Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frequência de memória RAM para Ryzen 5 5600X


Posts recomendados

Tenho um Ryzen 5 5600X

Uma Aorus b550m elite

e queria comprar uma memoria ram da aorus, mas não estou conseguindo achar de 3200Mhz, encontrei apenas ela em 3733Mhz, queria saber se tem algum problema eu utilizar essa de 3733Mhz, se corre risco de não da vídeo, ou o pc não ligar.

1 minuto atrás, Gabriel Guimarães disse:

Tenho um Ryzen 5 5600X

Uma Aorus b550m elite

e queria comprar uma memoria ram da aorus, mas não estou conseguindo achar de 3200Mhz, encontrei apenas ela em 3733Mhz, queria saber se tem algum problema eu utilizar essa de 3733Mhz, se corre risco de não da vídeo, ou o pc não ligar.

@GuilhermeGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Guimarães o que pode acontecer é você não conseguir utilizar ela nos 3733 MHz, tendo que abaixar pra 3600Mhz.

Mas acredito que com esse kit de cpu + mb vai rodar nos 3733Mhz tranquilo, contudo, recomendo pesquisar no youtube vídeo de alguém que tenha testado esse clock de memória no r5 5600X com b550m aorus elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Guimarães qualquer memória que você comprar DDR4 vai funcionar, atingir a frequência máxima dela é outros 500. Eu sei que 3600MHz é praticamente garantido para qualquer Ryzen 5000, acredito que 3733MHz também não seja problema, pois eu já consegui colocar essa frequência fazendo overclock nas minhas memórias de 3600MHz, e meu processador é um Ryzen 5 3600. Lembrando que você precisa ativar o XMP na BIOS para conseguir pegar os 3733MHz.

 

Mas por qual motivo a memória precisa ser uma Aorus? Existem memórias boas e muito mais baratas, R$1.000 num kit de 16GB eu já acho um absurdo, você conseguiria comprar um kit de 32GB com o mesmo valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

E eu aqui com quase a mesma duvida tenho uma ROG Strix X570-E Gaming e um 5600X queria colocar memórias de 3600MHz, pois tenho 4x8 ou seja 32GB com 3000MHz e queria por 4x8 de 3600MHz mais falaram que seria melhor colocar 2x16 pois assim memórias com clocks mais altos não iria sobrecarregar a controladora do 5600X que poderia ocorrer erros se colocar 4x8 isso procede

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 03/09/2022 às 01:40, Afonso Gomes disse:

E eu aqui com quase a mesma duvida tenho uma ROG Strix X570-E Gaming e um 5600X queria colocar memórias de 3600MHz, pois tenho 4x8 ou seja 32GB com 3000MHz e queria por 4x8 de 3600MHz mais falaram que seria melhor colocar 2x16 pois assim memórias com clocks mais altos não iria sobrecarregar a controladora do 5600X que poderia ocorrer erros se colocar 4x8 isso procede

Sempre opte por dois pentes e não quatro. Primeiro que você terá dois slots livres para futuro upgrade, e segundo que sim, você sobrecarregaria o controlador de memória. Não que não irá funcionar, mas o bank interleave irá atuar de maior forma, maior latência, menor desempenho. E pra subir os clocks fica mais complicado tmb.
E sempre que você adiciona mais componentes a possibilidade de erros aumenta exponencialmente (um dos pentes morre, um dos HDs falha, e por aí vai).
Quatro pentes é indicado somente para processadores que possuam quad channel, que não é o seu caso que é dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Peuzera disse:

Estou com uma dúvida parecida, porém com uma frequência ainda maior que 3600...

Gostaria de saber se o 5600x funciona bem com uma memória que o "padrão" dela já seja 4000mhz 

placa-mãe Steel Legend x570

Desde que você utilize no máximo dois pentes de memória, existe uma chance de funcionar, mas não existe qualquer garantia de compatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Desde que você utilize no máximo dois pentes de memória, existe uma chance de funcionar, mas não existe qualquer garantia de compatibilidade.

Entendo... Então o ideal seria 3600mhz para depois então poder 4 slots (mesmo que não seja recomendado usar 4)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Peuzera disse:

Entendo... Então o ideal seria 3600mhz para depois então poder 4 slots (mesmo que não seja recomendado usar 4)

Não, para quatro slots no melhor dos casos só vai funcionar até 3200MHz, mas tem gente que não consegue nem isso. Para ter menor chance de incompatibilidade, usar pentes de memória single rank.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Peuzera Ainda é difícil encontrar memórias single rank superiores a 8GB DDR4, nem placas mãe que as suportem (pois aumenta a densidade de cada chip no pente), então irá depender destes fatores.

2x 8GB 4000MHz single rank deve funcionar lindo aí. Dual rank já complica um pouco, é similar a 4 slots com single rank. Acrescenta maior bank interleave, latência, e clocks mais baixos.
Mas, é melhor duas dual rank de 16GB cada do que 4 single rank de 8GB por exemplo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!