Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC para NAS com PLEX


Posts recomendados

Estou configurando um computador para usar como NAS para casa, cuja principal função é para armazenar e assistir videos via PLEX/Emby/Jellyfin, mas também para as funções típicas de um NAS como armazenamento de backups, substituir Dropbox/One Drive/etc...

 

Até agora a configuração é:

 

Processador Intel Pentium Gold G7400 3.7GHz, 2-Cores, 4-Threads, LGA 1700

placa-mãe ASUS PRIME H610M-E D4, CHIPSET H610, INTEL LGA 1700, MATX, DDR4

MEMÓRIA DDR4 GEIL ORION, 16GB (2X8GB) 3200MHZ

M.2 ngff b-chave sata para sata 5 porta placa de expansão 6gbps placa de expansão jmb585 chipset suporte SSD e hdd

 

O processador foi escolhido por ter UHD Graphics 710 para fazer transcode, pois minha coleção de vídeos está principalmente no formato H265/HEVC, e por ter baixo consumo de energia (já que é um servidor pra ficar sempre ligado).

 

placa-mãe escolhida por ter dois M.2 permitindo usar uma para um SSD NVMe, e a outra para colocar a placa de expansão de portas SATA. (O PCI-e pode ficar livre para ser usado para colocar uma placa Ethernet 2.5Gbits no futuro.)

 

Ainda não defini a fonte, nem o gabinete, mas por enquanto pretendo usar um gabinete velho que tenho disponível e que caberia várias HDs de 3.5" (umas 8 ou 9 HDs), até achar uma opção melhor.

 

A ideia é colocar entre 6 a 8 HDs de 4TB. E usar TrueNAS como sistema operacional no SSD NVMe, para montar RAIDZ2 (ZFS com 2 discos de paridade).

 

Peço que deem suas sugestões e opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@isrnick talvez voce já tenha até montado o seu NAS mas...

 

Essa maquina que voce está pretendendo, na minha opinião, está otima!

 

Eu tambem tenho um NAS feito com TrueNAS e uso exatamente para Plex e arquivos em geral. Minha configuração é bem mais básica que a sua:

 

Tenho uma placa-mãe Intel mini-itx com processador Pentium G630 de 2.7GHz... 16GB RAM, 1 SSD para boot do TrueNAS e um HD de 2TB para armazenamento.

 

Cara... Essa minha configuração é fraquinha, mas roda tudo de boa... Então essa sua configuração se já não estiver rodando liso (por que a postagem é antiga) vai rodar liso fácil fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!