Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos !

sei que a i3 9100f é melhor que o q8400 e isso não esta em discussão , a minha dúvida é a de baixo:

aqui no meu pc não consigo rodar videos 4k  do youtube (nem em 1444p e nem 2160p)

uma pessoa que tem o pc abaixo 

placa de vídeo: 730 gddr5 ASUS

processador i3 9100f 

me disse que roda essas resoluções tranquilo nos videos youtube 

será que no meu pc com  core2 quad Q8400 + essa placa 730 gddr5 ASUS eu conseguiria também rodar os videos em 1444p e em 2160p igual a essa pessoa ?

Postado

@kapiel10 Colocando a placa de vídeo GT 750 GDDR5 em um C2D Q8400 não vai ter diferença de desempenho na reprodução de vídeo no youtube , a reprodução de vídeo depende do processador e processadores antigos tem dificuldade em reproduzir vídeos em 4k .

Postado

Tem certeza que é o vídeo e não só o buffering pela internet estar lenta?

Postado
39 minutos atrás, MrNobody disse:

Tem certeza que é o vídeo e não só o buffering pela internet estar lenta?

sim porque quando "pego" filmes em 4k (codec hevc) e salvo no pc ,  também fica dando lag quando boto pra rodar aqui no pc e minha net é de 100 mega 

1 hora atrás, EDrosso Nirvana disse:

@kapiel10 Colocando a placa de vídeo GT 750 GDDR5 em um C2D Q8400 não vai ter diferença de desempenho na reprodução de vídeo no youtube , a reprodução de vídeo depende do processador e processadores antigos tem dificuldade em reproduzir vídeos em 4k .

reprodução de videos que estão no pc tem como colocar pra rodar direto da placa de vídeo , correto ? pergunto porque fiz isso aqui com a minha gt 710 DDR3 e quando olhava o processador via apenas 6 por cento sendo usado lá no gerenciador de tarefas

não tem como fazer isso (botar pra usar a placa de vídeo) com o youtube também não ? pergunto porque sempre vi o pessoal falando que quando o pc esta lento pra carregar youtube e etc que sempre é  recomendado botar uma placa de vídeo 

será que com a gt 730 gddr5 consigo rodar filmes "que pego" em 4k  e que estão no meu pc  sem dar  lag igual vem ocorrendo?

o youtube foi apenas um exemplo mesmo porque nem monitor em 4k , a minha prioridade seria reproduzir videos (como show, entrevistas e etc)  em 4k que "pego" na net e que só esta nessa qualidade e fica botando pra converter leva muito tempo

EDIT: esqueci de dizer que já "peguei" filmes em 1080p PORÉM no codex hevc  (x265) e meu pc aguentou e rodou bem, ou seja, meu pc só não aguenta rodar esse codex em 1444p ou 2160p 

aqui o arquivo roda em 3 seg e para 1 seg e fica nesse ritmo , parece que esta rodando em 15 ou 20 fps, o que me parece (para um leigo como eu)  é que com apenas pouco melhora em algum hardware (processador ou placa de vídeo) já resolveria o meu problema

Postado

@kapiel10 Tem que diferenciar o que o navegador roda e o que um player como VLC media player roda , eu tenho um PC antigo roda em 1080p 30fps mas no navegador Chrome roda o youtube em 480p , se for abaixar o vídeo em 1080p e reproduzir no VLC vai rodar de boa , alguns sites de vídeo mais simples roda em 720p de boa sem travar.

Se pegar uma placa mais recente como a GT 1030 GDDR5 ajuda no desempenho a o rodar um vídeo, a GT 730 ela é bem antiga e não tem a tecnologia para reproduzir vídeo em alta resolução. 

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, EDrosso Nirvana disse:

@kapiel10 Tem que diferenciar o que o navegador roda e o que um player como VLC media player roda , eu tenho um PC antigo roda em 1080p 30fps mas no navegador Chrome roda o youtube em 480p , se for abaixar o vídeo em 1080p e reproduzir no VLC vai rodar de boa , alguns sites de vídeo mais simples roda em 720p de boa sem travar.

