Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Comprei um PC na pichau (https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-ra-amd-Ryzen-5-5600x-Radeon-rx-6600-8gb-8gb-DDR4-SSD-240gb), e as peças vieram para montar em casa.

Efetuei toda a montagem, mas na hora de ligar o computador, o computador não dá vídeo e nenhum periférico funciona. As únicas coisas que funcionam são os leds e o cooler do processador. Já verifiquei as conexões da placa-mãe e aparentemente está tudo OK.

Alguém sabe o que pode ser?

Desde já obrigado.

• Moderador
Postado

@David Lopes Leles Você tem alguma experiência com montagem de computadores? ou esse foi o primeiro que montou ?

Verificou todos os cabos se estão bem encaixados ? 

Recomendo tentar ligar a placa-mãe com um clips (sem o cabo do gabinete). Alguns gabinetes vem com defeito no botão. 

Sem foto fica difícil ter alguma ideia, mas montou os parafusos de suporte da placa-mãe corretamente ? caso tenha feito a montagem de forma incorreta pode haver um curto que está impedindo o sistema de ligar.

Pode até mesmo ser problema com a fonte de alimentação.

Enfim, podem ser N coisas. Poste algumas fotos e dê mais detalhes de como montou pra gente poder ajudar...

Postado

@Simuroc, primeiramente obrigado por responder.

Eu tenho alguma pouca experiência com montagem sim. 

Eu fiz todo o processo padrão:

Coloquei o processador na placa (passando pasta termica)

Coloquei a placa no gabinete 

Coloquei o espelho traseiro

Coloquei a memória RAM (2x8gb)

Coloquei o SSD e o HD no compartimento do gabinete

Coloquei a fonte 500w

Liguei o cabo da fonte à placa-mãe (24 pinos) --> detalhe que foi difícil encaixar esse cabo, precisou de um pouco de força.

Liguei o cabo da fonte ao processador

Liguei os outros cabos (SATA) do HD, SSD

Inseri a placa de vídeo no PCI Express

Liguei o cabo da fonte à placa de vídeo

O que eu acho estranho:

Como o cooler do processador está girando, quer dizer que a placa-mãe está enérgizada? E se sim, por que os periféricos e a placa de vídeo não dão  vida?

Anexei algumas imagens. 

Desde já obrigado.

20220524_223632.jpg

20220524_223743.jpg

20220524_224908.jpg

20220524_224920.jpg

20220524_223715.jpg

• Moderador
Postado

@David Lopes Leles Ia perguntar se você ligou o monitor a placa de vídeo, mas pelas fotos parece que sim, então esse não é o problema.

A fonte é razoável, então acho que pode não ser ela (Já que está mandando energia). Mas claro, ainda pode ser ela eventualmente.

A placa-mãe já funciona nativamente a familia dos Ryzen 5000, então acho que não seria problema de atualização de BIOS.

A placa-mãe não parece torta, então deve ter sido bem encaixada.

Você testou as memórias individualmente em cada slot ? 

O cooler do processador roda quando você aperta o botão do gabinete ? Se sim, o botão não está com defeito.

Tentou ligar ele sem a placa de vídeo ? (Não vai dar vídeo, mas dá pra ver se os periféricos vão se energizar).

Postado

Então, o cooler do processador funciona quando eu ligo. 

Quando eu chegar em casa vou testar sem a placa de vídeo. 

Eu achei que era a placa sem energia, mas o cooler é conectado na placa-mãe e ele está funcionando. 

Pode ser processador mal encaixado? 

Postado

Medi a tensão dos cabos da fonte e está tudo OK. Somente o cabo da placa-mãe que só atingiu a tensão de 5v (o que achei estranho, pois esperava chegar a 12v).

Vou mandar para alguma assistência e pagar pelo concerto.... fazer o que né. Mas obrigado pelo apoio.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!