Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Estou com a seguinte dúvida: No momento tenho 3 SSDs (2 m2 e 1 sata) e 2 HDDs - também tenho 2 externos.

Qual é a opção mais segura para armazenar dados tipo documentos e fotos? Segura no sentido de ter menos chance de perder por qualquer motivo (falha, etc.)

No momento eu tenho meu principal SSD particionado para OS e o restante mantenho os dados que mais acesso.

Mas tenho muitos dados importantes, que não posso perder. Por isso pergunto, qual deles devo manter meus dados, tendo em vista a baixa frequência de acessos?

Obrigado, espero que tenha conseguido ser claro!

• Membro VIP
Postado

Se me permite opinar o óbvio, dados muito importantes pra guardar por muito tempo eu recomendo a nuvem pois qualquer midia física tem vida útil.

16 minutos atrás, marcelowcr disse:

menos chance de perder por qualquer motivo (falha, etc.)

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, marcelowcr disse:

Qual é a opção mais segura para armazenar dados tipo documentos e fotos? Segura no sentido de ter menos chance de perder por qualquer motivo (falha, etc.)

PRa usar com esses dispositivos atuais, algum tipo de arranjo raid-1, que nada mais é q o espelhamento ou paridade..

é um recurso q você tem em praticamente todas as placas mae e basicamente consiste em usar 2 hds, ssds ou algo do tipo com mesmo tamanho para q um seja a copia do outro.. assim, se você tiver por exemplo 2 hds de 1tb em raid-1, terá o espaco final de 1tb, porém caso um desses hds dê problemas, você tem a copia exata de tudo no outro, podendo assim providenciar a troca e a manutencao dos dados intactos

cada caso é um caso.. mas basicamente é isso

31 minutos atrás, marcelowcr disse:

Mas tenho muitos dados importantes, que não posso perder. Por isso pergunto, qual deles devo manter meus dados, tendo em vista a baixa frequência de acessos?

bem, tanto ssds como discos rígidos sao passiveis de falhas.. pra salvar dados em segurança, você precisa pelo menos ter o backup dessas coisas em 2 dispositivos, já prevendo q um deles possa apresentar defeito 

logo, para qualquer backup você precisaria em tese de guardar em 2 lugares distintos, pelo menos.. é a velha maxima.. quem tem 2 copias, na verdade tem 1.. e quem tem uma apenas, na pratica tem nenhuma

ainda assim, talvez nesse aspecto eu guardasse em SSDs o q fosse de mais importante e sensivel

• Curtir 1
Postado

Boa tarde Companheiro! 

Se me permite a palavra, nem SSD nem HD 

Backup a longo prazo e com segurança dos dados é em Nuvem - 

Unidades de armazenamento possui vida Útil e por experiência eu digo que não se pode confiar em um SSD pra guardar dados importantes e nem em HD por motivos óbvios .

Apesar de ser bem raro, um SSD pode simplesmente da noite pro dia corromper o FIRMWARE.

Já aconteceu comigo e já peguei relatos com outros companheiros. 

Já o HD eu nem preciso mencionar que é extremamente frágil e qualquer queda ou mal manuseio proporciona perde no disco. 

Atualmente guardo tudo em Nuvem, recomendo muito. 

• Curtir 1
Postado

Pessoal, vocês são demais, obrigado a rapidez em todas às respostas.

Muito ignorante da minha parte, vocês tem toda a razão, e já estou pesquisando isso.

Recomendam algum sistema para backup na nuvem? Melhor custo-benefício, ou algum software que faça os backups automaticamente pra mim?

Em relação ao backup do windows, não sei se fazem também.

Obrigado pessoal!

Postado

Use o velho método do "3-2-1". Pelo menos 3 cópias, em pelo menos 2 tecnologias de mídias diferentes, e pelo menos 1 cópia externa (em local físico separado de onde o computador se localiza). Eu tenho diversos hds externos que uso para backup, e além disso eu tenho armazenamento pago do Google Drive para algumas coisas mais importantes.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!