Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente, o NVMe do meu Notebook simplesmente, parou de funcionar.

Era um modelo "ADATA FALCON"

Tentei de tudo, mas ele simplesmente morreu.

Eu o tinha adquirido a cerca de 6 meses.

Não dava tempo de mandar para assistência pois não podia ficar sem trabalhar, precisava de outro imediatamente.

Tudo bem, chorei, sofri, enxuguei as lágrimas e resolvi comprar um novo, comprei um Samsung 970 Evo Plus (Mz-v7s1t0bw)

Preocupada em este também queimar, resolvi monitorar as temperaturas e para minha surpresa, tive de interromper os testes pois eles já estava em 90 Graus.

Desliguei o PC, deixei uns 20 minutos desligado, e o liguei novamente:

Com o NVMe totalmente Ocioso, após ligar o pc:

1250601490_1AcabeideligaroPC.png.acdb7e0deae179dde78a42af60118c31.png

Então, resolvi fazer alguns testes com o CrystalDiskMark

CrystalDiskMark.png.d2528ee7c9d7b6dac7487dff44c26227.png

Após cerca de 2 Minutos de teste de "READ" temos isto:

876411500_2TestedeRead.png.1ba3711dd39ba44a4b5b5a8c2c0238d7.png

Interrompi o teste, com medo de queimar, e não prossegui.

Resetei, e testei um teste de "WRITE" e após cerca de 2 minutos também:

611593066_3TestedeWrite.png.1ef9ef9ccf2e226c36ce0737e0d0bccc.png

Novamente, interrompi o teste com medo de queimar.

O NVMe em questão é este aqui:

EvoPlus.thumb.jpg.dfde1e7d687112986082789c2093ecd5.jpg

Sim, ele esta ligado corretamente no slot.

Sim, estou usando ele em um Notebook Dell

Não, não adicionei nenhum periférico ou dissipador extra nele.

Isto tudo, com a economia máxima de energia ativada no Windows para o PCI Express

Ele esta operando no modo L1

Sem isto, os resultados seriam ainda piores

1873189656_L1Ativado.thumb.png.953654e72c4d2ce031191b8afe9fd7ed.png

Então, alguma dica?

Ou estou fadada a maldição dos NVMe's que queimam?

Obrigada!!

• Membro VIP
Postado

NVMe de alto desempenho em notebooks é cruel. No meu desktop utilizo o mesmo SSD com dissipador Thermalright, pra ele ficar entre os ~50ºC em full.

Como é note nem sei se dá pra tacar dissipador aí, e pela pouca ou inexistente ventilação é isso.

Baita SSD, mas sua controladora superaquece facilmente quando exigida.

Postado
10 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Pegue aquele FALCON e esfregue um lápis borracha nos contatos dele e teste ele novamente.

Foi uma das primeiras coisas que tentei, não funcionou.
Tb tentei limpar com pinceis anti estáticos, álcool isopropílico, ligar em adaptador externo usb, tentar em outro pc, e por ultimo, retirar o dissipador que vem colado nele.

Nada funcionou.

14 minutos atrás, Phoenyx disse:

dissipador Thermalright

Um Thermal Pad? Aquelas almofadinhas? de quantos mm?

Talvez eu tente colocar um.

Tem que tirar o papel preto que vem colado nos módulos, com as informações?

• Membro VIP
Postado

@Viviane22 Não, é um dissipador passivo (vem a thermalpad e um dissipador de alumínio).

Só um thermalpad não adiantaria em nada sem uma área de contato pra dissipar o calor.
Thermalright é um fabricante de dissipadores e coolers.

E sim, tem que tirar aquele papel preto do NVMe para a instalação do thermalpad.

• Obrigado 1
Postado
8 minutos atrás, atanazio disse:

ja entrou em contato com a dell?

A garantia deste PC já acabou.

9 minutos atrás, Phoenyx disse:

Alto tráfego de dados e ela pula lá pra cima, normal.

Mas como posso evitar que queime, o do ADATA usei por uns 6 meses e queimou.

4 minutos atrás, atanazio disse:

se desabilitar o rapid mode

O que seria isto?

• Membro VIP
Postado

@atanazio Rapid mode é cache em RAM. Não adianta, ela provavelmente tem demanda de tráfego, trabalha com edição ou algo similar, que tá sempre escrevendo em disco. Rapid mode é placebo, porque você sacrifica o armazenamento da memória física do sistema.

@Viviane22 Pra notes brasileiros eu pegaria um Intel 660P ou similar, nada de NVMe de alto desempenho. Pra remediar aí, ver se cabe um dissipador de calor em cima com o note fechado. Lembrando, vai ter que arrancar o rótulo preto lá, o que vai ocasionar perca de garantia.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@atanazio A controladora é parte do NVMe, um chipset. Ela é quem gerencia os módulos NAND (que armazenam os dados). Resumindo, quanto melhor mais rápida, mas ferve, é normal isso aí. O problema é tacar este dispositivo em notebooks no Brasil. Isso aí foi projetado pro Japão, EUA, europa, que verão é 20ªC. Clima tropical é tenso em relação a hardware, porque tudo vem de fora, nada é pensado para o aqui.

Já vi moto pegando fogo porque o chicote elétrico não foi feito para as nossas condições.

@Viviane22 Se você levantar aquele rótulo preto verá um chipset prateado. Ele é a controladora, ele é quem esquenta pra baralho.

Postado
15 horas atrás, Phoenyx disse:

Pra notes brasileiros eu pegaria um Intel 660P ou similar, nada de NVMe de alto desempenho. Pra remediar aí, ver se cabe um dissipador de calor em cima com o note fechado

Que triste não poder usar um NVMe em um Note.

Estou considerando trocar talvez por um mini PC, até criei um tópico sobre isto, mas o pessoal falou que não muda muito o desempenho.

Tb estou considerando um Alienware do modelo mais ""barato"" de 12k mas o medo de comprar e não mudar nada, é grande.

15 horas atrás, atanazio disse:

eu tentaria acionar para a controladora, mas vai que sai mais em conta o intel 660p

Quero e trocar este notebook por algo novo como citei, muita dor de cabeça. Acionar garantia acho que nem é uma opção, o tempo que isto vai demorar, não posso ficar sem trabalhar, mandar o pc pra eles, esperar e etc.

A garantia é no equipamento deles e não do que ela pegou à parte.

Acho que eles falariam isto, tipo "Ah, mas com o HD que a gente mandou, funciona, se você trocou problema é seu"

kkkk

Se você levantar aquele rótulo preto verá um chipset prateado

Achei a malandrinha, vou tacar um termal pad e depois um dissipador por cima do termalpad.

Assim:

[placa-mãe] - [NVMe] - [Cola] - [TermalPad] - [Cola] - [Dissipador] - [Tampa do Notebook]

Não sei se precisa de cola, e se precisar certamente será uma especial, Vou pesquisar.

• Membro VIP
Postado

@Viviane22 Não precisa e nem deve utilizar qualquer espécie de cola. O thermalpad, à depender do fabricante, já vem com adesivo.

É como falei, tem que abrir o note, ver se tem espaço para um dissipador ali (no geral os dissipadores já possuem thermalpad), e ver se tem refrigeração suficiente no local. Porque não adianta um dissipador no meio de uma fornalha.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!