Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou com um problema com meu computador em que ele desliga sozinho quando estou usando, e suspeito que seja a fonte, especificações abaixo:

Fonte: 500W

Processador: I5-3570

Placa de Vídeo: RX 570

RAM: 8 GB

Isso costuma acontecer quando eu faço muita coisas no computador simultaneamente, como abrir um game muito pesado enquanto faço live, ou uma live com qualidade alta em um jogo básico, mas mexendo normalmente, programas como Office, Google, Spotify, ele não desliga.

Quem puder estar me ajudando, fico grato, Obrigado.

Postado

@Gabriel Kumay é recomendavel você baixar algum aplicativo que monitore a temperatura do seu pc em geral, tipo o hwinfo64. Você usa o pc normalmente e vê onde a temperatura fica mais alta, por que isso pode ser problema de aquecimento do processador ou da placa de vídeo.

• Curtir 1
Postado
48 minutos atrás, Gabriel Kumay disse:

@VictorVsl7 O processador fica entre 49°C a 55°C, para o processador isso é muito alto?

@GuilhermeGB Do processador fica entre 49°C a 55°C, da placa de vídeo fica em 57°C a 60°C

Você não respondeu todas as minhas perguntas.

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Qual a marca e o modelo dessa fonte?

Como estão as temperaturas do processador e da placa de vídeo?

Postado
36 minutos atrás, Gabriel Kumay disse:

@VictorVsl7 Em tarefas cotidianas, em jogos, pega 59°C, 61 °C

@GuilhermeGB Da Wise

Fonte WiseCase não presta pra nada, é uma das piores do mercado. Se continuar usando corre o risco de queimar alguma coisa no seu PC. Se livre dessa fonte e compre uma XPG Pylon 450W.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Gabriel Kumay disse:

@GuilhermeGB E a respeito da temperatura do processador, limpar e passar uma pasta novamente melhora ? 

Sua temperatura está perfeitamente normal, você só deve começar a se preocupar acima de 80ºC, e seu computador só vai desligar por temperatura se passar de 105ºC.

• Curtir 1
Postado
Em 27/03/2022 às 21:08, GuilhermeGB disse:

@Luís Roberto C. da Silva depende da configuração da BIOS, mas o padrão é 105°C. Existem processadores high-end (Core i9/Ryzen 9) que operam entre 80-90°C em estresse máximo mesmo com water cooler, então se todo PC deligasse com 80°C, você nem conseguiria usar esses processadores.

Por isso disse que software não faz a leitura corretamente. Estava lendo 80 °C, quando na verdade estava acima de 100 °C, fiz a medição com um termômetro manual.

Postado
50 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Por isso disse que software não faz a leitura corretamente. Estava lendo 80 °C, quando na verdade estava acima de 100 °C, fiz a medição com um termômetro manual.

Software não lê nada, software é apenas a camada que faz a interação entre o usuário e o hardware, então a única coisa que o software faz é pegar as temperaturas medidas pelos diversos sensores existentes e mostrar para o usuário. No entanto, para que o software reporte essas temperaturas corretamente, o driver do chipset precisa estar devidamente instalado no PC e sua placa-mãe também precisa colaborar com o fornecimento dessas informações.

É comum ver placas mais simples que exibem temperaturas surreais de supostos sensores que nem se quer são identificados. Eu mesmo não tenho esse tipo de problema com a minha. Mas é muito raro ocorrer isso com a temperatura interna do processador, já ouvi falar em algo desse tipo com os antigos processadores AMD FX, mas isso é porque a temperatura reportada era apenas a temperatura no diodo do soquete e não a temperatura real do processador, por isso a confusão. Lembrando que a temperatura do soquete pode ser 20-30ºC mais baixa que a do processador.

Postado

Caro @GuilhermeGB este tópico virou uma discussão sobre a função dos programas? Sim, de qualquer forma, sim,os programas fazem a leitura da informação mensurada pelos sensores. Foi exatamente o que escrevi: "NÂO FAZEM A LEITURA CORRETAMENTE" e não a MEDIÇÃO.

Se ajuda a esclarecer, meu processador é um AMD FX, mas esse problema aparece em muitos outros. Por isso o PC sempre deve estar limpo internamente, o processador com pasta térmica nova e gabinete bem refrigerado, pra depois se pensar em outras causas que levam ao desligamento. E nunca se basear totalmente em medições de sensores e leitura de software.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!