Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linhas PCI Express(PCI-E Lanes) Intel vs AMD e sua relação com placas mãe


tiago4171
Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Olá a todos!
Estou com uma dúvida um tanto peculiar!
Atualmente tenho B450M Steel Legend pareado com um Ryzen 7 2700x e percebi que ao utilizar duas placas de vídeo em especial as B450 o segundo slot fica capado em PCIE 2.0 x4. Isso me deixou um tanto intrigado pois tive um Xeon anteriormente, mas especificamente um Intel Xeon E5 2689(Sandy Bridge), e minha placa-mãe tinha suporte a dual GPU também, entretanto ambos os slots rodavam a PCIE 2.0 x16.

Após alguma pesquisa simples encontrei alguns links em Inglês como Fórum do Tom's Hardware, Fórum do TechPowerUP e Forum do LinusTechTips. Em todos esses links a resposta era basicamente a mesma, que isso tudo tinha a ver com Linhas PCI Express que são diretamente disponibilizados pelo processador ou seja a depender da geração e processador você pode ou não ter acesso a mais linhas PCI-E e a depender também do chipset da placa-mãe você pode ou não tirar proveito disto quando o assunto for dual GPU.

Pesquisando mais um pouco, percebi que nem mesmo os chipsets X570 da AMD possuem Dual GPU com dois slots PCI-E X16. Sempre é algo como na imagem abaixo:

 

Citação

650784942_PCIELanes.thumb.png.202337b49f1a647204c24324c50f29cc.png

FONTE DA IMAGEM: Manual da ASUS TUF GAMING X570-PLUS/BR

 

Logo pensei, se nem mesmo os Ryzen de 3ª/5ª Geração oferecem isto, como seria esse mesmo caso nas placas mãe Intel?

Como ainda não concluí minha pesquisa quanto a isto no que se refere a Intel, então vou deixar essa parte faltando.

Porque eu precisaria de tal disponibilidade de linhas PCI-E? Gostei muito da ideia de fazer dual GPU no PC com GPUs de fabricantes diferentes, no caso Nvidia e AMD, pois desta forma posso utilizar placa especifica conforme a necessidade. 
No momento só utilizo para jogar jogos onde a AMD performa mal, entretanto com o conhecimento que possuo hoje poderia muito bem fazer algo como usar ambiente de virtualização com Proxmox pra virtualizar todos os sistemas que uso e ainda sobrar espaço pra sistemas teste, o que é deveras interessante. Imagine ter diversas máquinas virtuais e ao ser infectado por um virus apenas voltar o backup da VM daquela maquina em especifico sem arriscar todo o resto do sistema real. Não sei vocês, mas acho isso o pico da tecnologia!
 

Então concluo com algumas dúvidas em forma de pergunta:

- Se na Intel for igual, que plataforma atual devo adquirir para ter isto?

- Perco muito desempenho da placa de vídeo ao utilizar a mesma em apenas PCI-E 2.0 x4?(Como é o caso das B450M com processador de 2ª geração Ryzen)

 

Enfim, tentei ser o mais claro possível para não sobrar dúvidas na hora de compreender minha linha de raciocinio. Agradeço a todos que se envoverem no tópico. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fr4nk

 

Bom, Dual GPU, de forma geral é uma ideia morta.. Todas as plataformas mainstream, fornecem linhas PCI o bastante, pra uma GPU e um ou alguns dispositivos NVMe, que usam linhas PCI também..

 

HOJE, acho que só os Threadripper da AMD e a linha X299 da Intel, tem essa disponibilidade toda de PCI-EX.. Essas são linhas da classe HEDT (High End DeskTop), como esses Xeons foram, um dia.. Eles sempre tiveram essa vantagem de várias linhas PCI-EX, via CPU e chipset..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS FariaInteressante! Não sabia que nas plataformas mainstream isso estava morto.

Já tinha uma noção que nos Threadripper iria encontrar solução pra isto, devido a alguns videos referenciados no forum do Wendel(Level1Tech), mas não conhecia direito a plataforma HEDT da Intel.

Pra quem mora no Brasil acredito que seja inviável ambas as plataformas, pois além de muito caro é também escasso. Escasso pois faz um tempo que procuro placa-mãe para Threadripper nova e nunca encontro em lojas como Kabum, Terabyte e lojas similares. Quando encontro é num Mercado Livre da vida custando sempre muito mais caro do que deveria custar.

 

A única solução "mais viável" que pensei são os famosos Xeon x79 e x99 que são amplamente vendidos na China e importados por países emergentes. Já tive uma péssima experiência com x79 devido a qualidade das placas mãe da China com controle de qualidade nulo ou proximo disto e particulamente não gostaria de embarcar numa dessas de novo.

Li já a algum tempo, que as especificações para a tecnologia PCI Express dobram a cada geração, ou seja, PCIE 2.0 tem o dobro de banda da 1.0, PCIE 3.0 tem o dobro de banda da 2.0 e assim sucessivamente.

Existe algum calculo pra calcular a banda do x8 e x4 em cada geração? Ou há alguma tabela listando isto?

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Usar 2 placas de vídeo é um conceito morto, no geral.. Falei das mainstream, pois era comum você ver compatibilidade de SLI e CrossfireX, bem destacado nelas.. Hoje, com ajuda da AMD e NVIDIA, que também tão encerrando suporte pra essas tecnologias, isso vem morrendo.. Só ver quantos modelos das RTX 3000, fazem SLI..

 

 

12 horas atrás, tiago4171 disse:

Existe algum calculo pra calcular a banda do x8 e x4 em cada geração? Ou há alguma tabela listando isto?

https://en.wikipedia.org/wiki/PCI_Express#History_and_revisions

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...