Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede doméstica com pfSense, Pi-Hole, NAS e rede wireless mesh


Posts recomendados

Olá, tudo bem? Daqui um tempo vou mudar de casa e estou planejando uma rede residencial mais bem construída, e tenho algumas dúvidas:

 

Quero colocar o Pi-Hole para bloqueio de anúncios, onde devo colocar?

Cada Access Point cria sua própria rede wifi? Ou é uma única rede gigante?

O NAS pode ser conectado no switch mesmo? ou é melhor conectar no roteador?

 

Segue em anexo  um diagrama da minha futura rede.

 

 

 

Network Layout.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, bem um rede bem robusta, olha pfsense ok, muito bom para gerenciar, Pi-hole eu não sei se vale a a pena ou não, por mim não precisa. Em relação aos AP's, você pode colocar se for no caso redes mesh onde fica um rede, o NAS, muito bom. Bem as conexões pode colocar no Switch  e não no roteador. Bem se você quiser, você pode fazer um planejamento todo em UNIFI, já que o portfólio desta empresa é focado nisto, se vai ter muitos equipamentos, no seu planejamento, poderia já ir com tecnologias AX. Bem vou passar uns vídeos para você compreender.

 

 

 

 

tem este aqui da TP-link

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, Lucas Harada disse:

Quero colocar o Pi-Hole para bloqueio de anúncios, onde devo colocar?

Se deseja bloquear sempre, pode colocar na mesma linha do Pfsense. No caso ele é quem vai "alimentar" o DNS para o Pfsense.

 

18 horas atrás, Lucas Harada disse:

Cada Access Point cria sua própria rede wifi? Ou é uma única rede gigante?

Depende do APs. Os domésticos (Comuns) geralmente não possuem os recursos de roaming que fazem criar uma rede única grande (mesmo nome, mesma rede IP, etc). Então se usar esses domésticos e porta LAN você pode criar sobre uma mesma rede IP, mas teria que usar redes wireless distintas. (Ex: AP1, AP2, etc) para não causar problemas de conexão e usar canais distintos.

 

19 horas atrás, Lucas Harada disse:

O NAS pode ser conectado no switch mesmo? ou é melhor conectar no roteador?

O NAS pode ser conectado no switch.  A única ressalva será na configuração do switch, já que mostra ele gerenciado. Se algum cliente no AP quiser acesso teria que deixar o caminho livre no  switch e no roteador. Se colocar no roteador, poderia até fazer alguma configuração apenas no roteador por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!