Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.
Mais uma vez procurando ajuda dos salvadores do fórum.

Queria compartilhar minha humilde internet de 5mb pro meu sogro, só para chegar um internet básica pra eles não ficarem incomunicáveis, já que o local que mora sequer chega sinal de celular. 
A casa dele fica cerca de 130m de distancia em campo aberto, conforme fotos, bem como só tem a barreira de uma grande árvore, que creio ser possível desviar ao posicionar bem os equipamentos necessários.
Vale mencionar que ambas as casas ficam em terrenos altos (eu diria que igualmente altos), havendo um morro descendo e subindo entre elas.

A questão é que estou totalmente perdido de como fazer e quais equipamentos comprar. 
Já organizei e configurei uma rede mesh nas casas dos meus pais com 5 roteadores, mas nesse caso atual eu tenho 0 experiência.
Tendo em vista isso, gostaria da ajuda de vocês para sugestão de equipamentos e configuração.

A intenção seria procurar algo com melhor custo-benefício, que de preferência seja capaz de compartilhar todos os 5mb.
(não ligo de importar equipamentos do aliexpress ou algo do tipo, desde que compense)

MUITO OBRIGADO

roça.png

Postado

Cara sei não mas a melhor opção que vejo é via wireless seja wifi ou rádio, porque cabo não sei se daria certo não, tem umas 'antenas' que alcança até 1km, que no seu caso é o suficiente, e por estar sem concretos e poucos obstáculos ficaria bom, pra configurar é o mesmo esquema que um roteador wifi, da uma googlada ai antena wifi 1km

Exemplo de roteador com longo alcance: Roteador Wireless (cpe) 5ghz 16dbi Wom 5a Siso - Intelbras

mas ai configurar é contigo ou contratar alguém para instalar e você compra o material

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Danis Barsant disse:

Cara sei não mas a melhor opção que vejo é via wireless seja wifi ou rádio, porque cabo não sei se daria certo não, tem umas 'antenas' que alcança até 1km, que no seu caso é o suficiente, e por estar sem concretos e poucos obstáculos ficaria bom, pra configurar é o mesmo esquema que um roteador wifi, da uma googlada ai antena wifi 1km

Exemplo de roteador com longo alcance: Roteador Wireless (cpe) 5ghz 16dbi Wom 5a Siso - Intelbras

mas ai configurar é contigo ou contratar alguém para instalar e você compra o material

Bacana amigo. Agradeço desde já seu tempo.
Cabo é uma certeza de não dar certo porque tem uma estradinha de terra entre as casas.
Tava olhando mesmo uns produtos parecidos com esse da intelbrass, mas do aliexpress. Só que não entendi se há necessidade de comprar 2, um pra jogar e outro pra receber, ou se precisa apenas comprar 1 e receber o sinal direto nos aparelhos.
Há mesma dúvida nessas antenas. Preciso comprar uma ou duas?
Caso eu precisei comprar 2 daquele intelbrass, seria necessário também comprar um roteador ou ele já faz essa função?
Esse roteador da intelbrass é de fácil configuração?
Obs. sei que a instalação é chatinha, pois precisa subir no telhado, colocar no suporte, etc..., mas isso vou deixar pro meu sogro, só vou precisar configurar mesmo.

O que acha desse produto?
https://pt.aliexpress.com/item/1005001615038699.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.46e4f83c09dbTV&algo_pvid=d786ce9c-2cef-409f-a113-39d279df7dda&algo_exp_id=d786ce9c-2cef-409f-a113-39d279df7dda-17&pdp_ext_f={"sku_id"%3A"12000016821286580"}&pdp_pi=-1%3B242.66%3B-1%3B-1%40salePrice%3BBRL%3Bsearch-mainSearch
Será que preciso de um roteador pra deixar na casa do meu sogro?
To pensando em comprar esse que mencionei e configurar no mesmo esquema que o da intelbrass desse link:

https://www.youtube.com/watch?v=q5RimswQ_UE

Vem os mesmo acessórios e parece ser de identica configuração.

Postado

esse tenda nunca vi, mas configurar intelbras como bridge já usei e funciona, as vezes tem que ligar e desligar porque fica dias ligado e perde a força, mas como vai servir apenas de ponto de acesso de boas.

Então pelo vídeo que eu vi ai tem que ser duas antenas.

Tipo o seu roteador vai virar "WAN" do seu sogro. Na casa dele vai ficar um repetidor. Ai que tá para o repetidor da casa 2 alcançar o sinal, vai precisar de um access point que vai ficar na casa 1; e esse access point vai receber a internet(wan) do seu roteador que será o gateway dessa rede que será criada.

Assim desse modo é mais fácil é como se voce tivesse criando uma rede, ai o pessoal da casa 2 conecta pelo bridge (repetidor) como se fosse um roteador wifi e no vídeo ai ta bem explicadinho. Tem outros tipos de antenas mas essa Wom 5a é como um roteador pra configurar e é bem simples.

ah e cuidado com chuva esse tipo de antena eu não sei se pode ficar sob intemperies

• Membro VIP
Postado

Tem que ter visada, se existe morro e árvores não funciona de forma direta.

A não ser que seja possível elevar de forma que gere visada.

(De forma bem simplificada visada é você poder enxergar o equipamento, se não vê o sinal não chegará)

Teria que colocar um equipamentos até o morro para receber e depois retransmitir para o outro local.

Postado
14 horas atrás, Antonio Carlos Barros dos disse:

boa noite, veja se isto ajuda:

Com certeza daria certo, mas acho que talvez não seria necessário algo tão potente que custe esse valor.

23 minutos atrás, dwatashi disse:

Tem que ter visada, se existe morro e árvores não funciona de forma direta.

A não ser que seja possível elevar de forma que gere visada.

(De forma bem simplificada visada é você poder enxergar o equipamento, se não vê o sinal não chegará)

Teria que colocar um equipamentos até o morro para receber e depois retransmitir para o outro local.

Realmente. Meu medo é aquela arvore, mas qualquer coisa eu penso em puxar a posição da antena pra desviar dela e compenso o resto pelo cabo ethernet mesmo.

@Danis Barsant Sensacional mano. Sobre o tenda, é uma marca que eu tive alguns produtos e todos foram bons (vários roteadores e um mini switch), então acho que vale a pena pagar pra ver, principalmente pelo preço.
Mas é aquilo lá, produto importado demora pra chegar, mas to sem pressa.
Assim que concluir, volto aqui para falar como foi

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, ersds disse:

Com certeza daria certo, mas acho que talvez não seria necessário algo tão potente que custe esse valor.

Realmente. Meu medo é aquela arvore, mas qualquer coisa eu penso em puxar a posição da antena pra desviar dela e compenso o resto pelo cabo ethernet mesmo.

@Danis Barsant Sensacional mano. Sobre o tenda, é uma marca que eu tive alguns produtos e todos foram bons (vários roteadores e um mini switch), então acho que vale a pena pagar pra ver, principalmente pelo preço.
Mas é aquilo lá, produto importado demora pra chegar, mas to sem pressa.
Assim que concluir, volto aqui para falar como foi

Observação: Na minha resposta não afirmo o valor do produto o vídeo explica isso, só passo a informação, ele pode comprar de outra marca se quiser.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!