Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É bom trocar uma fonte depois de um certo tempo?

Posts recomendados

Boa noite!

Em 2015 eu montei um pc do qual usei a mesma fonte ate hoje e decidi fazer um upgrade central na máquina trocando apenas Processador, Placa-mãe e memórias. Depois de 7 anos seria necessário trocar essa fonte mesma ela não apresentando problemas? 

Fonte Corsair CX550. Uso continuo desde 2015 - PC (i5-4690, placa-mãe H97M-D3H, 2x8gb ram 1600 Corsair Vengeance, Placa de vídeo Gigabyte Radeon R9 280 windforce (jan 2021 substituída por uma ASUS TUF3  GTX 1660 Super) e um HDD Seagate Barracuda 1tb). Novos componentes sao i3-10100, placa-mãe Gigabyte h510m-h e 2x8 DDR4 3000 Corsair LPX Vengeance.

Recentemente meu pc deu um problema onde não ligava corretamente e me foi dito ser da placa-mãe mesmo mas também queria tirar essa duvida de se caso seja um problema da fonte poderia danificar os novos componentes do pc?

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Vinicius_NP disse:

mas também queria tirar essa duvida de se caso seja um problema da fonte poderia danificar os novos componentes do pc?

uma fonte ruim, pode de fato danificar todo o restante dos componentes, afinal é ela a responsavel por todo o suporte eletrico do pc

mas ai é q tá, como é q você vai saber se a fonte tá ruim ou não? ela apresentou algum comportamento anomalo esses anos todos? pipocou? fedeu a queimado? fez barulhos esquisitos?

pra mim, troca de fonte so se justifica em caso de defeito confirmado ou upgrade q exija mais energia, como na troca de placas de vídeo, por exemplo

no mais, se é uma fonte boa, de qualidade e marca conhecida e se não apresentou nenhum sintoma esquisito, não há motivos para troca..

por isso q se fala tanto em investir em fontes boas na hora de montar qualquer pc.. porque com elas você pode usar durante anos, fazendo upgrades sem precisar de troca.. é um item a menos a se gastar quando se compra algo de qualidade q reflete na durabilidade

Link para o comentário

13 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

uma fonte ruim, pode de fato danificar todo o restante dos componentes, afinal é ela a responsavel por todo o suporte eletrico do pc

mas ai é q tá, como é q você vai saber se a fonte tá ruim ou não? ela apresentou algum comportamento anomalo esses anos todos? pipocou? fedeu a queimado? fez barulhos esquisitos?

pra mim, troca de fonte so se justifica em caso de defeito confirmado ou upgrade q exija mais energia, como na troca de placas de vídeo, por exemplo

no mais, se é uma fonte boa, de qualidade e marca conhecida e se não apresentou nenhum sintoma esquisito, não há motivos para troca..

por isso q se fala tanto em investir em fontes boas na hora de montar qualquer pc.. porque com elas você pode usar durante anos, fazendo upgrades sem precisar de troca.. é um item a menos a se gastar quando se compra algo de qualidade q reflete na durabilidade

Ate onde eu me lembre não. A fonte nunca me apresentou nem um problema, nunca tive problemas em ligar o pc devido a fonte e não me lembro de ouvir barulhos estranhos da fonte. Mas não me lembro de ter feito uma limpeza mais forte do que o básico que seria apenas com um soprador de ar normal. 

Ate onde eu pesquisei na época essa fonte que eu uso é de qualidade então poderia continuar usando normalmente?

Link para o comentário

@Vinicius_NP Fontes de qualidade dão 12 anos de garantia nos EUA, pode usar tranquilo, a minha seasonic SII 620 de 2012 segue firme e forte, desde que não se use estabilizador e sim um bom filtro de linha e o gabinete seja bem ventilado, com a fonte instalada na parte de baixo, a fonte dura mais de 10 anos fácil.

