Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom diia, galera. Tô com um i5 11400f e RTX 2060 oc edition Gigabyte, Acontece que os dois chegam na casa dos 80 graus em jogos pesador, uso um cooler da coolermaster H412R, tenho 4 ventoinhas desses: link e 2 ventoinhas que veio nesse gabinete. Já fiz curva tanto na BIOS para cpu quanto para a placa. As ventoinhas estão posicionadas corretamente, 2 em baixo, 2 na frente, 1 no topo e 1 atrás

Postado
14 minutos atrás, Boymido disse:

As ventoinhas estão posicionadas corretamente, 2 em baixo, 2 na frente, 1 no topo e 1 atrás

Qual o sentido do vento você deixou em cada um dos pontos?

14 minutos atrás, Boymido disse:

Tô com um i5 11400f e RTX 560 oc edition Gigabyte,

No processador, teria que verificar a pasta térmica, se estiver ruim realizar a troca e colocar uma com boa qualidade e alta conduitividade termica.   veja se o dissipador não está com muita sujeira grudada.

A placa de vídeo não existe RTX560 rsrsrs 

Mas segue o mesmo processo.  Veja se não tem sujeira acumulada, se necessário faça limpeza. 

Configure as posições das ventoinhas do gabinete deixando as mais fortes para fazer a exaustão do calor.

Postado

@Gustolinha DeepCool Z5 DP-TIM-Z5-2. A pasta do processador coloquei recentemente. A placa de vídeo é nova, ta na garantia. Sera que se trocar a pasta não perde?

@Alex Weiss a de cima e de trás jogando o vento pra fora. Da frente e baixo jogando vento no gabinete 

Postado
25 minutos atrás, Boymido disse:

Bom diia, galera. Tô com um i5 11400f e RTX 2060 oc edition Gigabyte, Acontece que os dois chegam na casa dos 80 graus em jogos pesador, uso um cooler da coolermaster H412R, tenho 4 ventoinhas desses: link e 2 ventoinhas que veio nesse gabinete. Já fiz curva tanto na BIOS para cpu quanto para a placa. As ventoinhas estão posicionadas corretamente, 2 em baixo, 2 na frente, 1 no topo e 1 atrás

Troque a pasta térmica de CPU/GPU por uma Cooler Master Gel de 11 w/mK. Se não sabe como fazer a troca, leve a um profissional.

Depois disso faça os testes de stress em processador e placa gráfica usando o AIDA64. O indicado é que a temperatura não exceda os 75°C em estresse máximo.

Postado

@Boymido se a parte frontal do gabinete for removível, ligue o gabinete sem ela. Esse tipo de gabinete tem problemas de ventilação.

Postado

@Boymido Já que a placa de vídeo está nova não compensa trocar!, alem de que perde a garantia!

*Opa correção vi agora que mostra em baixo do perfil, BA é bem quente, dependendo isso pode ocasionar as temperaturas altas!, além da pasta térmica do processador ser mais genérica!

Qual é a temperatura máxima do Processador e da Placa de vídeo?, dependendo nem precisa mexer!

@RonaldoDuarte11 Muita calma em indicar as coisas!, não tem todas as informações pra isso ainda!

Postado
2 minutos atrás, Gustolinha disse:

@RonaldoDuarte11 Muita calma em indicar as coisas!, não tem todas as informações pra isso ainda!

Agora eu vi o lance da garantia. Bom, se está na garantia, é levar na assistência para ver o que está acontecendo e tentar resolver o problema. Enquanto houver a garantia, é dever do fabricante dar suporte. Enquanto estiver na garantia, eles podem e devem fazer o serviço de trocar a pasta térmica, caso ele não saiba fazê-lo.

Mesmo não tendo todas as informações, isso já ajuda. Apesar que o problema pode ser fonte também. @Boymido, qual a sua fonte? Temos alguns comentários em um outro fórum, no qual dizem que, em algumas circunstâncias, a fonte de alimentação pode vir a superaquecer o CPU e/ou a GPU. Veja aqui: https://www.hardware.com.br/comunidade/v-t/1367984/

Postado

@Boymido Então não precisa trocar ele está trabalhando dentro da temperatura adequada! (mas se quiser da pra aplicar uma pasta melhor no processador e reduzir a temperatura geral do gabinete)

Como o cara ai de cima já disse tem essa opção da Cooler Master!, e outra marca (importada) GD 007...

@RonaldoDuarte11 Fonte??, acho que isso já é exagero... (Mas...)

O PC esta quanto tempo sem manutenção? (tipo troca de pasta termica e limpeza)

Postado
5 minutos atrás, Gustolinha disse:

@RonaldoDuarte11 Fonte??, acho que isso já é exagero... (Mas...)

Como eu disse... "pode ser". É improvável, mas possível.

Em um grupo relacionado a um dos simuladores de ônibus que jogo, um dos membros se queixava de desligamentos repentinos no PC em jogos. As temperaturas do CPU e da GPU não excediam os 72°C, mesmo assim os congelamentos e/ou desligamentos eram constantes. Quando ele foi ver, o problema era um capacitor estufado na fonte.

Postado
15 minutos atrás, Boymido disse:

Bahia. Processador chega no máximo 80 graus(cai rápido para 74, 76) placa de vídeo 83 graus

Em regiões mais quentes como Norte, Nordeste ou mesmo algumas cidades do Sudeste (vide Rio de Janeiro-RJ) é comum que, por conta das altas temperaturas, os PCs paguem essa conta, demandando, portanto, mais trocas periódicas de pasta térmica (a cada 3 ou 4 meses) e limpeza dos coolers, além do que, em algumas regiões, ainda há a maresia com que se preocupar, visto que ela pode causar oxidação nos componentes, o que é pra lá de nocivo.