Se pegar uma placa mais recente como a GT 1030 GDDR5 ajuda no desempenho a o rodar um vídeo, a GT 730 ela é bem antiga e não tem a tecnologia para reproduzir vídeo em alta resolução. 

atualmente minha gt 710 DDR3 roda tranquilo tanto youtube em 1080p 60fps quanto filmes offline em 1080p

então pela sua resposta a gt 730 gdrr5 não rodaria filmes em 4k que estão no meu pc, correto ?

para isso teria que pegar uma gt 1030 não é ?

Postado
17 minutos atrás, kapiel10 disse:

atualmente minha gt 710 DDR3 roda tranquilo tanto youtube em 1080p 60fps quanto filmes offline em 1080p

então pela sua resposta a gt 730 gdrr5 não rodaria filmes em 4k que estão no meu pc, correto ?

para isso teria que pegar uma gt 1030 não é ?

O problema da GT 1030 GDDR5 seria o preço ,mais de R$850 na Pichau, esse valor seria recomendado comprar um Kit Athlon 3000g  a memoria sairia por R$140  , o processador Athlon 3000g roda muito bem os vídeos 4k 

• Curtir 1
Postado

@kapiel10 A GT730 não tem suporte pro codec h.265, a GTX750 da suporte parcial pro h265 e a GT1030 já tem suporte completo pro h265 e ainda suporta o VP9 que é usado no you tube...

tem uma lista de placas Nvidia e dos codecs suportados:

https://en.wikipedia.org/wiki/Nvidia_NVDEC

Não da pra dizer que todos os videos h265 rodarão com essas placas pois dependendo de como o vídeo foi codificado, pode sair fora dos profiles que a placa suporta e ai a bucha volta pro processador, mas os profiles suportados devem atender a maioria dos videos.

A AMD só da suporte a aceleração h265 a partir das placas da serie Polaris, RX460, RX550, RX570... ou nas APUs VEGA que vem com os Ryzen.

J

• Curtir 1
Postado

Eu testei aqui num Core2Quad e consegui rodar videos 4K do youtube sem engasgar...

O setup utilizado no teste foi um Xeon E5450(igual ao Q9650), memória 2x4Gb DDR3, placa de vídeo GTX 750ti. Navegador microsoft Edge.

Rodei alguns clips de música, tanto em 1440p quanto em 2160p, todos rodaram fluído.

A utilização do CPU ficou em 60-70% e da GPU em 25-30%.

Mas quando fui rodar aqueles videos de paisagem em 4K(que possuem alto bitrate), eles ficavam agarrando a cada 3 segundos. A utilização da CPU foi a 90% e da GPU 35%.

Porém esses mesmos videos em 1440p rodaram sem problemas e de forma fluída, sem agarrar em nenhum momento...

Postado
3 horas atrás, gutopereira disse:

Eu testei aqui num Core2Quad e consegui rodar videos 4K do youtube sem engasgar...

O setup utilizado no teste foi um Xeon E5450(igual ao Q9650), memória 2x4Gb DDR3, placa de vídeo GTX 750ti. Navegador microsoft Edge.

Rodei alguns clips de música, tanto em 1440p quanto em 2160p, todos rodaram fluído.

Mas quando fui rodar aqueles videos de paisagem em 4K(que possuem alto bitrate), eles ficavam agarrando a cada 3 segundos. A utilização da CPU foi a 90% e da GPU 35%.

Porém esses mesmos videos em 1440p rodaram sem problemas e de forma fluída, sem agarrar em nenhum momento...

como você viu o uso de 35 por cento da placa de vídeo ? aqui no meu gerenciador de tarefas não aparece a placa de vídeo

os videos que testei em 4k ( 2160p e 1440p) foram de jogos de ps5 como ratchet dimensions e etc.

Postado

@kapiel10 Deveria aparecer a GPU no gerenciador de tarefas...

O que você poderia fazer é desinstalar qualquer driver de vídeo atual e instalar novos drivers - isso é se o seu Windows ainda tiver algum driver disponível para essa GPU.

Ou poderia verificar o driver atual no GPU-Z.

Postado
3 minutos atrás, MrNobody disse:

@kapiel10 Deveria aparecer a GPU no gerenciador de tarefas...

O que você poderia fazer é desinstalar qualquer driver de vídeo atual e instalar novos drivers - isso é se o seu Windows ainda tiver algum driver disponível para essa GPU.

