Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de FPS cíclica em Fortnite e PUBG com RTX 3070 + AMD Ryzen 7 5800X


Ir à solução Resolvido por Alexandre Remor,

Posts recomendados

Descrição do problema:

 

Estou com PC novo, teoricamente high end, mas injogável quando vou jogar Fortnite ou PUBG. O erro se repete nos dois jogos.

O erro é o seguinte e vou descrever ele melhor no Fortnite:

- Enquanto estou jogando, uns 2min depois de iniciar, começo a ter quedas cíclicas de FPS. Meu FPS fica ~140 e cai para 5-20 durante alguns poucos segundos, em um padrão cíclico, sempre com a mesma frequência

Nessa queda de FPS o jogo fica travadasso por alguns poucos segundos

- Prints abaixo mostram as curvas de GPU e CPU pela XBOX game Bar e abaixo desde a inicialização do programa até alguns minutos de jogo, no MSI afterburner

 

image.png.7cf2fad1d8438fa4f907a2ea4890a4f0.pngimage.png.af25b5e9bbaaae09dbe487a1fe31026f.png

image.png.b1d395a44040c43367771a0f621b1fe2.png

 

 

Os mesmos problemas não acontecem em outros jogos. Já testei no CS:GO com gráficos no máximo e Portal

 

De tentativas, já tentei desabilitar o pacote de gráficos do Fortnite; tentei mudar as especificações gráficas (no máximo, no mínimo, ativa aquilo, desativa outro). A única mudança que deu é que no mínimo o FPS máximo chega a 300+, mas o FPS continua caindo pro mínimo de 10-20

Já atualizei o Windows pro 11 (só não o ativei ainda), baixei todos os drivers novos da Nvidia, do processador... nada mudou.

 

Alguém tem alguma luz de como resolver esse problema?

 

Minhas especificações:

Processador AMD Ryzen 7 5800X

GPU Galax GeForce RTX 3070 8GB

RAM 16GB DDR4

(2 x memória Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB (1x8) DDR4 3000Mhz Vermelha, TLPRD48G3000HC16C01)

Memória

(C :, onde está instalado o windows) SSD Adata XPG SX6000 Lite 512GB M.2 2280 NVMe

(D :) SSD PICHAU GAMING 256GB 2.5" SATA 6GB/S, PG256X

- Placa-mãe ASRock B450M Steel Legend DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B450

Fonte Gamer AZZA 650W 80 PLUS Bronze PFC ATIVO, PSAZ-650W

Water Cooler Pichau Gaming Aqua X100 RGB, PG-AQX100-RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alexandre Remor disse:

Descrição do problema:

 

Estou com PC novo, teoricamente high end, mas injogável quando vou jogar Fortnite ou PUBG. O erro se repete nos dois jogos.

O erro é o seguinte e vou descrever ele melhor no Fortnite:

- Enquanto estou jogando, uns 2min depois de iniciar, começo a ter quedas cíclicas de FPS. Meu FPS fica ~140 e cai para 5-20 durante alguns poucos segundos, em um padrão cíclico, sempre com a mesma frequência

Nessa queda de FPS o jogo fica travadasso por alguns poucos segundos

- Prints abaixo mostram as curvas de GPU e CPU pela XBOX game Bar e abaixo desde a inicialização do programa até alguns minutos de jogo, no MSI afterburner

 

image.png.7cf2fad1d8438fa4f907a2ea4890a4f0.pngimage.png.af25b5e9bbaaae09dbe487a1fe31026f.png

image.png.b1d395a44040c43367771a0f621b1fe2.png

 

 

Os mesmos problemas não acontecem em outros jogos. Já testei no CS:GO com gráficos no máximo e Portal

 

De tentativas, já tentei desabilitar o pacote de gráficos do Fortnite; tentei mudar as especificações gráficas (no máximo, no mínimo, ativa aquilo, desativa outro). A única mudança que deu é que no mínimo o FPS máximo chega a 300+, mas o FPS continua caindo pro mínimo de 10-20

Já atualizei o Windows pro 11 (só não o ativei ainda), baixei todos os drivers novos da Nvidia, do processador... nada mudou.

 

Alguém tem alguma luz de como resolver esse problema?

 

Minhas especificações:

Processador AMD Ryzen 7 5800X

GPU Galax GeForce RTX 3070 8GB

RAM 16GB DDR4

(2 x memória Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB (1x8) DDR4 3000Mhz Vermelha, TLPRD48G3000HC16C01)

Memória

(C :, onde está instalado o windows) SSD Adata XPG SX6000 Lite 512GB M.2 2280 NVMe

(D :) SSD PICHAU GAMING 256GB 2.5" SATA 6GB/S, PG256X

- Placa-mãe ASRock B450M Steel Legend DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B450

Fonte Gamer AZZA 650W 80 PLUS Bronze PFC ATIVO, PSAZ-650W

Water Cooler Pichau Gaming Aqua X100 RGB, PG-AQX100-RGB

 

Quais as temperaturas que o seu CPU e a sua GPU atingem quando dá estas quebras bruscas de FPS? Talvez esteja ocorrendo o thermal throttling, fenômeno no qual o processador e/ou a placa de vídeo do PC "capam" desempenho para evitar um superaquecimento maior e danos irreversíveis aos componentes. Quanto maior a porcentagem de throttling, mais desempenho o processador e/ou a GPU tiveram que "capar" para evitar o pior.

