Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Toca-discos soando melhor com 1 lado só do RCA conectado ?


Posts recomendados

Boa noite gente, sou DJ e comecei recentemente a entrar nos embalos do mundo analógico, então comprei semana passada 2 toca discos (A e B) e 1 mixer (digital - numark M4), mas estou tendo um pequeno problema, n sei se diria problema, mas um acaso que n consigo resolver e decidi buscar a opinião dos senhores.

Este é o background: O tocadiscos A chegou junto c/ o mixer e quando o testei funcionava normalmente c as 2 pontas (vermelha e branca) do RCA conectados no mixer.

Ao chegar o tocadiscos B quando fui testa-lo achei estranho que com as 2 pontas do RCA conectados ele soava esquisito, volume baixo e sem graves, e quando eu retirava 1 das pontas (seja vermelha ou branca) o som voltava a ficar 100% normal.

Antes do teste do tocadiscos B o toca discos A estava normal, tipo no mesmo dia, e logo depois do teste do B, o A começou com o mesmo problema (?????).

Aqui ficam algumas observações:
1. Com 1 lado só do RCA ligado ambos toca discos saem no master dos 2 lados normais no fone (ainda n testei em monitor de audio pois estou sem)
2. No meio tempo que recebi o toca discos A até receber o B decidi testar o mixer no computador com um software de discotecagem (traktor). Usei 1 cabo aux(p2)-RCA + placa de som USB (ambos bem vagabundos), conectei uma ponta do RCA em cada canal do mixer e o p2 na placa de audio e funcionou certinho com o software.

Minha hipotese é que o mixer se desconfigurou quando decidi testar ele no PC (se isso for possível kkk) mas não tenho certeza pois depois do teste no computador eu havia testado o toca discos A (justo no dia que chegou o B) e o som saiu normal com as 2 pontas conectadas.

As perguntas são, o q pode ter acontecido ? Há algum problema em deixar só 1 lado do RCA conectado visto que o som sai do master normal nos 2 lados ? alguém tem alguma ideia como corrigir ?

Desculpa o textão, mas é q isso virou um quebra-cabeça pra mim, agradeço desde já todas as respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Então gente... 

 

@niles, @BCP

 

O meu SETUP / background que uso hoje para eventos tem conexões tanto analógicas, como digitais como de rede e USB. Sendo assim, é importante mencionar não só o modelo / marca do Mixer mas dos Players / Multiplayers / Controladoras / CDJs ou Turntables  (toca discos) também, senão fica complicado auxiliar. 

 

No caso dos toca-discos, é importante mencionar a Marca / Modelo certinho, pois há toca discos (turntables) com saídas analógicas, outros com saídas apenas USB,  e alguns modelos mais novos com saídas apenas digitais e obviamente a conexão deles embora idênticas,  podem variar o funcionamento de acordo com o modelo, com analógico / digital / USB / Rede, além da latência que muda de saída para saída. 

 

Isso da conexão referente aos toca-discos. 

 

A modulação de sinal dos toca-discos costumam ser diferentes das CDJ's  quanto mais antigas quanto mais NOVAS.

 

No Mixer Numark M4, os toca discos devem ser ligados consecutivamente nos canais (CH1) 1 e  3 (CH3).  O canal 2 (CH2) desse modelo de Mixer em específico não fornece modulação adequada para toca-discos, apenas para CDJ's ou Controladoras ou Multiplayers. 

 

Bom, os toca discos devem ser ligados na opção PHONO dos canais  CH1 e CH3 desse mixer, pois é a opção PHONO que fornece modulação de sinal compatível com toca-discos. Não basta apenas ligar os toca discos aí, também é necessário colocar a chave seletora que se encontra disponível acima desses canais na opção PHONO também.  Todo o seu conjunto, tanto o Mixer como os toca discos devem estar ligados em um estabilizador de tensão na tensão 110 V.

 

 

Só ai fazer os testes  e ver se tudo está regulado adequadamente. Como não foi postado o modelo dos toca discos, não tem como indicar em qual das saídas de áudio dos mesmos, o cabo RCA deve ser ligado, mencionei apenas a conexão do Mixer. 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dj Rayke @BCP Olá amigos, agradeço pelas respostas. Então, a bandeja A é uma Inkel HTE-920Q Koreana, a primeira da foto, e e o toca discos B é uma Numark TT-1400 Japonesa.

 

Aclaro que sim conectei ambas na entrada phono tanto do canal 1 quanto no 3 com a chave seletora também em phono, e o toca-discos A funcionou perfeitamente em ambos canais até o ponto que começou estes problemas. 

 

Por esso motivo não acho que o problema é de conexão, pois conectei tudo corretamente. Mas hoje ambas só soam bem com 1 lado (cor) do RCA em qualquer um dos 2 canais phono. Isso que não entendo o motivo 😢

 

 

 

HTE920.jpg

NUMARK.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pode ser que o último técnico que mexeu neles não ligou os fios da cápsula corretamente.

A posição de cada fio na cápsula nem sempre é um padrão, na cápsula sempre tem uma identificação colorida e essas cores é que seguem um padrão que é:

Vermelho = Positivo Canal direito

Verde = Terra do canal direito

Branco = Positivo Canal esquerdo

Azul = Terra do canal esquerdo.

Caso sua cápsula esteja ligada incorretamente, o som não ficará perfeito, pode ficar sem graves ou sem definição de estéreo.

Dê uma verificada nas suas ai...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Aparentemente me parece problemas nas saídas (possivelmente a placa de saída dos toca-discos), um outro teste seria testar o equipamento com aterramento... 

 

Lembro que esses equipamentos são importados e a energia do Brasil (bem... essa a gente não precisa sem mencionar né..)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...