Ir ao conteúdo

Quais são os melhores distros Linux atualizados que rodam em 512MB de RAM?

Ir à solução Resolvido por skyline.soares,

Posts recomendados

Postado

Olá.

Alguém me recomenda os melhores distros Linux atualizados que rodam em computadores muito antigos de 512MB de RAM com mesmo nível de dificuldade de Linux Mint, por favor?

Meu notebook é mais moderno, tem 8GB RAM DDR4, Intel Core i5 7200U e SSD 1TB. Mas estava perguntando isso porque o professor de Laboratório de Hardware da minha escola está organizando a outra sala de informática, lá tem computadores bem antigos, memória 4GB DDR2 ou DDR3, Intel Pentium E5400 e disco rígido. Mas há um computador único que tem 512MB de RAM, provavelmente é o mais antigo. Os outros computadores eu coloco o Windows 10 ou Linux nele dependendo da potência de algum computador. Mas nesse computador de 512MB de RAM, eu coloco somente o distro Linux nele, já que os Windows mais moderno (10 e 11) não rodam muito bem em 512MB de RAM, sendo que o último Windows que roda perfeitamente em 512MB de RAM é o Windows 7.

Agradeço.

Postado
9 minutos atrás, Joao531 disse:

Olá.

Alguém me recomenda os melhores distros Linux atualizados que rodam em computadores muito antigos de 512MB de RAM com mesmo nível de dificuldade de Linux Mint, por favor?

Meu notebook é mais moderno, tem 8GB RAM DDR4, Intel Core i5 7200U e SSD 1TB. Mas estava perguntando isso porque o professor de Laboratório de Hardware da minha escola está organizando a outra sala de informática, lá tem computadores bem antigos, memória 4GB DDR2 ou DDR3, Intel Pentium E5400 e disco rígido. Mas há um computador único que tem 512MB de RAM, provavelmente é o mais antigo. Os outros computadores eu coloco o Windows 10 ou Linux nele dependendo da potência de algum computador. Mas nesse computador de 512MB de RAM, eu coloco somente o distro Linux nele, já que os Windows mais moderno (10 e 11) não rodam muito bem em 512MB de RAM, sendo que o último Windows que roda perfeitamente em 512MB de RAM é o Windows 7.

Agradeço.

Pode testar o Void Linux, runit faz milagres! Já instalei em uma máquina DDR 400 e deu pra usar, claro que o processamento não vai ser aquelas maravilhas. 

Postado

AntiX, basedo em Debian. Requisito mínimo é 256Mb. Void é muito legal mas é mais difícil do que Linux Mint.

Postado

@Joao531 Dependendo do uso do PC, com 512MB vai ser tenso independente do sistema operacional, se for usar internet nesse PC esquece, a não ser que se limite a buscas no google e Wikipédia, tenho um amazon kindle com 512MB de RAM e só da pra navegar na web com ele com o javascript desativado e em sites que não exijam o Java script. se ligar o Java script o navegador apresenta problemas por falta de memoria!

Postado

@Joao531 Rodar server, editar texto (libre office), usar o PC como hub de armazenamento com vários HDDs. Com o browser certo e as otimizações necessárias, talvez você consiga rodar youtube em 420p, ou escolher os vídeos que quer assitir, baixá-los e assistí-los. Pra sites normais, acho que dá pra navegar sim com 512Mb, sem desativar JavaScript. Mas só uma guia de cada vez. Não se esqueça de criar uma Swap, isso é obrigatório, se não tiver o sistema vai congelar.

Postado

@skyline.soares Q4OS parece ser interessante, ele realmente é mais amigável para qualquer um.

Puppy Linux é confuso. AntiX eu acho um pouco feio.

Vou testá-lo na máquina virtual para tirar as conclusões. Muito obrigado!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...