Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu vi alguns relatos sobre a placa-mãe x99 8m f não funcionar o SSD NVMe M.2, e é essa placa que quero comprar, alguém poderia dizer se funciona o SSD nela de boa? quem tem essa placa-mãe com o SSD, pode tirar minha dúvida por favor.

Postado

Ela tem o slot NVMe, mas a controladora do PCIe fica no processador.

Dependendo do número de PCIe Lanes que o seu processador puder controlar pode ocorrer conflito entre GPU e NVMe. Pode ser que exista alguma opção como PCIe unlock na BIOS para liberar essas linhas PCIe para outra coisa além da GPU em processadores com menos linhas.

Pelo que eu vi rapidamente os processadores do LGA 2011 tem uma controladora de até 40 PCIe. E se fosse a plataforma AM4 da AMD a limitação ocorreria com processadores da linha Athlon que tem uma controladora de 16 PCIe sendo que 8 deles ficam destinados ao gráfico integrado e os outros 8 para os slots PCIe da placa-mãe e tem que mexer na BIOS para utilizar um NVMe.

Postado

@MrNobody Melhor eu comprar outra placa-mãe, não sei mexer nisso aí.

@MrNobody o que você acha dessa placa-mãe? Acha que vai dar o mesmo problema?

https://a.aliexpress.com/_mrpwUZs

@MrNobody velho o que me ferra é que é 200~300 reais mais caro essa placa-mãe, eu realmente quero muito colocar SSD no meu PC, 

Você pode me ajudar nesse quesito de como colocar SSD NVMe na x99 8m f?

Não quero gastar mais caro.

Manda algum vídeo de solução referente ao problema pra eu ver e corrigir isso aí por favor.

Postado

@Vinicius Deroma como eu disse a controladora PCIe está no processador, se o seu CPU tiver só 16 PCIe lanes, muito provavelmente todo o PCIe dele estará reservado para os Slots PCIe.

Se você tem um slot PCIe x16 e quer que o slot funcione em x16 você precisa que o processador tenha um controlador de no mínimo 16 PCIe lanes.

Um NVMe iria precisar de um PCIe x4.

O motivo pode ser diversos para as pessoas estarem tendo problemas para ativar um NVMe nessa placa-mãe. Desde um CPU que não forneça as linhas PCIe necessaria, necessitando de uma mudança na BIOS para liberar as linhas para serem utilizadas pelo SSD. Qual é o processador que você quer por nessa placa-mãe?

Como poderia ser incompatibilidade do SSD com a placa-mãe ou simplesmente elas receberam uma placa-mãe com o M.2 estragado.

• Membro VIP
Postado
  1. Os PCI Lanes estão atribuídos ao chipset, o x99 endereça 40.
  2. A controladora do NVMe fica nele mesmo, se houve PCIe disponível o NVMe pode funcionar
  3. Em sistemas legados o maior problema é o suporte ao NVMe. Para efetuar boot, ele funciona apenas em modo AHCI-EFI. 
  4. É possível inserir o módulo NVMe nas BIOS EFI, já habilitei no passado em placas C2Q e Core de 3ª Geração. No C2Q a performance com x4 é limitada, para usar o máximo tem que usar o X16 (porque geralmente é PCIe 2.0) nos mais recentes é PCIe 3.0, então o x4 funciona muito bem.

Se a Motherboard já tiver o módulo NVMe, eles funcionam sem grandes problemas. O problema é quando não tem, ou a BIOS é Legada. (sem EFI). 

Postado

@Vinicius Deroma Esse Xeon 2640 v3 tem 40 PCIe Lanes, então o problema em teoria não pode ser dele - a não ser que o processador esteja com problemas, o que é um risco quando se compra um CPU usado.

Você pode entrar em contato com o vendedor antes de comprar a placa-mãe para descobrir se ele tem a lista de NVMe suportados.

Postado

@Vinicius Deroma é possível sim que não precise habilitar nada na BIOS, já que na pratica você teria linhas PCIe dos processador de sobra, mas poderia ser que a BIOS venha de fabrica com o slot M.2 para as linhas do PCIe do chipset - o que aumentaria o tempo de comunicação do NVMe e se não me engano o PCIe do chipset é padrão 2.0 - e pelo que eu observei o desempenho cai pela metade dependendo do modelo - e o NVMe talvez impessa que algumas portas SATA sejam ligadas.

Postado

@MrNobody Que droga velho, o desempenho cai pela metade?? Aí quebra minhas pernas.

Qual kit tu compraria mano? É que assim, tô pensando em colocar SSD e que a placa-mãe dure mais de 2 anos, só que como eu corro um risco GRANDE, de apenas coloca SSD nessa porcaria (eu tô p da vida mano kk foi mal, eu não quero perder desempenho), aí eu me ferro pra caramba.

