Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul em PC novo


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Galera depois de muita tela azul ontem atualizei drivei da intel do meu processador 12400f tirei umas peças, mudei a ram de memória e a tela azul sumiu. estava com meu SSD de 240 e baixei lol e joguei uma partida tranquilamente depois fui dormir. no outro dia abri o gabinete coloquei o HD e fechei o gabinete (ele estava aberto) windows reconheceu normalmente o HD mas deu tela azul depois de 20 segundos. agora tirei o HD mas a tela azul persiste. o que me deixa curioso é que antes dava tela azul com SSD tambem.. alguém tem ideia do que pode ser?

mensagem de erro dessa vez é: 

39198BB9-EA19-4DFB-80EC-59BC9DB6EF9C.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Renato Luizz disse:

12400f

O que não faz sentido pois este não possui vídeo integrado..

No caso seria o driver de Chipset da placa-mãe, baixe diretamente do site do fabricante para o seu modelo específico.

 

Você tem windows instalado no HDD também ou só no SSD? 

Caso tenha o windows somente no SSD seria conveniente fazer uma instalação limpa do sistema.   E no HDD talvez formatá-lo e deixar ele zerado, pois o windows pode ter salvo algum arquivo de boot de segurança nele e quando você utiliza junto acaba criando um conflito.

 

Qual o restante da sua configuração? incluindo marca e modelo da fonte.

Qual temperatura está o processador? 

Se ainda não tiver, baixe e instale o HWmonitor , printe a tela e cole aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato Luizz O erro é de algum arquivo corrompido - e aqui poderia ser talvez algum problema no cabo SATA que impede a leitura ou até mesmo defeito nas portas SATA da placa-mãe -, ou drivers errados, ou memória - que você já deveria ter testado com o Memtest86.

 

É bem possível que tenha algum problema com alguma das peças novas.

 

A questão é descobrir o que está errado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody amigo tudo bom? fiz o teste hoje após algumas telas azul e olha o que descobri. pode me ajudar? isso no caso livraria minhas peças de defeito sendo defeito do próprio windows? (estou com medo de perder o SSD ou HD imagina alguma peça importante tipo processador.) desculpe a pergunta e que estou preocupado. estou a dias nisso

73F4342E-E020-498A-ACBA-C1E4D1C00E34.jpeg

@Alex Weiss amigo utilizo hwmontor estou sempre monitorando antes de dar tela azul e uma das primeiras coisas que baixo. (qm ja sofreu com fx liga pra temperatura kk) formatei o HD e o windows está no SSD. na imagem aqui do comentário vi que tem um arquivo corrompido. tudo começou quando eu peguei o SSD do outro pc que usava e coloquei no pc novo e ai decidi formatar o pc pelo próprio windows porque queria limpar ja que o pc era novo. e ai ele travou na tela de formatar (pelo proprio windows) a partir dai foi so dor de cabeça. utilizo um computador para atualizar o windows e coloco no pc novo com medo de travar ele atualizando com pendrive botavel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato LuizzVocê formatou o SSD/HD? Porque é praticamente impossível o Windows estar corrompido, após uma formatação limpa.

 

Por outro lado as telas azuis poderiam corromper o Windows pela reinicialização brusca do sistema.

 

É mais fácil o Windows estar sendo corrompido pelas telas azuis. Do que conseguir formatar e instalar Windows Corrompido no seu PC. A não ser que você tenha baixado fora do site oficial da Microsoft e/ou está com um pendrive corrompido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody vou explicar exatamente o que aconteceu. eu peguei o SSD do pc antigo e o HD e coloquei no pc novo. iniciei lol e tudo tranquilo. ai decidi formatar ele pelo próprio windows e a instalação travou na parte “reiniciando”

depois dai foi so dor de cabeça. reiniciei e travou novamente em “restaurando pc”. depois disso o SSD simplesmente reiniciava em looping e achei que não tinha mais windows. depois dai tirei o SSD coloquei no pc antigo e instalei o windows pelo pendrive. no pc antigo tudo tranquilo mas quando passava pro pc normal juntamente com HD dava tela azul. sem HD tela azul também. ontem consegui mexer tranquilamente sem o HD com o gabinete aberto joguei 1 partida inteira de lol sem tela azul. hoje coloquei o HD fechei o gabinete e tela azul dnv. agora sem o HD to tendo tela azul da mesma forma. não sei o que fazer mas detalhei exatamente os procedimentos realizados