Ou poderia verificar o driver atual no GPU-Z.

estou no windows 8.1 será qeu é por isso ?

comprei minha placa de vídeo ano passado e instalei os últimos drivers, na época procurei na net e muitas pessoas diziam que isso ocorria pro causa do windows 8

Postado

@kapiel10 Qual GPU você está usando? Estou usando minha batata com uma GT 210 e a mesma também não aparece no gerenciador de tarefas por conta do Driver que é muito antigo (2015 pra 2016).

4 horas atrás, gutopereira disse:

Sonho...

Se eu coloco um vídeo em 1080P, o E4300 vai pra 100% de uso e a GT 210 também, o PC só falta explodir, quanto mais 4K.

Agora, no VLC não tenho problema nenhum, assisti uns 3 filmes desde que estou com esse PC aqui, e em 1080P o PC não tem dificuldade, CPU fica em 70% e GPU lá pra 50%.

Postado
1 minuto atrás, Pepse disse:

@kapiel10 Qual GPU você está usando? Estou usando minha batata com uma GT 210 e a mesma também não aparece no gerenciador de tarefas por conta do Driver que é muito antigo (2015 pra 2016).

então é isso 

estou na gt 710 que os drivers são dessa época aí também

• Curtir 1
Postado
Em 07/04/2022 às 20:51, EDrosso Nirvana disse:

O problema da GT 1030 GDDR5 seria o preço ,mais de R$850 na Pichau, esse valor seria recomendado comprar um Kit Athlon 3000g  a memoria sairia por R$140  , o processador Athlon 3000g roda muito bem os vídeos 4k 

muito boa dica, eu sou do tipo do cara qeu tem tempo e paciência para comprar uma usada ainda na garantia com pouco uso 

vi aqui umas gt 1030 gddr5 por 550 conto , mas ainda estou analisando 

esse processador que você me indicou seria o mais barato que roda videos  com codec  h265 ?

olhando aqui uma placa-mãe de socket AM4 que se chama A520 MSI custa 313 reais (esta esse preço hoje na kbum ) e o processador que você me indicou esta 389 na pichau  porém não vem na caixa 

processadores dessas lojas como pichau + kabum + terabytes que vem sem caixas, são usadas ?

qualquer processador com socket am4 pega em qualquer placa-mãe desse socket ? ou não é assim que funciona ?

o processador equivalente a esse alton 3000g da intel seria qual ? seria mais caro correto ?

a amd  teria placa de vídeo mais barato que a gt 1030 que roda hevc  ? 

Em 07/04/2022 às 21:02, F4b10 disse:

@kapiel10 A GT730 não tem suporte pro codec h.265, a GTX750 da suporte parcial pro h265 e a GT1030 já tem suporte completo pro h265 e ainda suporta o VP9 que é usado no you tube...

tem uma lista de placas Nvidia e dos codecs suportados:

https://en.wikipedia.org/wiki/Nvidia_NVDEC

Não da pra dizer que todos os videos h265 rodarão com essas placas pois dependendo de como o vídeo foi codificado, pode sair fora dos profiles que a placa suporta e ai a bucha volta pro processador, mas os profiles suportados devem atender a maioria dos videos.

A AMD só da suporte a aceleração h265 a partir das placas da serie Polaris, RX460, RX550, RX570... ou nas APUs VEGA que vem com os Ryzen.

J

muito obrigado com essa explicação , assim consigo me situar melhor

qual processadores da intel que teria vídeo integrado capaz de rodar o h265 ?

existe uma lista dessa no wikipedia a respeito dos processadores da intel e amd que rodam videos com codec hevc = h265

Em 08/04/2022 às 12:37, gutopereira disse:

Esse meu Core2Quad faz milagres, até Cyberpunk eu consigo rodar nele...

Cyberpunk2077_2020_12_18_19_23_30_135.jpg

realmente ela é bem forte mesmo 

Postado

@kapiel10 O Athlon 300G entrega um desempenho de CPU próximo a um Intel Pentium gold G6405, porém como vídeo integrado do Athlon é bem superior.

Ambos os processadores apesar de serem apenas quad core, são ao menos 2x mais rápidos que um core 2 quad Q9650

Postado
19 horas atrás, F4b10 disse:

@kapiel10 O Athlon 300G entrega um desempenho de CPU próximo a um Intel Pentium gold G6405, porém como vídeo integrado do Athlon é bem superior.