 

No caso desse Ryzen, por segurança, o recomendável seria a temperatura não passar dos 65-70°C em estresse máximo e, na RTX 3070, não passar de 75°C em estresse, já que as temperaturas máximas suportadas pelo Ryzen e pela RTX são de 90 e 93°C, respectivamente.

 

Para ver as temperaturas atingidas por CPU e GPU em stress, faça um teste de stress usando o AIDA64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pessoal, muito obrigado pelas respostas rápidas

 

Rodei aqui um stress test com o AIDA64

 

 

Apesar de ele mostrar a GPU chegando a 80ºC, a CPU tem temperaturas menores no geral. image.thumb.png.c10f02aa4b15b338790ca77bf08b1e7e.png

 

Olhando o print do MSI afterburner no post anterior, durante o jogo a temperatura da GPU não costuma passar dos 59ºC, e oscila de acordo com o FPS - a temperatura cai quando o uso de GPU cai e o FPS junto.

image.png.8d6f86b9f609617a2f5bf3a20bf318f1.png

 

Além de tudo, os problemas ocorrem em Fortnite sempre desde o início do jogo e não ocorrem em jogos como CS:GO por exemplo. Não seria esperado que ocorresse nos dois se fosse um problema de temperatura??

 

Fico no aguardo! Valeu pela ajuda até agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alexandre Remor disse:

Opa pessoal, muito obrigado pelas respostas rápidas

 

Rodei aqui um stress test com o AIDA64

 

 

Apesar de ele mostrar a GPU chegando a 80ºC, a CPU tem temperaturas menores no geral. image.thumb.png.c10f02aa4b15b338790ca77bf08b1e7e.png

 

Olhando o print do MSI afterburner no post anterior, durante o jogo a temperatura da GPU não costuma passar dos 59ºC, e oscila de acordo com o FPS - a temperatura cai quando o uso de GPU cai e o FPS junto.

image.png.8d6f86b9f609617a2f5bf3a20bf318f1.png

 

Além de tudo, os problemas ocorrem em Fortnite sempre desde o início do jogo e não ocorrem em jogos como CS:GO por exemplo. Não seria esperado que ocorresse nos dois se fosse um problema de temperatura??

 

Fico no aguardo! Valeu pela ajuda até agora

 

Não houve throttling, o que é um bom sinal. Pode ser então o software da placa de vídeo mesmo, que está dando algum problema. Apesar que acho isso pouco provável, tendo em vista que uso uma placa NVIDIA também e isso não me afeta negativamente em relação ao software. Pode ser o driver mais recente que causou o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
9 horas atrás, Alexandre Remor disse:

Nada disso resolveu, infelizmente 😞

Parece que com a última atualização de Fortnite o FPS tá caindo ainda mais

Sem esperanças no momento. Se alguém mais tiver uma luz, sou todo ouvidos!

Pode ser um problema na fonte AZZA , em outro forum  o usuário relata baixo desempenho , invista em fonte com cerificado 80plus gold , tem a OCPC GD650M , Sharkoon WPM Gold Zero 650W , Raidmax Cobra 600W 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Conseguiu resolver o problema?
Estou passando pela mesma situação. 
PUBG aqui roda na casa dos 200fps LISO, dependendo do local chega a 300fps.
Só que se eu cair em hotdrop ou ficar em cima de uma montanha vendo uma cidade inteira, cai pra 70fps e a tela fica lenta e travando, injogável.
CPU e GPU não passam de 60º.

CPU: Ryzen 5 5600
GPU: 3070 Rog Strix
FONTE: 850w 80plus Gold SuperFlower
RAM: 2X8GB XPG D60 3400mhz

Já testei diferentes resoluções, very low e ultra. Não muda nada, mesma coisa.
Eu tinha um 3600X, acabei trocando pelo 5600 achando que poderia ser o processador, não resolveu.
Já tô achando que 6/12 não ta dando conta já tô até pensando no 8/16 (5800X3D) porque não sei mais o que fazer.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Infelizmente, nenhuma melhora ainda.

Acionei o suporte da Epic Games/Fortnite também, fiz todas as alterações que me sugeriram, mas nenhuma melhora.

Testei outro jogo recentemente, offline, Mount & Blade II: Bannerlord. Infelizmente o mesmo problema de engargalar acontece

 

A única coisa que ainda não fiz foi trocar a fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Solução

[RESOLVIDO]

Atualizando para outros com o mesmo problema:

- Com outros jogos mais pesados, não só Fortnite/PUBG, o problema persistiu e ficou impossível jogar qualquer coisa que não fosse independente de placa de vídeo

- Fui obrigado a acionar a garantia. Para minha surpresa, o que foi trocado foi a placa-mãe. A nova é uma ASUS TUF Gaming B550M-Plus

 

Ainda estou testando com outros jogos, mas Fortnite já não tem absolutamente mais nenhum engargalamento, então estou bastante confiante que resolveu o problema

Valeu pela ajuda, pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!