Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de um guia para montar um circuito com um mini painel solar


Nickiu

Posts recomendados

Fala ai gente, não sou muito proficiente com eletrônica mas preciso fazer um projeto que envolve o uso de um painel solar que recarregaria uma bateria ou pilha recarregavel q daria energia a uma mini bombinha de limpador de vidro de carro. Eu gostaria de saber o quão viavel é aplicar isso e como eu poderia fazer exatamente.

Está é a bombinha: https://www.magazineluiza.com.br/bomba-reservatorio-de-agua-para-parabrisa-12v-1-saida-universal-yonic/p/7694629/au/bmaa/

 

e vou incluir o painel e as especificações em anexo

 

Agradeço qualquer ajuda.

WhatsApp Image 2022-05-30 at 15.29.54.jpeg

WhatsApp Image 2022-05-30 at 15.29.55.jpeg

WhatsApp Image 2022-05-30 at 15.29.56.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov fazer um mini barco, como não vou conseguir usar a bombinha acho q terei q usar um motor que vai girar uma helice entao

@Ricardov https://www.casadarobotica.com/robotica/atuadores/outros/mini-bomba-de-agua-submersivel-dc-2-5v-a-6v-120l-h

tem essa bombinha também, você acha q funcionaria?

e também como eu conseguiria puxar a energia do painel solar com aquele tipo de cabo para pilhas/bateria? você saberia me informar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aquela bombinha tem potencial pra funcionar.

Me permita uma observação... carregar a bat com o sol e depois ligar na bat não dá a impressão direta que o sol está fazendo o sistema funcionar. Afinal você pode carregar a bat com um carregador p.ex. Pra o efeito psicológico ficar melhor, é legal você conectar direto o motor ao painel. Só vai funcionar de dia mas aí sim vamos ver a conversão do sol em eletricidade, esta em energia mecânica com o movimento do barco.

Melhor do que ficar esperando a bat carregar por 1 hora e ver o barco andar por 2 minutos.😁

 

Mas pra não te frustrar e te deixar na mão, caso queira mesmo ver ou demonstrar a energia solar acumulada, um experimento curioso à parte seria você carregar um ou + capacitor duns 4700uF/10 ou+V com o painel e depois na sombra ou no escuro ligar um led de altíssimo brilho [+resistor de uns 2k2...4k7] nele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nickiu essa bombinha de 2,5 a 6 volts penso que funciona. Para o cabo tem que conseguir o conector fêmea, leve a uma loja de eletrônica para achar o conector certo. Como consta no desenho no mõdulo solar o pino interno do conector é o positivo e o externo o negativo.

Ligue o motor direto na placa com sol forte, deve funcionar. Como a colega @if disse usar uma bateria adiciona complicações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov não, só posso usar esse. É pra ser um barquinho movido a luz solar desse painel. Estava pesando em usar uma bombinha para ser a propulsão e desmontar um carrinho de controle remoto e usar a placa e o controle para controlar a bombinha e o motor de direção q vem no carrinho para ser o leme

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Neste caso você pode usar este sim mas tenha em mente que não vai carregar rapidão sua bateria. Se tiver pressa a dica que dou é hackear o sistema com um carregador por fora. Acho que o google e youtube devem te ajudar mais na questão das montagens. Pesquise vários videos e compartilhe conosco aquele que acha que consegue fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if eu não preciso que a bateria carregue rapidao assim, posso já começar a prova de teste com ela carregada, só que durante só posso carregar ela com o painel, então tudo bem. A minha maior dúvida é como eu faria o circuito, colocando esse painel pra carregar a bateria/pilhas enquanto essas pilhas mandam energia pra bombinha, a placa de sinal e o servor pra mover o leme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Minha contribuição simplinha :

 

Como esse painel especifica Vpmax = 5.6V voce pode ligar diretamente no modulo carregador TP4056 da imagem abaixo, para carregar uma bateria  de litio de 3.7V  e/ou alimentar essa bomba de tensão variável.

 

- os dois fios que saem do plug fêmea citado pelo Sr. @Ricardov voe liga nos pontos " entrada +/- " da placa .

 

-as duas saidas B + e B -    vão para o soquete com a bateria  ( eventualmente com carga prévia como citado pela Sra. @.if

 

-os pontos da placa marcados como 'saida + e saida - " voce conecta na bomba dágua.

 

Funcionamento será aceitável, quando não houver  sol na placa o motor continua funcionando pela carga da bateria . 

Se voce deixar o aparelho no sol sem ligar o motor a bateria vai estar recebendo carga.

 

É algo semelhante a isso que voce precisa ?

 

 

tp4056.jpg

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então tá amigo. De novo o google dá uma baita mão pra nós...

sola2-768x540.jpeg

https://www.filipeflop.com/blog/aprenda-a-fazer-seu-carregador-solar-de-baterias/

 

Se não tiver intimidade com ferramentas, alicates, ferro de soldar e afins, faça um minitreinamento prático qualquer com sucatinhas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher incrível amigo, é quase isso que eu preciso, eu só na verdade precisaria que o funcionamento da bombinha seja controlado por uma placa de sinal de carrinho de controle remoto. Tanto o funcionamento da bombinha quanto de um servo que vem no carrinho também para controlar o leme. Eu conseguiria puxar mais de um par de fios para conectar e energizar isso tudo?

 

 

@.if  obrigado vou dar uma olhada nesse tutorial, parece que essa placa ajuda bastante no que eu quero fazer. Eu só precisava entender quais pilhas/baterias eu tenho que usar e como eu conector isso tudo na placa de um carrinho de controle remoto para controlar a ativação da bombinha e do servor. Eu estava pensando em usar 3 pilhas recarregáveis AA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 31/05/2022 às 21:22, Nickiu disse:

fazer um mini barco

 

Dica: estudar o modelismo de outrem.

 

Em 31/05/2022 às 21:22, Nickiu disse:

 

Aliás, pessoal, como é o nome do modelismo de embarcações?!

 

A "palavra mágica" para São Google...

 

Em 01/06/2022 às 15:20, Nickiu disse:

Eu só precisava entender quais pilhas/baterias eu tenho que usar, e como eu conecto isso tudo na placa de um carrinho de controle remoto, para controlar a ativação da bombinha e do servo.

 

Vai depender do carrinho.

 

Em 01/06/2022 às 15:20, Nickiu disse:

Eu estava pensando em usar 3 pilhas recarregáveis AA.

 

As plaquinhas com o circuito integrado TP4056, contendo ou não as proteções, são específicas para células LiOn 3,7V. Essas células existem em vários formatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!