Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, tudo bem?

Gostaria de um auxilio para identificar um bom nobreak para meu computador.

Aqui na cidade onde moro encontrei algumas opções de nobreak, sendo uns do tipo senoidal e outros semi-senoidal.

Ainda não conheço muito bem sobre o funcionamento de nobreaks e não consigo dimensionar corretamente a potencia adequada de um para meu computador, por isso pedi ajuda de um amigo meu técnico de informática que recomendou a compra de um nobreak senoidal puro de 700 a 800VA a ser instalado juntamente com um filtro de linha.

Uma das lojas informou que possuem um Nobreak SMS Manager III Senoidal NG de 700VA no valor de R$ 1249,00 e uma outra informou que possui um Nobreak Regtech Easy Pro de 1200VA (Senoidal) no valor de R$ 837,00. Achei muito alta a diferencia de preço entre os dois, sendo que ambos são senoidais (segundo as lojas) e o nobreak Regtech ainda possui uma potência bem superior ao SMS.

Agradeço se puderem me indicar qual o melhor destes dois nobreaks para ser adquirido. Imagino pelo preço ser mais acessível o tipo de proteção oferecida não será realmente adequado para meu computador.

Seguem as configurações do meu computador:

• Fonte Real: 500VA
  • RAM: 16GB DDR4
  • SSD: 480GB M.2 WD
  • HD: 1 TB

Postado
24 minutos atrás, Blvtech disse:

Fonte Real: 500VA

Precisa informar marca e modelo exatos.

A fonte é real em matéria, você vê ela, pega ela, sente o peso, e pode até dar um tapa nela, pronto, é o mais real que chega.

Não existe isso de 500W "Reais", isso é história de vendedor mal informado de lojinha de esquina.

Postado

Caro,

Tem várias questões que precisa levar em consideração quando vai comprar um nobreak, e a potencia máxima dele é só a primeira questão.

- Qual o objetivo do nobreak? É somente para evitar desligamento súbito? Se quiser trabalhar sem ter energia é interessante que o nobreak tenha engates para baterias adicionais na traseira dele.

- Você usa arquivos em nuvem? Tudo bem se quando acabar a energia ficar também sem internet?

- E o seu monitor? O técnico levou em conta também?

Senoidais tem dois tipos né... os de senoidal "quadrada", e os de senoidal "suave". Os primeiros costumam ser mais baratos numa mesma faixa de potencia.

12 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Não existe isso de 500W "Reais", isso é história de vendedor mal informado de lojinha de esquina.

É... o melhor mesmo, é medir o consumo na tomada. Não interessa a potencia da fonte (real ou fake). Poe um teste de stress na maquina e veja no wattímetro qual o consumo. Dê uma margem de uns 30% para crescimento futuro... e pau. Foi o que eu fiz para dimensionar para os equipamentos lá em casa.

Edit: Esqueci de falar do fator de potencia. Fique esperto com esses nobreaks com números enormes. Na minha pesquisa achei alguns que eram 700VA, mas com fator de potencia 0,5. Ou seja, só dá pra contar com 350W.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, W46n3r disse:

É... o melhor mesmo, é medir o consumo na tomada. Não interessa a potencia da fonte (real ou fake). Poe um teste de stress na maquina e veja no wattímetro qual o consumo. Dê uma margem de uns 30% para crescimento futuro... e pau. Foi o que eu fiz para dimensionar para os equipamentos lá em casa.

Ideia interessante.

Mas é bom saber a marca e modelo da fonte para ser indicado um nobreak de qualidade, não queremos passar uma recomendação de um aparelho que não é nada mais que um estabilizador com bateria e danificaria o pc.

• Curtir 1
Postado

Resgatei aqui um que comprei lá pra casa, e que na época achei um bom custo-benefício:

Nobreak Easy Pro 700VA – CBU-TI - SENOIDAL – Ragtech

Não é dos mais sofisticados, mas tem características que me interessaram:

- Não é online (a bateria só entra numa falta de energia). O lado bom disso é que desgasta menos a bateria.