A melhor disposição dos coolers, com coolers na parte frontal soprando ar frio e na parte superior puxando o ar quente, também é muito importante. Coolers com 120mm ou superiores, com um alto CFM (airflow, ou fluxo de ar) também ajudam consideravelmente.

Postado

@Gustolinha o PC é novo, troquei placa-mãe e processador essa semana. Dei uma limpa nele(gabinete)

@Gustolinha somente temperatura alta mesmo, há algumas quedas de fps em god of war, porém acredito que seja por conta da ram, estou com apenas 8 gb! Se eu ligar o V-sync a temperatura fica abaixo dos 80 graus 

Postado

@Boymido Já que é só a temperatura então tudo bem!, Se você quiser trocar a pasta termica essas duas podem ser uma boa alternativa (Não que seja necessário), a questão do gargalo pode ser entre CPU/GPU qualquer coisa dá uma olhada na internet.

(Cooler Master Gel de 11 w/mK / GD 007)

Postado

@Gustolinha não é gargalo, é queda de fps e como falei acredito que seja a ram, porque quando acontece a ram aumenta o consumo perto dos 8gb. A placa de vídeo se mantém em 99% de uso sem o v sync ligado 

@Gustolinha outra coisa, o turbo boost do processador está ligado 

Postado

@BoymidoAo meu ver, o grande problema ai é esse gabinete.

Frente toda fechada, impedindo a entrada de ar e assim tendo um péssimo AirFlow no sistema.

Faça o que o amigo indicou, se for removível, remova essa parte frontal e refaça o teste se estresse.

1 hora atrás, RonaldoDuarte11 disse:

mais trocas periódicas de pasta térmica (a cada 3 ou 4 meses)

Discordo, pasta térmica de qualidade deve ser trocada após anos de uso.

Vejo muita gente trocando de 6 em 6 meses, 1x por ano, mas acho completamente desnecessário.

Moro no litoral de São Paulo, a uma quadra da praia e eu costumo trocar a minha após 2~3 anos da aplicação.

Fora que ficar trocando com muita frequência, pode "zoar" com a placa-mãe e o cooler. Também multiplica a chance de acidentes, deixar uma chave cair na placa-mãe, entortar alguma coisa, e etc.

Postado
32 minutos atrás, Shelby_ disse:

@BoymidoAo meu ver, o grande problema ai é esse gabinete.

Frente toda fechada, impedindo a entrada de ar e assim tendo um péssimo AirFlow no sistema.

Faça o que o amigo indicou, se for removível, remova essa parte frontal e refaça o teste se estresse.

Discordo, pasta térmica de qualidade deve ser trocada após anos de uso.

Vejo muita gente trocando de 6 em 6 meses, 1x por ano, mas acho completamente desnecessário.

Moro no litoral de São Paulo, a uma quadra da praia e eu costumo trocar a minha após 2~3 anos da aplicação.

Fora que ficar trocando com muita frequência, pode "zoar" com a placa-mãe e o cooler. Também multiplica a chance de acidentes, deixar uma chave cair na placa-mãe, entortar alguma coisa, e etc.

Você disse certo, pasta térmica DE QUALIDADE.

A questão é que as fabricantes não dão garantia quanto à qualidade da pasta térmica. 

Podem dar garantia da quantidade e frequência da RAM, do modelo do CPU e da GPU, do tipo do HD e/ou SSD, do teclado (principalmente em notebooks), mas da pasta térmica não vejo garantia.

No caso do SSD mesmo, a especificação geralmente contempla apenas o tipo (2.5, SATA, NVMe) e a capacidade de armazenamento, mas TBW, MTBF, DWPD e tipo do cache (SLC, TLC, QLC, MLC) isso eles não informam, tampouco dão garantia.

Isso acontece porque eles têm que cumprir certas medidas mais importantes. No caso da RAM, quantidade. No caso do CPU, clocks e core-threading. No caso da GPU, clock, suporte a tecnologias gráficas atuais, etc. No caso do SSD, tipo e capacidade de armazenamento. Neste último, você pode, por exemplo, acabar levando um exemplar de notebook com um SSD de 1TB com cache MLC e TBW/DWPD/MTBF menores, enquanto outro, mais felizardo, levou um SSD do mesmo tipo com cache SLC e TBW/MTBF/DWPD maiores.

Assim sendo, pode ser que você tenha dado o azar de levar um exemplar cuja pasta térmica é de qualidade e condutividade inferiores (eles já não dão garantia alguma disso mesmo) enquanto outro levou o mesmo modelo, mas cujo exemplar carrega uma pasta de maior eficiência.

Postado
7 horas atrás, Gustolinha disse:

Opa pode ser sim, mas ta muito caro... tinha visto uma por R$32 mas é uma versão inferior a essa. Nesse preço compensa mais essa aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2065846335-pasta-termica-lk-12-alta-condutividade-overclock-12wmk-3gr-_JM#position=4&search_layout=grid&type=item&tracking_id=f19d23a5-d1b9-4caa-b9ba-38516ec1174c

Pode até ser, se essa condutividade térmica de fato corresponder ao real. O problema é que, no Mercado Livre, você encontra de tudo (tudo mesmo!), então é bom pesquisar para ter certeza de que a condutividade indicada no anúncio realmente procede. Em caso positivo aí sim vale a pena.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!