Link para o comentário

2 horas atrás, F4b10 disse:

@Vinicius_NP Fontes de qualidade dão 12 anos de garantia nos EUA, pode usar tranquilo, a minha seasonic SII 620 de 2012 segue firme e forte, desde que não se use estabilizador e sim um bom filtro de linha e o gabinete seja bem ventilado, com a fonte instalada na parte de baixo, a fonte dura mais de 10 anos fácil.

Sim. É o que eu tento fazer. Manter o gabinete bem ventilado, fonte na parte de baixo e com a fonte ligada a um filtro de linha e o filtro ligado através de um clamper na tomada. A energia cai algumas vezes ao longo do ano, infelizmente não da pra evitar a não ser que eu pegue um nobreak, mas não é frequente o bastante para precisar de um.

Link para o comentário

4 horas atrás, F4b10 disse:

@Vinicius_NP Fontes de qualidade dão 12 anos de garantia nos EUA.

E são avaliadas em uma simulação de 7 anos de utilização, enquanto os outros 5 anos de garantia refletem o investimento da empresa em suporte (não necessariamente a qualidade do produto).

13 horas atrás, Vinicius_NP disse:

Depois de 7 anos seria necessário trocar essa fonte mesma ela não apresentando problemas?

Aliás, apenas preciso que confirme que realmente possui uma CX 550W (CP-9020121) desde 2015, porque a CX 550W (CP-9020121) foi introduzida no mercado consumidor em 2017 e o modelo mais próximo de ter sido vendido nesta época foi a CXM 550W (CP-9020102), introduzida em 2016. Portanto, creio que possua outro modelo, como a CX 500W (CP-9020047).

De toda maneira, 7 anos é um período bastante extenso.

O mecanismo do fan da fonte de alimentação está gasto, a interface térmica dos switchers está ressecada, os capacitores perderam capacitância e adquiriram equivalent series resistance, os circuitos integrados e componentes associados aos controladores começam a apresentar desvios e a compensação de tensão é inferior à uma unidade nova. Assim o modelo sofre redução de potência e eficiência, adquire ripple voltage e está mais suscetível a quedas de tensão.

Modelos de menor custo, por utilizarem componentes de menor qualidade, são ainda mais expostos a tais mudanças, portanto, a substituição de uma unidade com elevado tempo de uso é interessante.

Link para o comentário

4 horas atrás, Phynsx disse:

E são avaliadas em uma simulação de 7 anos de utilização, enquanto os outros 5 anos de garantia refletem o investimento da empresa em suporte (não necessariamente a qualidade do produto).

Aliás, apenas preciso que confirme que realmente possui uma CX 550W (CP-9020121) desde 2015, porque a CX 550W (CP-9020121) foi introduzida no mercado consumidor em 2017 e o modelo mais próximo de ter sido vendido nesta época foi a CXM 550W (CP-9020102), introduzida em 2016. Portanto, creio que possua outro modelo, como a CX 500W (CP-9020047).

De toda maneira, 7 anos é um período bastante extenso.

O mecanismo do fan da fonte de alimentação está gasto, a interface térmica dos switchers está ressecada, os capacitores perderam capacitância e adquiriram equivalent series resistance, os circuitos integrados e componentes associados aos controladores começam a apresentar desvios e a compensação de tensão é inferior à uma unidade nova. Assim o modelo sofre redução de potência e eficiência, adquire ripple voltage e está mais suscetível a quedas de tensão.

Modelos de menor custo, por utilizarem componentes de menor qualidade, são ainda mais expostos a tais mudanças, portanto, a substituição de uma unidade com elevado tempo de uso é interessante.

Boa noite. Obrigado pela resposta. Na verdade eu disse errado e a minha fonte é uma CX600, mas o restante do PC esta certo. Acredito que nunca cheguei a usar a potência maxima dessa fonte e quando fiz a troca da placa de vídeo deve estar usando ainda menos. 

Aqui esta fotos da caixa que ainda tinha guardado ate hoje. 

IMG_20220320_192039952.jpg

IMG_20220320_192024765.jpg

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!