19486B85-E1D8-41A6-9502-EABD39BE6EA9.jpeg

agora, Renato Luizz disse:

@MrNobody vou explicar exatamente o que aconteceu. eu peguei o SSD do pc antigo e o HD e coloquei no pc novo. iniciei lol e tudo tranquilo. ai decidi formatar ele pelo próprio windows e a instalação travou na parte “reiniciando”

depois dai foi so dor de cabeça. reiniciei e travou novamente em “restaurando pc”. depois disso o SSD simplesmente reiniciava em looping e achei que não tinha mais windows. depois dai tirei o SSD coloquei no pc antigo e instalei o windows pelo pendrive. no pc antigo tudo tranquilo mas quando passava pro pc normal juntamente com HD dava tela azul. sem HD tela azul também. ontem consegui mexer tranquilamente sem o HD com o gabinete aberto joguei 1 partida inteira de lol sem tela azul. hoje coloquei o HD fechei o gabinete e tela azul dnv. agora sem o HD to tendo tela azul da mesma forma. não sei o que fazer mas detalhei exatamente os procedimentos realizados

19486B85-E1D8-41A6-9502-EABD39BE6EA9.jpeg

reiniciar em looping quero dizer que o pc iniciava aparecia a logo da placa-mãe (gigabyte b660 ds3h) e reiniciava dnv fazendo isso constantemente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato LuizzInstalação do Windows deve ser feita no PC que vai ser usado, na maioria dos casos não dá problema, em outros casos pode dar problema. Isso pode ser uma possível causa. Existe um problema se você não está conseguindo instalar o Windows pelo seu PC atual e estar travando, o que não acontece no seu outro PC.

 

Dependendo do ponto de vista gabinete aberto e fechado poderia significar alta temperatura e temperatura alta desliga o PC. Já checou a temperatura do seu PC novo com o HWMonitor? As vezes é o cooler da Intel mal instalado e indo a 100ºC em segundos.

 

Já checou se há erros na memória com o memtest?

 

Já verificou a saúde do HD/SSD com o CrystalDiskMark ou HDTunes?

 

E quanto ao outro PC é DDR3 ou DDR4? Porque você poderia usar a memória do outro PC para testar, já que você sabe que funciona no outro PC. Ou poderia testar as suas memórias novas no PC antigo.

 

Suponho que a poderia excluir algum erro na GPU por você ter um outro PC e possivelmente estar usando ela no outro PC.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody obrigado pelas instruções. a temperatura do computador está ótima o processador não chega a 40 graus parado e mal chega a 53 jogando. a placa de vídeo também. eu uso as mesmas memórias DDR4 2666 nos dois gabinetes. (tiro do pc novo e coloco no antigo para realizar o processo) são da klistree algo assim.

não chequei os erros de memória nem do HD mas vou testar (da pra baixar rapidinho antes da tela azul). baixei um app da kingstom e deu que o SSD estava normal, não sei se isso ajuda…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Renato Luizz disse:

ai decidi formatar ele pelo próprio windows e a instalação travou na parte “reiniciando”

A melhor coisa vai ser você fazer uma instalação limpa do windows com o pendrive bootavel.

Assim como o @MrNobodyexplicou, faça a formatação no Pc que vai utilizar.   

Fazendo esse seu processo de "tira aqui, bota lá, tira de lá e volta pra cá" você acaba introduzindo muitos possíveis pontos de falha, então quando acontece um erro você não consegue saber onde foi o problema..  

Sua melhor opção é refazer a instalação do windows nesta máquina nova, pra ver se continua ou cessa as telas azuis.

-Outro ponto, faça a instalação do sistema apenas com o SSD conectado, depois você leva o HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss beleza obrigado. estou baixando windows 11 pelo site oficial da microssoft ja que minhas configurações e placa-mãe possui suporte. e porque estou cabreiro com esse windows que instalei, mesmo sendo do site oficial. Dúvida basica para formatar o SSD com windows novo e so reiniciar o pc e dar boot com o pendrive botável ne? porque quando formatei acredito q o SSD não tinha nada. Bom mais tarde volto para dizer o que deu.

torça por mim irmaos 😢

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato Luizz Sim, você reinicia ele dando boot no pendrive. quando chegar na tela de selecionar a partição onde vai instalar o sistema, você formata e exclui as partições que tiver lá.   Vai ficar uma só sem estar alocado. Então você cria uma nova partição e da ok usando total da não alocada.   Já vai criar a partição e as menores de backup do windows.  Então só selecionar a maior e dar sequencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato Luizz Se tudo que você usa, usou no outro PC o mais provável é placa-mãe com problema.

