em 40-50 com quedas pra 20-30. Leituras de temperatura estão ok.

 

Suspeito que seja a CPU, como consigo identificar com certeza?

 

Ps.: Nunca fiz manutenção de hardware (pasta térmica, e limpeza muito detalhada, e etc)

 

 

 

Eu vou fazer um novo teste hoje de noite, que vai ser voltar as configurações do painel da NVIDIA e também vou trocar as térmicas da GPU e CPU, caso tenha alguma novidade e/ou solução eu volto no post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

33 minutos atrás, Math.Pi disse:

Se a CPU estiver em 100%, pode ser gargalo.

 

Sim, é o que estou pensando, mas o gargalo pode aparecer só agora? Depois de tanto tempo? 

 

Vi que o uso de CPU estava zoado também por causa de alguns serviços do windows, acabei seguindo alguns tutoriais e melhorou um pouco, mas nada como era antigamente.

 

E pensando no gargalo, alguma indicação pra upgrade? 🙃

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Math.Pi disse:

Depende da placa-mãe, fonte.

 

Processador AMD Ryzen 5 1600 3.2GHz (3.6GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Spire, AM4

Placa de Vídeo MSI GeForce GTX 1070 Ti DUKE 8GB GDDR5 PCI-EXP 912-V330-224-I

placa-mãe Biostar Racing B350 DDR4 AMD AM4

Memória DDR4 Kingston HyperX Fury, 8GB 2400MHz (2x)

HD Toshiba P300 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB

SSD 240 GB Kingston

Fonte Cooler Master Masterwatt Lite 600W, 80 Plus White, PFC Ativo

Gabinete Gamer K-Mex Galaxy CG-7EV3 Mid Tower Preto S/Fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhei tudo conforme me pediu @Math.Pi mas não consegui notar nada de estranho, as temperaturas ficam ali na casa dos 75 graus com hot spot beirando 90... Não sei se olhei direito, mas permanece com perdas grotescas de FPS durante a gameplay, mesmo subindo um pouco os gráficos o jogo ainda deu umas bugadas...

 

Infelizmente pra mim um upgrade é inviável no momento ($$ zerado), acho que a solução vai ser ficar sem jogar por um tempo kkkkkk

 

Estava pensando em testar o Windows 11, li em alguns foruns que ele está um pouquinho mais "otimizado" para jogos agora até onde isso é verdade eu não sei dizer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Math.Pi disse:

@Felipe Utrabo Eu tinha esperança de ver algum gráfico, alguma print, algum vídeo. Até agora, só relatos.

 

Perdão 🤦‍♂️... Nessa eu fui desligado mesmo, vou refazer os testes agora de tarde e te mando os prints, vou gravas a tela do pc e também por celular (Já fiz isso uma vez e da uma diferença do vídeo gravado pelo pc, as vezes alguns "stutterings" não aparecem nas gravações somente na tela)

 

Assim que tiver todas as infos posto aqui!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demorei um pouco mas vim, @Math.Pi 

 

Link do vídeo em que testei o jogo com as configurações no Default, o jogo está na configuração que vem ao instalar e meus drivers estão também em Default, estranhamente o jogo fica com uma taxa boa de quadros porém da uns engasgos muito estranhos.

 

Aqui o jogo já está na qualidade minima, em alguns momentos ele da uma engasgada mas não aparenta perder muitos FPS,

 

 

Com o jogo aberto

 

image.png.663977724f3a836dfbfb9c4ec92d0f3d.pngimage.png.7482efe88967ffbff6c2692f061fe2c1.png

Joguei um pouco mais na resolução baixa, em vários momentos o jogo simplesmente da uma queda do nada, isso acontece muito mais no jogo Lost Ark (Que roda muito bem em pcs com menos conf que eu), e ao abrir alguns menus no jogo, parece que o jogo da uma travada ou demora pra "renderizar" a imagem, poderia ter relação com o SSD onde ele está instalado ? 

 

 

Também um teste breve em Lost Ark

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Felipe Utrabo Faça mais um teste, por favor. Teste seus HDs/SSDs com o HD Tune. Print da Aba health e faça também o benchmark deles.

Os drivers da placa-mãe precisam estar atualizados. Principalmente chipset (MEI, RST), pois influenciam bastante o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme pediu segue os testes separados por HD/SSD

 

Para o SSD Principal que é um M.2 da XPG (Path of Exile está instalado aqui, junto ao Windows)

 

Benchmark e Health do HD Tune (Por algum motivo ele não reconheceu as infos nesse app, então peguei pelo Crystal Disk)

1667075319_BenchmarkXPG.png.9d70b6f2571994471118e0d7e8820410.png181222539_HealthXPG-HDTune.png.ec59abb73df7e83e35fa42e1e66c383e.png

 

Health do Crystal

1840637516_HealthXPG-CrystalDisk.png.5bd4aa63999d96b4bc32be00a023bca3.png

 

Para o SSD normal (Onde o Lost Ark está instalado, junto a programas como Photoshop e outros do adobe)

 

Benchmark e Health do HD Tune

470071038_BenchmarkSSDHP.png.c91beb14a8e1341b2107de2e12bfddd9.png988782326_HealthSSD-HDTune.png.39106430102fd16279b31c6eaeaa3344.png

 

Health do Crystal

1056725689_HealthSSD-CrystalDisk.png.9ab4e907de220c2661f9b767b658e6c5.png

 

Para o primeiro HD (Este HD uso para guardar arquivos, fotos, vídeos e afins, está particionado)

 

Benchmark e Health do HD Tune

1576514368_BenchmarkHD1-HDTune.png.7cf8f65037110194469a85fd3b5404ab.png456183337_HealthHD1-HDTune.png.359faaf408cc4198267d62e59bb7d2f8.png

 

Health do Crystal

1887765996_HealthHD1-CrystalDisk.png.85b7ebcf48a6ae697cebec58cb2707d4.png

 

Para o segundo HD (Este HD é usado para armazenar jogos mais pesados, COD por exemplo)

 

Benchmark e Health do HD Tune

608890237_BenchmarkHD2-HDTune.png.17c597f60048972ad15200a1a932bce8.png469080910_HealthHD2-HDTune.png.ddaf99ab378ea84dbd01ac799f8cd99a.png

 

Health do Crystal

1215638375_HealthHD2-CrystalDisk.png.941730d72b21b791fcb6e0da56e00fc5.png

 

Att:

 

Fiz um teste pelo User Bench, não sei se é válido para testes mas caso seja está aqui o link para acesso https://www.userbenchmark.com/UserRun/51072578

 

Também estou gerando um teste pelo Superposition Benchmark e logo mais vou postar aqui!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!