- Tem engate para baterias 12v para estender a autonomia.

- A senoidal é suave então é mais gentil com eletrônicos sensíveis (o contraponto disso é que ele é bem barulhento quando operando com bateria)

- Tem comunicação via USB para monitoramento (nunca usei)

- Fator de potência 70%, então entrega 480W mais ou menos.

- Bivolt fullrange automático (80v a 266v)

Já uso a 1,5 anos... e a bateria interna ainda está boa.

Postado

Rapaz... agora que lembrei. Eu considerei comprar o mesmíssimo modelo Ragtech que você viu... o 1200VA. Ele tem muito mais potencia (supostamente algo em torno de 840W) e para o meu caso não fazia sentido. Na época também só encontrei o modelo 700VA com engate para baterias externas, então foi mais uma razão para eu seguir com o modelo menor (além do preço).

Nada contra a SMS (tenho Nobreaks da marca no trabalho) mas sinceramente não vejo razão pra serem tão mais caros. Os únicos SMS que se aproximam do Ragtech em valor são os de onda quadrada...

A única coisa que precisa ter em mente é que o Ragtech é beeeem barulhento quando opera com bateria, e se estiver usando bastante potencia a ventoinha interna vai ligar para resfriar e fazer mais zoeira ainda. Só não me incomoda porque as faltas de energia são eventos relativamente raros e curtos.

Postado
Em 08/04/2022 às 17:35, W46n3r disse:

Rapaz... agora que lembrei. Eu considerei comprar o mesmíssimo modelo Ragtech que você viu... o 1200VA. Ele tem muito mais potencia (supostamente algo em torno de 840W) e para o meu caso não fazia sentido. Na época também só encontrei o modelo 700VA com engate para baterias externas, então foi mais uma razão para eu seguir com o modelo menor (além do preço).

Nada contra a SMS (tenho Nobreaks da marca no trabalho) mas sinceramente não vejo razão pra serem tão mais caros. Os únicos SMS que se aproximam do Ragtech em valor são os de onda quadrada...

A única coisa que precisa ter em mente é que o Ragtech é beeeem barulhento quando opera com bateria, e se estiver usando bastante potencia a ventoinha interna vai ligar para resfriar e fazer mais zoeira ainda. Só não me incomoda porque as faltas de energia são eventos relativamente raros e curtos.

Muito obrigado pela informação @W46n3r 

Minha necessidade atual é realmente em decorrência das quedas de energia que tem ocorrido constantemente na região onde moro.

Comprei um amperímetro para tentar medir consumo médio da tomada, conforme você recomendou anteriormente. Contudo, acredito que a potência oferecida pelo Reghtech de 1200VA poderá ser suficiente, além do preço ser mais acessível e visto que infelizmente não tenho recursos no momento para comprar um Nobreak senoidal de onda suave "puro".

Essa é a especificação da minha fonte de alimentação:

FONTE ATX 500W - VS500 - 80 PLUS WHITE

Características Técnicas do Produto:
- Marca: Corsair
- Modelo: Vs500 80 Plus White - CP-9020223-BR

Especificações:
- Entrada AC: 100-240V
- Entrada de corrente: 10A-5A
- Frequência: 47~63Hz
- Potência: 500W
- Certificação 80 Plus: White

Conectores:
- 1 Cabo ATX (24 pinos)
- 1 Cabo EPS/ATX12V (8 pinos, 4 + 4)
- 1 Cabo PCI-e (8 pinos, 6 + 2)
- 2 Cabos SATA (3 SATA)
- 1 PATA-PATA-FDD

Dimensões:
- 150 x 125 x 86 mm

Link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2046572802-fonte-gamer-vs500-atx-500w-real-80-plus-white-_JM#position=6&search_layout=grid&type=item&tracking_id=a0a6bb3a-6720-4cd9-b5ce-95a029a6cc80

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!