 

Ou até poderia ser as memórias instáveis por serem de uma marca chinesa - e com pouco controle de qualidade. Poderia testar se só com um módulo de memória continua o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera tentei instalar o w11 no SSD e congelou a tela. tentei no HD e congelou a tela. troquei as ram de lugar e fiz downgrade na atualizaçao da BIOS pois eu estava com uma f6a e deixei uma F5. estou passando o w11 pro pendrive dnv e irei tentar novamente. ta ***** guys.

link da minha placa-mãe pra qm quiser ver: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B660-DS3H-AX-DDR4-rev-10#kf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Renato Luizz disse:

fiz downgrade na atualizaçao da BIOS pois eu estava com uma f6a e deixei uma F5.

 

26 minutos atrás, Renato Luizz disse:

Essa placa só tem as verões F4a e F3 de BIOS.  de onde achou essas f6a e f5? 

Veja aí pra não estar colocando BIOS de outra placa na sua... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato Luizz disse:

troquei as ram de lugar

 

Trocar a RAM de lugar significa também ter tentado só com um pente de RAM por vez?

 

E você está tentando usar uma porta USB diferente? Preferencialmente uma 2.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody liguei para um técnico ele disse exatamente a mesma coisa que você. irei tentar aqui com 2 ram na primeira versão da BIOS, se congelar irei baixar a nova versão da BIOS e tentar com uma de cada. amanhã irei levar ao técnico. não sendo minha rtxzinha ta tranquilo…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera eu vi que estava ativando a opção CSM desde que comprei o pc porque vi (no youtube seila) que processador sem vídeo teria que ativa-lo. experimentei sem o csm com um pente de ram e não travou ate escolher as partições do windows. (mas não pude instalar porque tava com HD e SSD como primário ). estou tirando o HD e atualizando a BIOS e irei tentar instalar o windows 11 com os 2 pentes de ram sem ativar o CSM para ver se da certo, ja que antes tava tranquilo (normalmente congela antes de escolher as partições para instalar windows). vou deixar baixando aqui e irei tomar banho. se eu voltar e não congelar pode comemorar que deu brasil

espero profundamente que seja a opção csm que esteja congelando meu setup

voltarei para atualizar.

Bom deu tudo certo consegui baixar o windows 11 mas quando fui no site da intel (que diz que tem driver disponivel) e baixei assim que reiniciei a tela congelou. também baixava esse driver nas outras vezes

acredito q possa ser um dos causadores do congelamento. estou formatando novamente ate agr sem travamentos e não irei baixar o driver e veremos o que da

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato Luizz Qual driver Intel é esse especificamente?  No geral você não precisaria atualizar a BIOS pra usar o 12400f.. mas anyway.  Normalmente instala-se só os driver de chipset da placa-mãe, alguma coisa ou outra a mais se for especificamente necessário... De repente o intel pode estar encaminhando um driver que não é necessário pra você.

 

As memórias está usando quais slots?  Para o dual channel na sua placa deve usar A2/B2[cinza claro]

15 horas atrás, Renato Luizz disse:

estou formatando novamente ate agr sem travamentos e não irei baixar o driver e veremos o que da

Só cuida pra não ficar formatando muitas vezes esse seu SSD, por mais que seja mais durável que um HD convencional ainda pode prejudicar por muitas formatações seguidas.

Baixe só os drivers que realmente seja necessário e vai testando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Renato Luizz Não sei porque CSM deveria estar ligado não com uma RTX - a não ser que você esteja tentando bootar com partições MBR no HD e SSD.


CSM é um modo de compatibilidade para hardwares mais antigos. Provavelmente a gente estaria falando sobre dar boot com hardwares mais antigos - e só suportam legacy - como as GT da Nvidia ou as HD da Radeon. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!