Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite gente, sou DJ e comecei recentemente a entrar nos embalos do mundo analógico, então comprei semana passada 2 toca discos (A e B) e 1 mixer (digital - numark M4), mas estou tendo um pequeno problema, n sei se diria problema, mas um acaso que n consigo resolver e decidi buscar a opinião dos senhores.

Este é o background: O tocadiscos A chegou junto c/ o mixer e quando o testei funcionava normalmente c as 2 pontas (vermelha e branca) do RCA conectados no mixer.

Ao chegar o tocadiscos B quando fui testa-lo achei estranho que com as 2 pontas do RCA conectados ele soava esquisito, volume baixo e sem graves, e quando eu retirava 1 das pontas (seja vermelha ou branca) o som voltava a ficar 100% normal.

Antes do teste do tocadiscos B o toca discos A estava normal, tipo no mesmo dia, e logo depois do teste do B, o A começou com o mesmo problema (?????).

Aqui ficam algumas observações:
1. Com 1 lado só do RCA ligado ambos toca discos saem no master dos 2 lados normais no fone (ainda n testei em monitor de audio pois estou sem)
2. No meio tempo que recebi o toca discos A até receber o B decidi testar o mixer no computador com um software de discotecagem (traktor). Usei 1 cabo aux(p2)-RCA + placa de som USB (ambos bem vagabundos), conectei uma ponta do RCA em cada canal do mixer e o p2 na placa de audio e funcionou certinho com o software.

Minha hipotese é que o mixer se desconfigurou quando decidi testar ele no PC (se isso for possível kkk) mas não tenho certeza pois depois do teste no computador eu havia testado o toca discos A (justo no dia que chegou o B) e o som saiu normal com as 2 pontas conectadas.

As perguntas são, o q pode ter acontecido ? Há algum problema em deixar só 1 lado do RCA conectado visto que o som sai do master normal nos 2 lados ? alguém tem alguma ideia como corrigir ?

Desculpa o textão, mas é q isso virou um quebra-cabeça pra mim, agradeço desde já todas as respostas.

• Coordenador
Postado

Pode ser alguma falha do lado "Comum" (terra) na entrada do mixer Mas aguarde opiniões de um DJ profissional.

@Dj Rayke, já pegou algo parecido?

• Administrador
Postado

Então gente... 

@niles, @BCP

O meu SETUP / background que uso hoje para eventos tem conexões tanto analógicas, como digitais como de rede e USB. Sendo assim, é importante mencionar não só o modelo / marca do Mixer mas dos Players / Multiplayers / Controladoras / CDJs ou Turntables  (toca discos) também, senão fica complicado auxiliar. 

No caso dos toca-discos, é importante mencionar a Marca / Modelo certinho, pois há toca discos (turntables) com saídas analógicas, outros com saídas apenas USB,  e alguns modelos mais novos com saídas apenas digitais e obviamente a conexão deles embora idênticas,  podem variar o funcionamento de acordo com o modelo, com analógico / digital / USB / Rede, além da latência que muda de saída para saída. 

Isso da conexão referente aos toca-discos. 

A modulação de sinal dos toca-discos costumam ser diferentes das CDJ's  quanto mais antigas quanto mais NOVAS.

No Mixer Numark M4, os toca discos devem ser ligados consecutivamente nos canais (CH1) 1 e  3 (CH3).  O canal 2 (CH2) desse modelo de Mixer em específico não fornece modulação adequada para toca-discos, apenas para CDJ's ou Controladoras ou Multiplayers. 

Bom, os toca discos devem ser ligados na opção PHONO dos canais  CH1 e CH3 desse mixer, pois é a opção PHONO que fornece modulação de sinal compatível com toca-discos. Não basta apenas ligar os toca discos aí, também é necessário colocar a chave seletora que se encontra disponível acima desses canais na opção PHONO também.  Todo o seu conjunto, tanto o Mixer como os toca discos devem estar ligados em um estabilizador de tensão na tensão 110 V.

Só ai fazer os testes  e ver se tudo está regulado adequadamente. Como não foi postado o modelo dos toca discos, não tem como indicar em qual das saídas de áudio dos mesmos, o cabo RCA deve ser ligado, mencionei apenas a conexão do Mixer. 

• Obrigado 1
Postado

@Dj Rayke @BCP Olá amigos, agradeço pelas respostas. Então, a bandeja A é uma Inkel HTE-920Q Koreana, a primeira da foto, e e o toca discos B é uma Numark TT-1400 Japonesa.

Aclaro que sim conectei ambas na entrada phono tanto do canal 1 quanto no 3 com a chave seletora também em phono, e o toca-discos A funcionou perfeitamente em ambos canais até o ponto que começou estes problemas. 

Por esso motivo não acho que o problema é de conexão, pois conectei tudo corretamente. Mas hoje ambas só soam bem com 1 lado (cor) do RCA em qualquer um dos 2 canais phono. Isso que não entendo o motivo 😢

HTE920.jpg

NUMARK.jpg

• Coordenador
Postado

Pode ser que o último técnico que mexeu neles não ligou os fios da cápsula corretamente.

A posição de cada fio na cápsula nem sempre é um padrão, na cápsula sempre tem uma identificação colorida e essas cores é que seguem um padrão que é:

Vermelho = Positivo Canal direito

Verde = Terra do canal direito

Branco = Positivo Canal esquerdo

Azul = Terra do canal esquerdo.

Caso sua cápsula esteja ligada incorretamente, o som não ficará perfeito, pode ficar sem graves ou sem definição de estéreo.

Dê uma verificada nas suas ai...

• Administrador
Postado

Aparentemente me parece problemas nas saídas (possivelmente a placa de saída dos toca-discos), um outro teste seria testar o equipamento com aterramento... 

Lembro que esses equipamentos são importados e a energia do Brasil (bem... essa a gente não precisa sem mencionar né..)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...