Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows Server 2012 - TS - Acesso Remoto


Posts recomendados

Boa tarde senhores, estou com um problema em um servidor 2012 e por enquanto não obtive sucesso em resolver.

O que acontece é que se um agente externo digitar um "login" correto mas uma "senha" errada o servidor libera a tela iniciar para tentar outro usuário, ou seja, mesmo sem senha consegue autenticar...

alguém saberia me dizer que politica é essa ?

 

oba: parece que isso acontece apenas quando o usuário é bloqueado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, bem eu nunca vi isso, mas pode ser uma falha de segurança séria, olha tente atualizar para um sistema mais novo e sistema de suas estações, valeu. É melhor atualizar do que alguém vi e pegar os dados que estão no servidor. Pode ser o seção de senha com complexidade comprometida. Eu não sei, veja se isso pode te ajudar

 

http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/2221/identificando-onde-um-userid-esta-sendo-bloqueado.aspx

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/troubleshoot/windows-server/identity/restrict-use-one-domain-user-only

 

https://www.juliobattisti.com.br/artigos/windows7/capitulo06/cap06_19.asp

 

 

Observação: Bloqueio qualquer agente externo, algo esquisito neste tipo de falha, todos deveriam se autenticar e não passar, parece um usuário temporário, bem como eu falei, atualize todo o seu parte de maquinas e principal o servidor, faça um servidor fora a parte o mais rápido possível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Antonio Carlos Barros dos , verifiquei as 4 fontes, tudo parece atender principalmente quanto as politicas de senha, mas o que acontece é que esse servidor é algo isolado do AD, não usamos ele com configuração feita para conectar com o dominio. Ele serve apenas para os clientes conectares e utilizarem um sistema interno que temos que roda em cima da porta de um banco de dados.

 

- Todos os usuários são configurados apenas para "usuário" "usuário de conexão remota". 

- Todos os acessos ao servidor de arquivos foram cuidadosamente configurados para não permitir ações em arquivos de outros setores. (servidor de arquivos roda em dominio).

 

O problema somente acontece quando as duas contas administrativas com senhas de 32 a 48 caracteres randomicas são bloqueadas na quinta tentativa incorreta, nesse ponto o servidor libera uma sessão para tentar manualmente colocar outra login, tipo a tela de login de um sistema. A automação de um bruteforce nessa falha não considero ser um risco, pois as senhas não existem em nenhum banco de dados vazados, e caso seu hash seja furtado, não existe nenhuma tabela de comparação para identifica-la. A questão é que é um comportamento que acontece inclusive em um servidor 2012 limpo após instalar o serviço de TS.

 

Porém notei que ao desativar a politica de bloqueio de conta automatico ao errar "x" vezes o sistema não libera essas sessão para tentar novas credenciais, é como você falou parace um tipo de login anonimo, mas ainda não encontrei o motivo.

 

Como em uma instalação limpa tambem acontece, não acho que resolveria formata-lo, basicamente ele tem um sistema de gestão instalado e as portas de TS, o resto fiz o hardening manual.

 

Qualquer sugestão me avise, obrigado.

 

image.png.b001eefcd1f69fe24b77fdde51b15928.png

 

Quando a conta é bloqueada ele libera, se eu tirar politica nunca ninguem consegue chegar nessa tela.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo, bem veja se isto te ajuda

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/remote/remote-desktop-services/troubleshoot/rdp-error-general-troubleshooting

 

Observação: Crie um cenário com o que você está trabalhando usando uma virtualização da sua situação, usando um servidor Windows server 2012 e o mais novo o 2022, faça teste e veja onde está o problema, valeu. O bom dar virtualização é isto, estudar o problema para fins chegar a ela fora da produção, use o Hyper-V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio Carlos Barros dos Obrigado pelas considerações. Vou fazer os testes.

 

Contornei temporáriamente utilizando IPBan feito em ruby + tirar a restrição de bloqueio com 3x tentativas erradas, sendo assim ele da perma ban em um ip em 5x tentativas erradas, e não libera a sessão da forma mencionada. Vou fazer os testes com 2012 vs 2022.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

@Antonio Carlos Barros dos Obrigado pelas considerações. Vou fazer os testes.

 

Contornei temporáriamente utilizando IPBan feito em ruby + tirar a restrição de bloqueio com 3x tentativas erradas, sendo assim ele da perma ban em um ip em 5x tentativas erradas, e não libera a sessão da forma mencionada. Vou fazer os testes com 2012 vs 2022.

 

Parabéns a sua didática é espetacular sabe muito, realmente é complexos os sistemas operacionais acontecer isto, pelo o seu profissionalismo, a sua empresa está em ótimas mãos, parabéns e sucesso, com certeza vai conseguir resolver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio Carlos Barros dos Fiz os testes.

 

O comportamento que comentei do windows server 2012 está diretamente ligado com a politica de trava de conta, ele libera a sessão para o usuário tentar colocar uma nova credencial, o correto é não utilizar essa politica se o servidor não estiver em dominio, onde a validação seria diretamente no controlador, embora eu não tenha testado no cenário TS+AD acredito que o comportamento irá permanecer o mesmo, sendo até mesmo um problema do windows. Mas como a versão 2012 está descontinuada não há o que fazer a não ser soluções personalizadas.

 

O comportamento que comentei no windows server 2022 e 2019 não ocorre, ele mostra uma tela mais ou menos como essa ao fazer o uso da GPO de bloqueio de conta com 3 tentativas erradas.

image.png.c90e861aa19c8fe8a7c930d632c485b4.png

 

Ainda antes de dar como encerrado, vou fazer algumas buscas pelo registro para ver se encontro alguma forma de contornar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!