Ambos os processadores apesar de serem apenas quad core, são ao menos 2x mais rápidos que um core 2 quad Q9650

muito bom amigo, li em outros foruns que a melhor config para jogos simples e rodar filmes em 4k (meu caso seria )

1 -Athlon 3000G pro 360 reais já com cooler na terabyte
2- placa-mãe com chipset B450 por 300 e pouco (tem que esperar promoção) só esse e a A320 que aceitam essa Athlon 
3- ram de 4gb DDR4

exatamente a config que o amigo EDrosso nirvana passou, agora vem as seguintes dúvidas

1- as quedas futuras de preço de placa de vídeo e consequentemente de placas mães e processadores (por conta da queda de mineração + normalização de produção) atingiria apenas as placas maes TOPS tipo as de 600 conto e processadores TOPS tipo o Ryzen que custa acima de 1000 conto pra cima OU também atingiria as placas mães mais simples de 300 a 400 conto como essa B450  ?

2- supondo que o dólar se estabilize e fique de 4,70 a 4,90 reais, teria margem para essas B450 e o Athlon 3000G aparecerem em promoções pro menos de 300 reais cada um ?

3- a subida do dólar por causa das eleições só deve subir em julho correto ? com isso o correto seria comprar tanto B450 quanto o Athlon 3000G até o final de maio né ?

notei num site de promoções que até fev as promoções desse Athlon 3000G aparecia apenas por 500 e pouco e só de março para cá que caiu para 300 e pouco, meu medo e acaba essa onda de preços de 300 e pouco e depois voltar ao normal de 500 e pouco e ao mesmo tempo tenho medo de pagar 360 reais nesse Athlon 3000G e daqui a algumas semanas começar a aparecer por 299 reais 

Em 08/04/2022 às 07:24, gutopereira disse:

pelo que olhei o problema de rodar os videos em 4k não é força do processador e sim ter a tecnologia para isso , os processadores do socket 775 não tem essa tecnologia e com isso "quebram a cabeça" para rodar o que causa o problema dos engasgos

aqui na minha gt 710 DDR3 + core2quad Q8400 foi assim :

*1440p em 30 fps (esses 30 fps não aparece escrito) rodaram bem sem problema

*1440p em 60 fps deu o engasgo de 3 em 3seg  (exatamente como você disse)  e quando roda parece que esta a 20 fps

*2160p em 60 fps trava para carregar a internet (mesmo a minha sendo de 100 mega coaxial) e quando carrega ele roda por poucos segundos em câmera lenta (parece 8 fps) e depois volta a travar para carregar

será qeu o vídeo que você rodou em 2160p da paisagem e que deu engasgo tem a ver com o bitrate ou será que tem a ver com o fps ? sabe como identificar esse detalhe do bitrate ?

como você viu o uso da placa de vídeo ? aqui no meu pc a minha placa de vídeo não aparece no gerenciados de tarefas

vídeo abaixo com vídeo 1440p em 30 fps

o mais embaixo com 1440p e 2160p ambos em 60fps 

Postado
14 horas atrás, gutopereira disse:

@kapiel10
Testei os videos aqui: 
O primeiro vídeo em 1440p30 rodou liso
O segundo vídeo em 1440p60 rodou liso
O terceiro vídeo em 2160p60 rodou agarrando a cada 3 segundos

Testei um outro vídeo em 4K, trailer do Batman. Rodou liso...
(imagino que seja 2160p30)
https://www.youtube.com/watch?v=U3olJWzIKvY

Vou colar os prints na ordem

1440p30.jpg

1440p60.jpg

2160p60.jpg

2160p.jpg

acho eu que os filmes são gravados em 24 fps e por isso que na resolução em 2160p do trailer do batman deu menos engasgos que os gameplay dos jogos rodando em 2160p em 60fps

olhei aqui esse trailer do batman que você postou em 2160p  e aqui rodou com pequenos engasgos igual você citou, olhei outro trailer de outro filme  em 2160p e foi a mesma coisa

no final estamos tendo o mesmo desempenho porque os processadores são parecidos e os nossos testes estão usando o processadores

você esta rodando youtube e este força mais o processador, se você baixar filmes da net em 2160p e salvar aí no seu pc e  botar para os programas reprodutores de vídeo como VLC e MPC rodarem  usando a placa de vídeo ao invés do processador, talvez consiga rodar o  filmes em 2160p sem problema 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!