Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Hoje no PC da minha irmã percebi que a temperatura do processador estava em 80 graus foi quando notei que o cooler do processador estava parado, já reiniciei e nada, pergunta boba mas posso tentar tirar o cabo dele e colocar de novo? Por enquanto por motivo de trabalho ela esta usando o PC sem o cooler esta funcionando mas com o ventilador focado nele para da aquela esfriada e esta marcando 60 a 63 graus, o pc pode esta sendo usado por enquanto sem ou tem grande risco de danificar o processador??

Outra dúvida é saber se tem outra entrada para conectar o cooler fan na placa-mãe? 

Athlom 3000g

placa-mãe ASUS EX A320m gaming

CX 450w

Postado
8 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Hoje no PC da minha irmã percebi que a temperatura do processador estava em 80 graus foi quando notei que o cooler do processador estava parado, já reiniciei e nada, pergunta boba mas posso tentar tirar o cabo dele e colocar de novo? Por enquanto por motivo de trabalho ela esta usando o PC sem o cooler esta funcionando mas com o ventilador focado nele para da aquela esfriada e esta marcando 60 a 63 graus, o pc pode esta sendo usado por enquanto sem ou tem grande risco de danificar o processador??

Outra dúvida é saber se tem outra entrada para conectar o cooler fan na placa-mãe? 

Athlom 3000g

placa-mãe ASUS EX A320m gaming

CX 450w

Ter tem mas não sei se é muito bom usar, se quiser usa

IMG_20220506_224226.jpg

• Curtir 1
Postado
45 minutos atrás, Felipe61 disse:

Ter tem mas não sei se é muito bom usar, se quiser usa

IMG_20220506_224226.jpg

pra mim tinha outras conexões para esse cooler fan mas não sei, vou fazer uns testes, só queria saber se tinha um risco muito grande usar por uns dias sem o fan cooler do processador só na base do ventilador focado nele, vou fazer uns testes aqui.

Temperatura atual dele

20220506-232018.jpg

Postado

@C.R.E.A.M. Não é ideal ficar usando sem cooler.

Se o uso é básico, nada que exija muito, o processador vai manter essa faixa de temperatura já que a dissipação está de forma passiva.

A placa-mãe tem sempre um conector adequado para cooler do processador que é o CPU_FAN.

Os conectores SYS_FAN ou CHA_FAN, quando presentes, é para conectar fan do gabinete.

Uma boa opção ai é trocar o coolerbox por um aircooler.

• Obrigado 1
Postado
16 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. Não é ideal ficar usando sem cooler.

Se o uso é básico, nada que exija muito, o processador vai manter essa faixa de temperatura já que a dissipação está de forma passiva.

A placa-mãe tem sempre um conector adequado para cooler do processador que é o CPU_FAN.

Os conectores SYS_FAN ou CHA_FAN, quando presentes, é para conectar fan do gabinete.

Uma boa opção ai é trocar o coolerbox por um aircooler.

5 minutos atrás, enricomathers disse:

Melhor solução pra você é substituir por um air cooler, recomendo o Gammaxx 400 v2

Vou providência um dos dois na próxima semana só espero que não dê problema usar sem apenas esse fim de semana. 

Uma dúvida qual a diferença entre cooler box e um air cooler? 

• Curtir 1
Postado

@C.R.E.A.M. Geralmente AirCooler é para ser melhor do que o coolerbox.

Eu nunca usei AirCooler, só passei recomendação dos que já vi falar aqui no fórum, e em sua maioria a minha recomendação é pegar um que tenha CFM alto, para ter uma melhor refrigeração, então aqui nesse ponto ele já seria melhor que o cooler box.

• Obrigado 1
Postado
10 horas atrás, C.R.E.A.M. disse:

Uma dúvida qual a diferença entre cooler box e um air cooler? 

Ambos são Air Coolers.

Cooler Box só é o cooler original que acompanha o processador, eles não são os melhores coolers do mundo, porém cumprem sua função e permitem que o computador seja utilizado em uma temperatura que a empresa acredita ser ideal para o processador.

• 2 meses depois...
Postado

@Elder Nauvirth Só hoje vou poder comprar um cooler para o processador, já que não estávamos usando esse PC durante esse tempo, mas me surgiu uma dúvida, tem chances de ter queimado o conector da placa-mãe? tipo em vez do problema ser o cooler ser o conector da placa-mãe?

Só te mencionei porque a galerinha que me ajudo aqui não faz o login a bastante tempo.

• Curtir 1
Postado

@C.R.E.A.M. É bem difícil, mas se deu problema em questão do conetor, teria queimado algo no setor que vai para ele.

Você conseguiria testar apenas Positivo e Negativo para saber se funciona, isso usando um multimetro.

Mas é uma boa opção testar colocando um fan diretamente, pode ser qualquer um, só para ver se liga mesmo.

• Obrigado 1
Postado
13 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. É bem difícil, mas se deu problema em questão do conetor, teria queimado algo no setor que vai para ele.

Você conseguiria testar apenas Positivo e Negativo para saber se funciona, isso usando um multimetro.

Mas é uma boa opção testar colocando um fan diretamente, pode ser qualquer um, só para ver se liga mesmo.

o fan que você citou é aqueles que tem no gabinete né? os cooler fan? nesse gabinete tem 1 desses, e outros detalhes que esqueci de mencionar é que se não me engano eu testei o cooler do processador em outro conector onde o Felipe acima tinha me recomendado para testar e não tinha funcionado, e essa placa-mãe ela esta com problema acho que na solda, sei lá o que é, só sei que o pc só liga quando eu esquento usando um secador na placa-mãe, mas fora isso segue tudo normal, não desliga e nem reinicia sozinho.

Postado

@C.R.E.A.M. Sim, qualquer cooler pode ser ligado, desde que o conector seja compatível.

Pode ser cooler com conector de 4 ou 3 pinos, que encaixe ali no conector do CPU_FAN.

Já vi falar de problema assim em pc, que só liga depois de esquentar, mas não vi como resolver isso, porém, tudo funcionando sem problemas, até que dá para ir deixando pra lá esse fator de precisar esquentar pra ligar.

• Obrigado 1
Postado
6 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@C.R.E.A.M. Sim, qualquer cooler pode ser ligado, desde que o conector seja compatível.

Pode ser cooler com conector de 4 ou 3 pinos, que encaixe ali no conector do CPU_FAN.

Já vi falar de problema assim em pc, que só liga depois de esquentar, mas não vi como resolver isso, porém, tudo funcionando sem problemas, até que dá para ir deixando pra lá esse fator de precisar esquentar pra ligar.

Vou fazer esse teste usando o cooler fan do gabinete nesse conector caso seja compatível e depois informo o que deu, é que meu medo é eu comprar o cooler do processador e na hora o problema for na placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

@C.R.E.A.M. É uma boa opção a ideia do teste que citei, melhor do que testar só com multimetro.

Se o cooler do gabinete estiver ligado em mais algum lugar, tira.

Por exemplo, os fans de gabinete normalmente vem com um conector Molex para ligar direto na fonte, então desliga esse conector e depois coloca o correto no lugar do CPU_FAN.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!