Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor opção para armazenamento de longo prazo


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, tudo bem?

 

Estou com a seguinte dúvida: No momento tenho 3 SSDs (2 m2 e 1 sata) e 2 HDDs - também tenho 2 externos.

 

Qual é a opção mais segura para armazenar dados tipo documentos e fotos? Segura no sentido de ter menos chance de perder por qualquer motivo (falha, etc.)

 

No momento eu tenho meu principal SSD particionado para OS e o restante mantenho os dados que mais acesso.

 

Mas tenho muitos dados importantes, que não posso perder. Por isso pergunto, qual deles devo manter meus dados, tendo em vista a baixa frequência de acessos?

 

Obrigado, espero que tenha conseguido ser claro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se me permite opinar o óbvio, dados muito importantes pra guardar por muito tempo eu recomendo a nuvem pois qualquer midia física tem vida útil.

16 minutos atrás, marcelowcr disse:

menos chance de perder por qualquer motivo (falha, etc.)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, marcelowcr disse:

Qual é a opção mais segura para armazenar dados tipo documentos e fotos? Segura no sentido de ter menos chance de perder por qualquer motivo (falha, etc.)

 

 

PRa usar com esses dispositivos atuais, algum tipo de arranjo raid-1, que nada mais é q o espelhamento ou paridade..

 

é um recurso q você tem em praticamente todas as placas mae e basicamente consiste em usar 2 hds, ssds ou algo do tipo com mesmo tamanho para q um seja a copia do outro.. assim, se você tiver por exemplo 2 hds de 1tb em raid-1, terá o espaco final de 1tb, porém caso um desses hds dê problemas, você tem a copia exata de tudo no outro, podendo assim providenciar a troca e a manutencao dos dados intactos

 

cada caso é um caso.. mas basicamente é isso

31 minutos atrás, marcelowcr disse:

Mas tenho muitos dados importantes, que não posso perder. Por isso pergunto, qual deles devo manter meus dados, tendo em vista a baixa frequência de acessos?

 

 

bem, tanto ssds como discos rígidos sao passiveis de falhas.. pra salvar dados em segurança, você precisa pelo menos ter o backup dessas coisas em 2 dispositivos, já prevendo q um deles possa apresentar defeito 

 

logo, para qualquer backup você precisaria em tese de guardar em 2 lugares distintos, pelo menos.. é a velha maxima.. quem tem 2 copias, na verdade tem 1.. e quem tem uma apenas, na pratica tem nenhuma

 

ainda assim, talvez nesse aspecto eu guardasse em SSDs o q fosse de mais importante e sensivel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Companheiro! 

Se me permite a palavra, nem SSD nem HD 

 

Backup a longo prazo e com segurança dos dados é em Nuvem - 

Unidades de armazenamento possui vida Útil e por experiência eu digo que não se pode confiar em um SSD pra guardar dados importantes e nem em HD por motivos óbvios .

Apesar de ser bem raro, um SSD pode simplesmente da noite pro dia corromper o FIRMWARE.

Já aconteceu comigo e já peguei relatos com outros companheiros. 

Já o HD eu nem preciso mencionar que é extremamente frágil e qualquer queda ou mal manuseio proporciona perde no disco. 

 

Atualmente guardo tudo em Nuvem, recomendo muito. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês são demais, obrigado a rapidez em todas às respostas.

 

Muito ignorante da minha parte, vocês tem toda a razão, e já estou pesquisando isso.

 

Recomendam algum sistema para backup na nuvem? Melhor custo-benefício, ou algum software que faça os backups automaticamente pra mim?

 

Em relação ao backup do windows, não sei se fazem também.

 

Obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o velho método do "3-2-1". Pelo menos 3 cópias, em pelo menos 2 tecnologias de mídias diferentes, e pelo menos 1 cópia externa (em local físico separado de onde o computador se localiza). Eu tenho diversos hds externos que uso para backup, e além disso eu tenho armazenamento pago do Google Drive para algumas coisas mais importantes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!