Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer consoles BR antigos funcionarem em TV CRT padrão europeu


Posts recomendados

Salve galera, já revirei a internet há dias e não consegui chegar a nenhuma conclusão. Sou colecionador de Games, e a maior parte dos meus consoles são do Brasil, hoje moro na Europa. Comprei uma TV de tubo Sony Triniton aqui, funcionou PS2 tranquilamente (usando transformandor de 230V p/ 110v).

Porém, os consoles mais antigos como SNES, Mega Drive, N 64, Master System, ficam com a imagem quase toda preto e branca.

Imaginei que pudesse ser a questão do NTSC e PAL, mas não localizei no Modo Serviço desta TV uma forma de alterar.

Modelo da TV é KV-32FX68B, e por enquanto só consegui acessar o Modo Serviço através do comando:

(i+) + (nº 5) + (Vol +) + (botão TV).

 

alguém saberia me dar uma dica, se tem como conseguir jogar meus consoles retrô nesta TV (metida a best@) kkkk

 

 

Screenshot_20220405-191707_Gallery.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
33 minutos atrás, MCapizani disse:

a questão do NTSC e PAL, mas não localizei no Modo Serviço desta TV uma forma de alterar.

Sua tv é bem egoísta neste quesito. Se foi seguido pelas novas TVs, phoo deu.  Por cá já vi todos os sistemas no menu da tv ou a opção auto. Consulte o manual do seu game pra ver que sistema ele trabalha. Talvez um conversor de av para HDMI não seja uma ideia totalmente ruim. Por cá penso que seria uma opção minimamente curiosa. Por aí... desconheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@MCapizani A melhor solução é importar uma TV antiga do Brasil. Pois o PAL-M usado no Brasil só existe no Brasil. O PAL europeu é incompatível. Na verdade, o PAL-M está mais próximo do NTSC do que do PAL europeu, pois o PAL-M usa a resulução e taxa de varredura do NTSC, a diferença entre eles está no sinal de chroma (cor). Dessa forma, com uma TV NTSC e um conversor externo de PAL-M para NTSC também pode ser uma opção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, .if disse:

Sua tv é bem egoísta neste quesito. Se foi seguido pelas novas TVs, phoo deu.  Por cá já vi todos os sistemas no menu da tv ou a opção auto. Consulte o manual do seu game pra ver que sistema ele trabalha. Talvez um conversor de av para HDMI não seja uma ideia totalmente ruim. Por cá penso que seria uma opção minimamente curiosa. Por aí... desconheço.

Pois é cara é Phodah mesmo. Ela é antiga (2002), e por ser de tudo não tem porta HDMI, conforme você sugeriu. Tô ficando meio que sem esperança de conseguir jogar os meus Consoles antigos nela. 

Só funciona do Playstation 2 pra cima.

12 horas atrás, Gabriel Torres disse:

@MCapizani A melhor solução é importar uma TV antiga do Brasil. Pois o PAL-M usado no Brasil só existe no Brasil. O PAL europeu é incompatível. Na verdade, o PAL-M está mais próximo do NTSC do que do PAL europeu, pois o PAL-M usa a resulução e taxa de varredura do NTSC, a diferença entre eles está no sinal de chroma (cor). Dessa forma, com uma TV NTSC e um conversor externo de PAL-M para NTSC também pode ser uma opção.

Opa cara! Então, eu estou começando a me dar por vencido com essa TV, e cogitando trazer uma do Brasil de Tubo 14 Polegadas.

Sobre sua última frase, essa TV pega NTSC (Tanto é que o Playstation 2 Fat a imagem fica perfeita), uma última alternativa seria buscar por um conversor de NTSC pra PAL-M?

você recomenda algum em específico neste caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
13 horas atrás, MCapizani disse:

uma última alternativa seria buscar por um conversor de NTSC pra PAL-M?

 

Se os vídeo games são brasileiros, seria um conversor de PAL-M para NTSC. Pesquisa no Google para descobrir um e depois compraria no mercado livre ou ebay... rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/04/2022 às 23:49, Gabriel Torres disse:

 

Se os vídeo games são brasileiros, seria um conversor de PAL-M para NTSC. Pesquisa no Google para descobrir um e depois compraria no mercado livre ou ebay... rs.

Bom dia!

 

Então, eu comprei no Ebay um Conversor de Sinal que prometia inclusive aceitar fonte de Pal-m e converter para NTSC ou PAL (padrão). E mesmo assim, não tive sucesso. Continua preto e branco os consoles antigos (Mega Drive). Dá vontade de jogar pela janela? Dá vontade, mas paciência que uma hora surge uma solução hahaha.

 

De toda forma, só tenho a agradecer por vocês estarem tentando me ajudar resolver esse enigma. TMJ!!!🤟

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@MCapizani Se a imagem está perfeita mas só preto e branco, é aquilo que falei, a resolução e frequencias do NTSC e PAL-M são as mesmas, o que muda é o sinal de cor... rs. Será que a saída desse Mega Drive já não é NTSC? rs. A saída dele é RF ou vídeo composto?

 

Um potencial problema é a rede da Europa ser 50 Hz e esses aparelhos serem de 60 Hz. Realmente não sei se haveria alguma influência na prática. Teria de pesquisar mais... rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@MCapizani Oi Amigo, bom dia!

 

Estou pesquisando na internet soluções porque em breve terei o mesmo problema, levar os meus consoles BR para a Itália comigo. Eu uso aqui no Brasil uma TV de tubo que eu não queria levar, mas pelo que pesquisei (e pelo seu relato) vai ser a solução.

 

Nesse meio tempo, conseguiu encontrar alguma solução para o uso nas TVs daí? Vi que conversores não rolam (porque a maioria só converte de NTSC - PAL, desconsiderando o Pal-M brasileiro).

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!