Mano eu só queria colocar a droga de um SSD na placa-mãe básica, só isso, e nem isso posso colocar por que eu perco desempenho, é pra GANHAR desempenho e não perder.

1. https://a.aliexpress.com/_mMYcMi6

2. https://a.aliexpress.com/_mqL8pKI

Postado

@Vinicius Deroma você só vai perder desempenho se você operar o NVMe em PCIe em 2.0.

Fato é: ambos os kit tem processadores que oferecem suporte ao PCIe 3.0 e caso ele esteja operando em 2.0 é só achar a opção da BIOS e alterar em 2 segundos.

Se você for usar só uma GPU + NVMe, você só vai utilizar 20 das 40 linhas PCIe 3.0 oferecidas pela controladora da CPU.

E mesmo o SSD NVMe operando em 2.0 você teria um desempenho em torno de 1500mb/s vs 3000mb/s em 3.0 - o que não vai afetar muito a vida da grande maioria dos usuários. Um SSD SATA III tem tempo de inicialização do windows em 14 segundos vs NVMe PCI 3.0 em 12 segundos vs NVMe PCI 4.0 em 11 segundos. Você pode ver alguns vídeos de Loading no YouTube para ver que a diferença na maioria das atividades será insignificante.

A ter o dobro de velocidade não necessariamente vai significar que você vai esperar muito mais tempo.

Postado

@Vinicius Deroma Sinceramente, eu não acredito muito nessas placas mãe de marca chinesa e desconhecida para o resto do mundo.

E não sei nem se valeria a pena gastar tanto assim em uma plataforma defasada.

Poderia ser mais barato você dar upgrade no seu PC atual, por mais que ele já seja antigo, ou por um Xeon E3 1270 (Todo Xeon precisa de placa de vídeo) que é basicamente um i7 ou um i7 3770. Colocar um SSD Sata mesmo sua placa-mãe tendo só conector Sata II. Talvez 2x8gb DDR3 você compra por cerca de R$200 no ali. Mas tudo depende de qual uso você vai dar para o PC o I7 aguentaria até uma GTX 1650.

E você vai dar uma sobrevida no seu PC até você conseguir comprar algo mais atual. Ou você poderia até checar o preço de um I3 10100f no aliexpress + DDR4 + placa-mãe porque provavelmente compensaria mais do que o xeon.

• 4 meses depois...
Postado

Mano sinceramente não recomendo a compra desses kits xeon a ninguém. Comprei um kit desses porque vi vários canais do youtube falando que eram boas e tal, mas acho que é só pra ganhar views mesmo. Peguei um kit com placa x99 kllisre e xeon e5 2640 com dois pentes de 8gb e comprei por fora também um SSD NVMe de 500gb da Kingston. Placa de vídeo 1060 5gb e fonte evga 850 G5 80 plus zerada. Instalei tudo nos conformes e simplesmente o PC desliga do nada e da tela azul e depois simplesmente o SSD some aparecendo uma msg de que não tem nenhum disco para dar boot. Para voltar toda vez tenho que entrar na BIOS e colocar o SSD como prioridade para dar boot. Já instalei várias vezes o windows instalando drivers da placa de vídeo do site da Nvidia, já verifiquei se o firmware do SSD está atualizado. Já fiz também varios testes de stress dos componentes para ver se da a p**** dessa tela azul e nos testes não da nada e tudo funciona normal. É aleatório simplesmente desliga só usando a internet ou quando tá ocioso. Agora não sei se é a placa que é uma porcaria ou se é o processador ou se é o SSD NVMe. Simplesmente não sei o que fazer. estou afim de dar altas marretadas nesse kit e comprar logo de vez uma placa-mãe da GIGABYTE B660M AORUS PRO AX com um i5 12400f pra montar um PC de vergonha mesmo gastando 3 mil reais.

• mês depois...
Postado

@Marcos Dg Acho injusto falar que youtubers estão falando bem dos kits só para ganhar views só por que a sua placa/processador potencialmente vieram com defeito. Eu comprei uma da Huananzhi X99, Xeon 2678 e as 32 gb DDR4 ano passado e tenho rodado a máquiana como servidor 24h desde então, 1 ano e meio sem nenhum problema. Montei + 2 para colegas meus usando kits mais baratos e também, sem problemas. Claro que como qualquer compra de itens usados, pode ser que tenha algum defeito, mas pelo menos no Ali, qualquer compra que tive problema no passado, por defeito ou não chegar ou eles estornavam o valor ou eles mandavam outro produto. Você tentou contatar eles pelo defeito?

Pelo preço, dependendo do uso eu não vejo problema nos kits, especialmente se você quer ou uma máquina muito barata e já tem uma placa de vídeo velha sobrando só para dar vídeo, ou quer bastante cores/memória barata.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!