Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador com sqm, Netduma r2 é boa opção?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Roteador em si, mesmo com QoS não faz milagre.

  • Qual o tamanho do link?
  • Ele possui boas rotas?
  • O problema ocorre somente quando tem uso concorrente?

O netduma R2 pelo review tem boa performance e traz uma vantagem por causa do DumaOS, mas se pegar roteadores Tp-Link com Openwrt provavelmente não teria grande diferença de performance. Só o visual e uma interface mais fácil de ser utilizada.

 

Olhando as specs, o netduma R2 é praticamente um Mi Router 3G com outro OS, mesmo processador, flash e RAM. O chatinho do MiR3G é a performance wireless menor usando o OpenWRT.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pior que não usei nenhum desses "comerciais", apenas as soluções com firmware alternativo.

 

16 minutos atrás, Fernando iniciante disse:

E fq codel ou cake, acho que um tipo de protocolo, qual é a diferença?

 

Em resumo é como são feitos os processamentos de fila, acho que o Cake é mais leve. Mas no Openwrt tem ambos, é que como os processadores tem alguns aceleradores de NAT etc, alguns podem usar o recurso e fila outro não, fica somente na CPU o que torna necessário ter mais memória e CPU quando o link cresce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Em 15/05/2022 às 19:46, Fernando iniciante disse:

Boa noite

Estou a procura de um roteador focado para jogos,conexão via cabo

Com um bom qos

Já tive o edge router er x mas minha experiência com ele não foi boa

O q me dizem do netduma r2? Tem SQM?

O PROBLEMA  É Q TEREI QUE IMPORTAR

Fernando,

Já resolveu seu problema com o EdgeRouter X?

 

Entre o Netduma R2 e o EdgeRouter,  prefiro o EdgeRouter. 

Se você configurar o QoS usando smart queue e limitando sua banda WAN para no máximo 100-150mb vai resolver o bufferbloat de quem precisa de latência baixa em sua rede.

 

O hardware dele em comparação ao Netduma R2 é basicamente o mesmo, usam SOC MediaTek MT7621, o EdgeRouter sei que tem 256mb ram já o Netduma R2 é difícil encontrar essa informação verificada, o fabricante não informa. Vale lembrar que o Netduma R2 tem Wi-Fi e se você usá-lo terá que limitar sua banda WAN bem mais que o edgerouter porque o Wi-Fi consome um bocado de recursos do hardware. 

 

Caso ainda não tenha resolvido o problema, atualize o firmware do seu EdgeRouter e use a configuração que informei acima. 

 

A única vantagem do Netduma é a limitação geográfica,  para alguns jogos vale a pena, mas nada que você não possa fazer criando algumas regras no firewall do EdgeRouter. 

 

Abração e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!