Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 5800x + Deepcool Castle 360EX chegando a 90 °C


Ir à solução Resolvido por dollmaster,

Posts recomendados

Olá pessoal, estou com uma dúvida...

Estou com um Ryzen 7 5800x + WC Deepcool Castle 360EX, a questão é... o processador está chegando a 90 graus no teste de stress de FPU do AIDA64. O gabinete é um Deepcool Macube 310, o airflow dele não é dos melhores, mas eu fiz o teste com ele todo aberto continuou pegando 90... Eu queria saber se é normal essa temperatura, que pra mim não é...

Capture.PNG

5712df45-9bf9-47c6-88da-5ee07807772c.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maycon Abe

 

"Stress FPU" é o teste mais pesado do programa.. Ele tende a forçar a CPU ao limite dela e, por consequência, a solução de resfriamento dela..

 

Você pode até rever a instalação do bloco da CPU, pra ver se o contato tá bem feito mas, dificilmente, algo vai fazer seu processador ser estressado dessa forma..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, RS Faria disse:

@Maycon Abe

 

"Stress FPU" é o teste mais pesado do programa.. Ele tende a forçar a CPU ao limite dela e, por consequência, a solução de resfriamento dela..

 

Você pode até rever a instalação do bloco da CPU, pra ver se o contato tá bem feito mas, dificilmente, algo vai fazer seu processador ser estressado dessa forma..

@RS Faria

Entendi... Eu remontei o bloco e estava tudo certo, usei uma pasta da Thermal Grizzly com 12.5mw/k.

 

Eu achava que por o WC ser bem parrudo iria aguentar esse teste de FPU de boa, mas parece não ser o caso. Como eu não vou usar 100% toda hora acredito que esteja tudo certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Shaman93 disse:

Seu WC está instalado errado, desse jeito há tendência de entrar ar na bomba. Inverta as mangueiras, posicionando pra baixo.

@Shaman93

Amigo nessa posição está ok, não é ruim, mas também não é o ideal e fica impossível inverter pois não há espaço...

 

O ar no caso tende a ficar preso na parte de cima do radiador e não na bomba, pois a bomba está abaixo do radiador, sendo assim, o ar sempre vai ficar preso no ponto mais alto do "Loop", e como o WC da Deepcool tem um sistema de Anti-leak, que acaba liberando o ar caso fique preso acaba não tendo problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Maycon Abe disse:

Amigo nessa posição está ok, não é ruim

É o segundo pior jeito de montar, só perde pro radiador instalado embaixo. Você chegou a testar tentar montar do outro jeito?
 

19 minutos atrás, Maycon Abe disse:

O ar no caso tende a ficar preso na parte de cima do radiador e não na bomba

A parte superior do radiador tem as mangueiras que se comunicam com a bomba, parte do ar acumulado ali pode ser sugado pro bloco, principalmente com o passar do tempo, conforme o nível interno diminui aos poucos. Tem uma questão hidráulica envolvendo o NPSH, uma bomba mais afogada funciona melhor e com menos risco de cavitação (formação de bolhas por vácuo) do que uma bomba pouco afogada (como fica montada do jeito que está). Já ajudei em casos por aqui que só inverter o radiador diminuiu a temperatura em 20 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Shaman93 disse:

É o segundo pior jeito de montar, só perde pro radiador instalado embaixo. Você chegou a testar tentar montar do outro jeito?
 

A parte superior do radiador tem as mangueiras que se comunicam com a bomba, parte do ar acumulado ali pode ser sugado pro bloco, principalmente com o passar do tempo, conforme o nível interno diminui aos poucos. Tem uma questão hidráulica envolvendo o NPSH, uma bomba mais afogada funciona melhor e com menos risco de cavitação (formação de bolhas por vácuo) do que uma bomba pouco afogada (como fica montada do jeito que está). Já ajudei em casos por aqui que só inverter o radiador diminuiu a temperatura em 20 graus.

Entendo, no meu caso a única forma de montar é esse mesmo, em cima não cabe pelo fato das memórias baterem nas fans e invertido também não dá pelo fato o cover da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Gente, vocês estão meio por fora pra falar isso com o Maycon. Não tem air cooler nem AIO capaz de abaixar essa temperatura. Esse 5800x foi feito assim, essa SKU tem a maior intensidade de toda a linha Ryzen 5000, sendo um único SKU com um limite de energia padrão de 142W, o mesmo limite de energia normalmente dado a CPUs que possuem 2 módulos (ou seja, duas vezes a área para transferir o calor para fora, o que força o calor). Isso não acontece com o 5600x que tem apenas 1 módulo com 6 núcleos pra ter o calor dissipado em uma mesma superfície, enquanto o 5900x tem 2 módulos de 6 núcleos cada. Já o 5800x vem com 1 módulo, mas com 8 núcleos, por isso sendo o mais quente da série 5000.

O único jeito de reduzir isso em até 20 graus é usar PBO e Curve Optimizer, eu uso os valores:

PPT - 120W
TDC - 100A
EDC - 80A

Curve Optimizer - Per core:
30 - 5 - 15 - 20 - 30 - 30 - 30 - 30

E em testes pesados fico em 73ºC.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2022 às 23:07, dollmaster disse:

Gente, vocês estão meio por fora pra falar isso com o Maycon. Não tem air cooler nem AIO capaz de abaixar essa temperatura. Esse 5800x foi feito assim, essa SKU tem a maior intensidade de toda a linha Ryzen 5000, sendo um único SKU com um limite de energia padrão de 142W, o mesmo limite de energia normalmente dado a CPUs que possuem 2 módulos (ou seja, duas vezes a área para transferir o calor para fora, o que força o calor). Isso não acontece com o 5600x que tem apenas 1 módulo com 6 núcleos pra ter o calor dissipado em uma mesma superfície, enquanto o 5900x tem 2 módulos de 6 núcleos cada. Já o 5800x vem com 1 módulo, mas com 8 núcleos, por isso sendo o mais quente da série 5000.

O único jeito de reduzir isso em até 20 graus é usar PBO e Curve Optimizer, eu uso os valores:

PPT - 120W
TDC - 100A
EDC - 80A

Curve Optimizer - Per core:
30 - 5 - 15 - 20 - 30 - 30 - 30 - 30

E em testes pesados fico em 73ºC.
 

@dollmaster Entendo... Obrigado pelas informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!