Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, uso um SSD M.2 NVMe da KingSpec a quase 8 meses, comprei no Aliexpress pela loja oficial da KingSpec, acontece que sempre usei ele sem nenhum problema, e então recentemente adquiri um dissipador de calor da marca Jonsbo para o meu M.2, o objetivo era aumentar a durabilidade do SSD e melhorar a estética também, já que o dissipador é de metal.

Acontece que quando coloquei o dissipador, juntamente com dois thermalpads que vem junto, reparei pelo HWinfo que a temperatura do SSD estava entre 78 a 82 graus, marcados em vermelho, e isso me chamou atenção, tanto que baixei o CrystalDiskInfo e mostrou a mesma temperatura. Então decidi tirar o dissipador e deixar do jeito que estava antes, mas o problema é que a temperatura fez foi subir muito mais, e agora está variando entre 90°C a 95°C, nesse print ai mesmo o PC estava sem executar nada.

Queria saber se alguém sabe o que pode ter acontecido, se o dissipador pode ter danificado o SSD M.2?

Até o momento não ocorreu travamentos, e estou com varias abas abertas no navegador, e um jogo minimizado, e está em 97°C, também realizei o teste de ligar e desligar, e reiniciar, e o tempo está o mesmo, coisa de 10 a 20 segundos.

Caso seja relevante, minha placa-mãe é uma B450M Steel Legend

FOTO 1.png

FOTO 2.jpg

FOTO 3.jpg

Postado

@gabriel.almeida Essas temperaturas estão muito alta, recomendo não utilizar esse M.2 até resolver esse problema.

Você chegou a verificar a temperatura desse M.2 antes de aplicar esse Dissipador?

Sabe se ainda está na garantia?

A Saúde dele está como CRITICO, infelizmente creio que esse M.2 já era.

Recomendo fazer um backup urgente dos arquivos que estão nele.

A pouco tempo atrás, vi um post sobre esse M.2.

E lembro que foi falado que esse adesivo de grafeno é bem ruim.

Creio que o @WOZ Dods irá te ajudar, pois lembro que ele quem tinha um conhecimento desse produto.

• Membro VIP
Postado

Geralmente a temperatura dos NVMEs fica alta quando ele fica em uso, se este for o seu caso tem que usar um dissipador mesmo.

Pode ser que o local já acumule calor, então junto com esta fonte, ele não consegue dissipar facilmente.

Postado

@Goku_Black Já fiz o backup de todos os arquivos para o HD. A unica coisa que está no SSD M.2 é o Windows e alguns poucos programas instalados. No caso se eu continuar usando o SSD M.2 ele pode causar defeito na minha placa-mãe ou somente o M.2 que vai parar de funcionar?

Não lembro exatamente qual era a temperatura dele antes de aplicar o dissipador, mas sei que não era tão alta, pois não tinha nenhum alerta em vermelho, e depois que coloquei o dissipador ficou com os números da temperatura em vermelho, assim me chamando atenção.

@dwatashi Ele está ficando com a temperatura mesmo não usando nada, somente na área de trabalho. E esse problema todo começou assim que instalei o dissipado, não sei se isso acabou danificando algum componente, pois esse dissipador junto com os 2 thermalpads ficam muito apertados no SSD M.2.

Já até pensei em formatar o disco C pra ver se não é algum BUG de sistema.

• Membro VIP
Postado

@gabriel.almeida verifique no gerenciador de tarefas se realmente não existe uso do SSD, pois a temperatura não é normal para SSD sem uso. A não ser que o local onde esteja instalado seja muito ruim de troca térmica, mas não acredito ser o caso.

Postado

@dwatashi Sem uso nenhum no gerenciador.
Meu PC é bem ventilado, tem 6 fans da cooler master nas posições corretas para colocar ar frio e tirar ar quente, meu gabinete é um Gadit X, com a frente basicamente aberta, o que faz entrar ainda mais ventilação.

Tudo isso começou depois de aplicar o dissipador. Fiz um teste agora enquanto tava ligado e coloquei o dedo em cima desse adesivo onde tem o nome kingspec (conforme imagem carregada no primeiro post), de momento sentir quente, mas após uns 4 a 5 segundos já não conseguia manter meu dedo no SSD, pois ai já estava ficando incomodo devido a temperatura. Fiz isso pois suspeitei que fosse o sensor de temperatura com problema, mas parece que não é isso.

Screenshot_417.png

• Membro VIP
Postado

@gabriel.almeida seria bom medir com um termômetro, pode ser que ao trocar o dissipador o sensor ficou com defeito.

É comum isso ocorrer, tanto que nas placas mãe muitas vezes temos que calibrar o sensor usando um "delta" para que fique mais próxima do real.

Postado

@dwatashi Então pelo visto perdi o SSD M.2

Será que tem algum problema usar ele até queimar totalmente? Só instou o Windows e alguns programas básicos instalados nele, o resto está tudo instalado do HD disco D.

Quando falo se tem algum problema, digo em causar problemas para a placa-mãe ou coisa do tipo.

Pois já que não tem mais jeito, vou ter que ir pesquisando um novo SSD para colocar no lugar.

Outra coisa, já que não tem mais jeito kkkk, vou tentar tirar esse adesivo que veio colado de fabrica, a KingSpec diz que isso ai é um thermalpad deles lá, que ajuda a diminuir temperatura. (Vou colocar a foto dele instalado no meu pc com o adesivo de fabrica)

139ded80-e701-456d-8b88-f922fbb499de.jpg

• Membro VIP
Postado

Como penso ser erro de leitura, recomendo colocar o outro cooler.

Assim, se ele queimar um dia, basta trocar. Usando o cooler alternativo, qual é a temperatura de toque?

Se possível, veja se consegue usar pasta térmica em vez de thermal pad, porque a pasta conduz melhor. O problema é que em alguns casos outros componentes podem tocar o cooler e decretaria a morte do SSD.

Postado

@dwatashi É vou tirar esse adesivo deles mesmo e colocar somente os dois thermalpads que vem no dissipador da jonsbo.
Tentei entrar em contato com a KingSpec ontem pelo Aliexpress, mas até agora eles não responderam, pois na pagina do produto diz que tem 3 anos de garantia.

Como disse acima, quando toquei no SSD M.2 enquanto marcava 95°C, percebi que a parte mais quente é essa onde tem escrito o nome KingSpec, pois aparentemente tem um chip embaixo, nas outras partes não senti tão quente. Mas nessa parte do chip ai em especifico eu consegui manter o dedo por uns 4 a 5 segundos, depois disso já não conseguia manter meu dedo no SSD, pois ai já estava ficando incomodo devido a temperatura.

• 11 meses depois...
Postado

Se seu SSD tivesse realmente a 92°C você não conseguiria nem tocar nele, queimaria seu dedo na hora... como você botar o dedo na água fervendo... não dá.

O mais provável é que seja erro do sensor mesmo, se você tive um multímetro com sensor de temperatura ou um termômetro do tipo pistola você pode medir a temperatura.

Postado

@rgdl Realmente, acredito que era algum problema no sensor da temperatura, pois a uns 4 meses atrás esse "problema" sumiu e a temperatura voltou a marcar corretamente, ficando no casa dos 50 ~ 55 graus. O único detalhe é que durante esse período que dizia bater 92 graus e ficava marcando como critico, a saúde do SSD foi para 96%, e nisso ficou até hoje, mas fora isso tá tudo certo agora.

image.png.7b5c29b24d4d72ba78b14f0f4ad3fbc4.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!